Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2011

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Pelos modelos,(acho eu) a animação mais forte vai estar mais a norte, sendo que depois segunda-feira a instabilidade mais forte volta ao centro e sul;)

Re: O regresso das trovoadas de Maio ?

Atenção as previsões a 15 dias continuam a dar um cenario de instablidade para a 1ª quinzena de Junho intrecalada com episódios de calor mas não o calor excessivo, não sê prevê é aqueles dias e semanas seguidas de sol+sol+sol+calor+calor, ou seja, o que quero dizer é que se a previsão define a existencia de varios dias de chuva com temperaturas não excessivamente altas até com dias mais frescos que o normal:

http://www.accuweather.com/en-us/pt/lisboa/lisbon/forecast.aspx

E aqui os algarvios ainda estão a perceber o porquê de estarmos em alerta amarelo, quando todos os modelos não indicam precipitação para aqui, nem indicavam !!
Para amanhã, ainda compreende-se em especial na serra algarvia ainda pode render qualquer coisa.
Mas enfim, vou presumir que é simplesmente pelo factor surpresa que pudesse surgir, mas pronto não é uma critica é um facto e acho que toda a gente percebe porque o digo ...

Em relação a este Alerta parece que o dia de amanhã que é quando a depressão deverá entrar em Portugal existem mais condições para instabilidade do que no dia de hoje que esteve bastante mortinho comparado com o dia de ontem ...
Os alertas de forma geral foram bem dados pelo Instituto de Meteorologia ...atenção !!

Lá para Quinta/Sexta da próxima semana parece poder voltar a instabilidade, contudo ao contra´rio destas ultimas parece apenas ter expressão nos niveis mais altos porque neste momento a precipitação existe somente nas montanhas de acordo com os modelos.
Pode ser que as suas caracteristicas se alterem mas ainda está bastante fraquinho !
Aguardemos as próximas runs !!

Na imagem de satélite pode-se observar o centro de baixas pressões situado na região de Setúbal, em lenta progressão para o interior e que está a gerar uma segunda linha de instabilidade que está já a cruzar o Alentejo e o Algarve. Situação de tempo menos instável nas regiões do norte e centro.