Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.
bem, a tendência será para o aumento da pressão a NE ... e como previsto pelos modelos teremos um longo período de frio..embora poucas possibilidades de precipitação
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
bem, a tendência será para o aumento da pressão a NE ... e como previsto pelos modelos teremos um longo período de frio..embora poucas possibilidades de precipitação

Olhe que não. Em termos de precipitação há boas possibilidades pelo menos até dia 21. Isto no Norte e centro, claro. Não sei vamos indo e vamos vendo. Mas estou com um feeling, que vamos ter boas e grandes surpresas. :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
O GFS tem carregado no vento para tarde de amanhã, como quase sempre, a zona mais afectada é uma pequena área no nosso litoral, vai estar puxado por estas bandas.

nx42rs.gif
 
Olhe que não. Em termos de precipitação há boas possibilidades pelo menos até dia 21. Isto no Norte e centro, claro. Não sei vamos indo e vamos vendo. Mas estou com um feeling, que vamos ter boas e grandes surpresas. :)


Concordo Fernando, a próxima semana poderá ter surpresas e neve a cotas abaixo dos 500 metros.... estou confiante!!!
 
  • Gosto
Reactions: Fernando Costa
Boas...

Do ponto de vista convectivo, a atenção vira-se para a actividade pós frontal esperada entre a noite de amanhã e a tarde de 6a, coloquei um nivel amarelo para partes do litoral norte e centro em especial por granizo e em menor grau trombas de agua.


Analise/Discussão

Uma forte perturbação em altura deverá descer até á Galiza/N de PT continental, com um forte maximo de vorticidade a cruzar a região entre a noite de amanhã e o dia de 6a.
Associada a esta perturbação, uma massa de ar polar com até -32ºC aos 500hpa e espessuras inferiores a 540Dam deverá avançar até ao centro do território continental.
Forte forçamento dinamico deverá estar presente, associado ao poderoso eixo de vorticidade nos niveis médios e altos, e em resposta uma perturbação de superficie deverá evoluir em sincronia com a perturbação em altura.

Á superficie, ar polar maritimo deverá mover-se sobre o oceano relativamente quente, e avançar sobre terra...a camada mais proxima á superficie nos primeiros 500m deverá conter energia suficiente para gerar fortes gradientes verticais, com gradientes quase superadiabaticos até aos 3-5km, que se reflectem em valores de LLCAPE até 100J/KG, MLCAPE até 500J/Kg e TT até 60ºC...estes valores de instabilidade concentrados numa espessura de troposfera muito reduzida indica condições favoraveis á ocorrencia de convecção expontanea de evolução rápida.

As condições dinamicas favoraveis, em conjunto com a forte instabilidade deverão garantir a génese de varias estruturas convectivas bastante activas, em especial nas areas proximas ao litoral norte e centro, onde a instabilidade é maxima.

O fluxo troposferico será unidireccional de NW, com shear até 15m/s entre a sfc e os 6km...este shear marginal deverá ser suficiente para garatir alguma organização conventiva, nomeadamnete em estruturas em arco, com risco de down/microbursts e granizo...há tambem condições favoraveis á ocorrencia de trombas de agua dado os fortes gradientes termicos nos niveis baixos.

Por estes motivos coloco um nivel amarelo...um nivel laranja está de momento posto de parte em especial por haver duvidas quanto ao potencial de ocorrencia de rajadas severas.

Qz7bDwT.png


É de referir que durante a madrugada de 6a, no interior norte e centro, deverão haver periodos de pouca nebulosidade e vento fraco de trajectoria continental proveniente do interior da Galiza, é assim esperado forte arrefecimento nocturno...qualquer mancha de precipitação que se mova sobre a região poderá gerar neve a cotas até 200-500m, cota que subirá rápidamente para os 800m durante o dia.
 
Última edição:
Boa noite.
Não sei porquê não consigo aceder aos modelos aqui no fórum.

Mesmo assim e pelo que pesquisei, poderemos ter um evento interessante na madrugada de Sexta, com boas acumulações acima dos 800 metros, mas não ficarei surpreendido se aparecerem relatos de queda de neve até aos 500 metros. O frio começa a entrar ao final da tarde e associado a um bom pós frontal, podemos ter boas acumulações mais aqui nas montanhas do Litoral. Agora é só aguardar pelo now casting!!!

Continuo surpreendido por este frio associado a precipitação se manter até meio da próxima semana, isto se os modelos não mudarem. Se assim for prevejo condições mais favoráveis para surpresas maiores....aguardemos.
 
Bom dia a todos!

A AEMET lançou um comunicado:

SITUACIÓN DE NEVADAS EN ÁREAS DEL INTERIOR DE LA PENÍNSULA

Información elaborada el día 14 de enero de 2015
Después de un periodo de 25 días de tiempo estable, determinado por la presencia de un potente anticiclón, los frentes atlánticos, los primeros desde antes de las Navidades, ya han comenzado a afectar a nuestras latitudes y lo continuarán haciendo en los próximos días de forma más activa y generalizada.
Un frente frío activo barrerá la Península de noroeste a sureste, entre el jueves 15 por la mañana y el viernes 16, afectando este día también a Baleares y, de forma más débil, al norte de Canarias. Producirá precipitaciones generalizadas, más intensas y persistentes en el noroeste. La mayor parte de la precipitación será en forma de lluvia dado que la cota de nieve prevista es de 900-1200 m en el noroeste y de 1200-1500 m en el resto; no obstante, esta cota descenderá después del paso del frente a 600-800 m en el cuadrante noroeste y centro peninsular y alto Ebro, cuando la precipitación ya será escasa. La mayor cantidad de nieve corresponderá, el jueves, a las zonas montañosas del noroeste peninsular y, el viernes, a los Pirineos y zonas altas de Andalucía oriental. Las temperaturas diurnas descenderán de forma generalizada y moderada, salvo en el tercio oriental donde el viernes lo harán notablemente. El viento soplará de componente Oeste, salvo en Canarias donde será del Norte o Noreste.
El sábado 17 será un día de transición, con probables precipitaciones débiles solamente en el oeste de Galicia, litoral Cantábrico, Pirineos, Melilla y Menorca. Las temperaturas continuarán bajas, tanto las diurnas como las nocturnas, con heladas generalizadas en buena parte del interior peninsular.
El domingo 18, está previsto que un frente cálido bastante activo penetre por Portugal encontrándose con aire bastante frío en la capa baja de la atmósfera. Como consecuencia, son muy probables las nevadas generalizadas en buena parte del interior peninsular, en cotas superiores a 600 m. aproximadamente.

Es probable que durante la semana próxima, nuevos frentes atlánticos continúen originando precipitaciones generalizadas, menos probables en el área Mediterránea peninsular. La cota de nieve se mantendrá en valores relativamente bajos.

Previsão automática para Vilardevós (Chaves):

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/municipios/vilardevos-id32091

Activado o aviso amarelo apartir das 17h (hora de Lisboa) para Ourense Sur por neve:

Cota de nieve entre 500 y 700 metros
Nevadas
Acumulación de nieve : 4 cm


Fonte AEMET
 
Bom dia

Pelo que se vê se houver um bom pós frontal(hoje e amanha), algumas surpresas podemos ter(principalmente no Norte e zonas mais elevadas do pré-litoral, pelo interior também devemos ver alguns flocos mas pouco mais que isso(se pintar de branco já era ótimo:)). Quanto à situação de sábado para domingo, esta pode ser ingrata(no que a neve diz respeito), já que a entrada é quente e tudo depende do ar frio que estiver armazenado, pelas ultimas atualizações, para o litoral ta fora de questão, e aqui para o interior pode ficar umas centenas de km ao lado( como exemplo: a AEMET, prevê cotas a rondar os 1000mtrs para junto da fronteira, e cotas de 600 para a zona de Madrid) vamos aguardar novos desenvolvimentos ehehe
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Em relação à situação de domingo, o problema é que nós não iremos conseguir reter tão bem o frio como o interior penínsular, daí a diferença muito significativa que a AEMET prevê.
Em relação à próxima noite não me admiraria se caíssem alguns flocos ou sleet em Vila Real ou Chaves, acumular algo será muito dificil, mas nevar não é impossível.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Em relação à situação de domingo, o problema é que nós não iremos conseguir reter tão bem o frio como o interior penínsular, daí a diferença muito significativa que a AEMET prevê.
Em relação à próxima noite não me admiraria se caíssem alguns flocos ou sleet em Vila Real ou Chaves, acumular algo será muito dificil, mas nevar não é impossível.

Talvez aqui pelo Nordeste ainda dê para alguma coisa. Para amanha acho que não vai dar nada para aqui, a precipitação parece que vai falhar nas horas de maior frio, mas veremos...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Bom dia

Além da frente que será até bastante vigorosa hoje, com excelentes acumulados, em especial a Norte, o pós-frontal tem vindo a ser "melhorado" nas últimas saídas do GFS.
Temos boa quantidade de precipitação convectiva (em especial no litoral claro), e entrada de ar frio em quase todos os níveis bastante generalizada.


A carta da temperatura aos 850hPa pelas 06h é bastante generosa de facto:

C1kiYWd.gif



Nesse período mais frio, haverá possivelmente inversão no NE do país, com temperaturas negativas até cotas muito baixas. Infelizmente coincide naturalmente com quase ausência de precipitação prevista nessa região mais interior.
De qualquer forma, a haver algum aguaceiro "perdido" nessa região pela madrugada, poderia eventualmente ver-se neve a cotas muito baixas!
A carta da altitude da Iso 0º é elucidativa quanto a isso:

Jt6IpSn.gif



De resto, como já falado, é de esperar cotas médias na ordem dos 500-600m, variando com a exposição das encostas, etc etc., e também com a intensidade dos aguaceiros. Como também já foi dito atrás, mesmo noutras regiões além do NE, localmente não me admiraria nada de ver ocorrer neve em cotas abaixo dos 500m em alguns aguaceiros. E também dado o tipo de perfil vertical parece-me propício a haver bastantes relatos de granizo, e inclusive ocorrências de água-neve a cotas relativamente baixas.

Fica aqui uma projeção relativa às 06h de amanhã, baseada no GFS:

bwJCzuc.jpg



Parece-me claro que sendo um regime pós-frontal de aguaceiros a precipitação será menos generalizada do que o GFS arrisca na saída das 06h... Mas sem surpresas a meteorologia não tinha tanta piada. :D
 
No marao ficara com alguma acomulaçao certo?

Só não digo com certeza absoluta porque nunca há 100 % de certezas de nada, mas penso que no Marão, Gerês , Alvão, Estrela, irá acumular bem, assim haja bastante precipitação pois frio não vai faltar :cold:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Estado
Fechado para novas mensagens.