Encarem esse produto com muita cautela, não só por ser uma previsão a alguma distância, que já por si merece as suas cautelas, mas essencialmente porque esse produto do GFS sempre foi um pouco "estranho". Mesmo se o consultarem noutros sites que usam os dados do GFS, são sempre algo estranhos os
outputs. Para não falar da própria resolução do modelo, que perde completamente a verdadeira orografia, e suaviza imenso as coisas.
É verdade que cartas são mais apelativas e ilustrativas que texto, mas aconselhava mais a focarem nos
meteogramas para uso de cotas de neve, pelo menos para já!
Temos alguns testes em curso para substituir essa carta que apresentaste, mas ainda não está operacional, além de que como já foi algures referido, dentro de 2 dias entra a nova versão do GFS, com melhor resolução que a actual, portanto há várias mudanças em curso!
Outro detalhe importante desde há algum tempo, e até 4ª-feira data da mudança, as cartas no portal ainda se referem à versão actual GFS, e os meteogramas já à versão nova, portanto naturalmente não são totalmente coincidentes à medida que o tempo de previsão avança, com a normal dispersão entre previsões diferentes dos modelos.
---
Referindo à previsão em si, vai haver bastantes "saltos" para a previsão para esse dia, pois está o percurso da
cut-off a ser modelado de forma diferente por diferentes modelos e saídas. Numas como a do GFS actual mais a Sul, portanto a favorecer cotas relativamente baixas no NE, e noutros como no novo GFS a passar bem mais a Norte, sem esse tipo de cotas tão favoráveis.