Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2015

Se a tendencia se mantiver, na proxima semana entre quarta/quinta e sabado o Entre Douro e Minho, Aveiro e Viseu vão passar dias/noites muito complicados!
Situação a acompanhar!!

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Para a proxima semana, as temperaturas vão subir :hehe:

Temperaturas aos 1500m , a rondar 24/25ºC :
OsnirUk.png

Portalegre com 27ºC a 1500m

Mesmo as zonas do litoral deveram aquecer , núcleo de baixas pressões localizado entre Portugal e Espanha , a criar circulação de Leste :calor:

7jWsDLl.png

GFS a prever 41/42ºC para sexta-feira na zona de Coimbra:scared:

PKfzGua.png

Eu gostava de acompanhar a situação e estava a seguir os meteogramas, na versão texto, para o Porto, mas fui ver o mapa de temp. 2m do gfs e vi que os dados não correspondem, e isso para a mesma saída indicada tanto no mapa como no meteograma. Fiquei com a ideia de que os meteogramas é que não estão actualizados, alguém confirma este possível problema?

Última edição:
IPMA atualizou mais uma vez os modelos numéricos, temperaturas ascendem até aos 30ºC e um dia com 34ºC em Lisboa
Interior Sul continua perto dos 40ºC

Onde os posso ver?
Com modelos numéricos quero dizer a previsão entre 3 a 10 dias. É que é elaborada por esses modelos de acordo com a informação dada.
Quanto a modelos propriamente, só encontras nas cartas meteorológicas. Apenas o ECMWF

É assim o IPMA voltou a baixar as temperaturas para a capital, eu desisto de tentar perceber o tempo para a semana ;)

• Gosto
Reactions: JTavares e StormRic
Engraçado, a máxima para Faro na descritiva para hoje é de 33ºC e na simbólica é de 32ºC. :unsure:

Acho que finalmente o IPMA decidiu: a onda de calor não chega a Lisboa! Por enquanto é só o interior nos 40ºC
A estação de Elvas e Tomar não estão a funcionar, pelo menos no parâmetro da temperatura.

• Gosto
Reactions: StormRic
Boa tarde em relacao aos modelos ate Sexta-feira a temperatura vai manter com valores na mesma ordem de grandeza sendo que no final da semana vai baixar para valores bem mais frescos na ordem dos 32/33 C no interior voltando a subir para valores identicos aos actuais. Nada de muito relevante para ja ao contrario dos nossos vizinhos.

• Gosto
Na semana que terminou no sábado, dia 4, a passagem das depressões relativamente intensas a noroeste e norte dos Açores erodiu significativamente a anomalia positiva na zona central abrangendo também parte das águas circundantes do arquipélago. De tal modo que a anomalia negativa se estendeu para sudoeste.

aQKBiwD.gif

À volta da península a situação mantém-se, com a costa oeste a sofrer o efeito da nortada.

A anomalia negativa à volta dos paralelos 10º e 20º N atenuou-se ligeiramente. O anticiclone recuperou em latitude aproximando-se mais dos Açores.

• Gosto