Para o final da madrugada de sexta na run das 18z do GFS melhorou um pouco, intensifica um pouco uma linha de instabilidade no litoral, num timing que seria perfeito, que poderia gerar mais convecção. Não deve dar para milagres, mas seria interessante de acompanhar no litoral norte. Talvez pudesse haver alguma surpresa, pelo menos em zonas mais interiores e frias do litoral norte aonde ainda conseguisse chegasse precipitação.
Para a outra semana, para já aguardo, não gosto de meter expectativas muito altas, para o tombo não ser muito grande
Eu não estaria tão confiante em cotas tão baixas. 350/500m acredito sim numas boas granizadas/saraivadas no pós frontal, agora neve é mais complicado a cota tão baixa...talvez acima dos 700/800 m..
A natureza marítima da entrada leva-me a ter muitas cautelas.. quanto ao frio da próxima semana, e embora ainda se mantenha, já foi um pouco atenuado como seria de esperar..mas vamos acompanhando a evolução a tendência para tempo frio continua lá..
Linda a previsão automática da AEMET para o concelho vizinho de Vilardevós! Cotas baixas e probabilidade de precipitação elevada... será que consigo chegar a casa??? Não tenho correntes comigo, só lá em Chaves e depois a verdade é que não as sei por!
De run para run a trajectória e cavamento da depressão do fim de semana vai variando. Mas um padrão vai emergindo pela persistência: o anticiclone não volta mais a localizar-se sobre a península ibérica. Atrevo-me a esperar que o Janeiro está salvo de ser um mês seco.
O título da imagem é "probabilidade de precipitação superior a 1 mm" para 3ª à noite. Estaremos em corrente de noroeste com o anticiclone no meio do Atlântico, a norte dos Açores, é normal.
Boas, olhandos às previsões pode ser que a cota desça até aos 400\500 m na madrugada\manhã de sexta, por isso estando eu a 500 m vamos lá ver se vejo pelo menos uns floquinhos.
É bom demais para ser verdade, diverge completamente do GFS que mantém o AA bem ancorado nos Açores e potente, enquanto que nesta do ECMWF ele esvazia-se como um balão para formar o novo núcleo a oeste da Irlanda. Por isso é que a depressão se avantaja dessa maneira para sul. Agora é que eu quero ver qual vai ter razão...