Bons dias
Amanhã os modelos estão em acordo, colocando uma situação de instabilidade a surgir a partir do inicio da tarde na região sul, e afectando todo o território a sul do Mondego durante o resto do dia.
As trovoadas e aguaceiros poderão ser localmente moderadas a fortes, com algumas rajadas de vento possiveis.
Para Sexta Feira uma nova perturbação em altura irá afectar o continente, mas desta vez será de maior realçe nas regiões do norte e centro, com aguaceiros e trovoadas, localmente fortes e em especial nas regiões do interior.
Ao contrario de amanhã, a actividade será mais intensa, com mais células e maior probabilidade de situações de granizo, chuvas localmente excessivas e vento por vezes moderado a forte.
Para o Fim de Semana a tendencia é de estabilidade....Sábado com aguma nebulosidade na região norte, esopecialmente o litoral, onde podem ocorrer aguaceiros fracos pela manhã....uns restos de instabilidade associados á presença de uma bolsa de ar frio...
No interior talvez ocorra algum aguaceiro á tarde, mais provavel na região da Estrela e em Trás os montes....as temperaturas descerão.
Domingo as temperaturas voltam a subir, o céu estará pouco nublado e espera-se alguma nortada moderada no litoral oeste.
A tendencia para a proxima semana é de temperaturas acima da média, e alguns periodos de instabilidade, embora o padrão sinoptico exato esteja dependente de vários factores.
Temos uma massa de ar frio associada a um vortice em altura localizado na Escandinavia, e para SW, ar mais quente e humido....logo, é provavel que se inicie uma vaga de actividade ciclónica no Atlantico NW, da Escandinavia para SW até aos Açores...mas é uma situação complexa.
E por fim, temos a TS Beryl, que deverá vaguear pelo Atlantico nas proximas 48h, antes de ser absorvida pela circulação extratropical...ora...uma TS geralmente carrega imensa energia sob forma de ar tropical instavel, e passa-se que nem o ECMWF nem o GFS nem o UKMO sabem muito bem o que fazer com ela..alguns transformam-na numa forte depressão extratropical..outros simplesmente a deixam dissipar.
Portanto...a previsão para alem de 2f/3f está dificil, embora na minha humilde opinião, o mais certo seja os restos do Beryl acabarem integrados naquela vaga de depressões que corre dos Açores á Escandinavia....se assim for, teremos por cá uma semana quente e em geral seca
