Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2012

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
Falas muita vez disso, o ano passado tenho ideia de que te tinha demonstrado que não tinhas razão a certa altura, mas já não me recordo bem.
Este ano voltei a fazer o exercício, e sim, há um pouco de razão hehe, embora a diferença seja ligeira.
Pedi ao hotspot dados da média diária de radiação solar da estação dele bem como temperatura média, e então temos assim, desde o início do ano:

21 semanas (de 1 Jan a 26 Maio)

S+D: 178,55 W 12,13ºC
3+4: 181,98 W 12,61ºC
4+5: 180,01 W 12,58ºC

Sim, concordo, no entanto o que eu referi tem apenas como base a minha percepção e para a zona onde moro: margem sul do Tejo. E de qualquer das formas, não estava a ir tão atrás no tempo (Janeiro, etc.), apenas me referia ao período do ano em que teoricamente se começa a fazer praia. A minha percepção tem mais em conta (apenas) o mês de Maio :). Abril foi demasiado "invernoso" como um todo.

Para trás não faço ideia, como é óbvio acredito nos vossos dados. ;)

Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2012
Bons dias

Amanhã os modelos estão em acordo, colocando uma situação de instabilidade a surgir a partir do inicio da tarde na região sul, e afectando todo o território a sul do Mondego durante o resto do dia.
As trovoadas e aguaceiros poderão ser localmente moderadas a fortes, com algumas rajadas de vento possiveis.

Para Sexta Feira uma nova perturbação em altura irá afectar o continente, mas desta vez será de maior realçe nas regiões do norte e centro, com aguaceiros e trovoadas, localmente fortes e em especial nas regiões do interior.
Ao contrario de amanhã, a actividade será mais intensa, com mais células e maior probabilidade de situações de granizo, chuvas localmente excessivas e vento por vezes moderado a forte.

Vamos lá ver o que é que isto vai dar, espero que venha alguma chuvinha para o litoral também. :rolleyes: :uau:

Vamos lá ver o que é que isto vai dar, espero que venha alguma chuvinha para o litoral também.

Há duas coisas que na minha opinião não vão dar para formação de trovoadas em certas zonas.

1º - Pó do deserto do Saara

2º - Humidade baixa

Vamos lá ver se vai haver alguma surpresa.
Eu para aqui só estou a espera de uns aguaceiros fracos. :D

Há duas coisas que na minha opinião não vão dar para formação de trovoadas em certas zonas.

1º - Pó do deserto do Saara

2º - Humidade baixa

Vamos lá ver se vai haver alguma surpresa.
Eu para aqui só estou a espera de uns aguaceiros fracos. :D

Não me parece que,apesar de a temperatura estar bem alta, a humidade seja assim baixa como dizes...

Continente

Previsão para 6ª feira, 1 de junho de 2012

Céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de
nebulosidade durante a tarde nas regiões Norte e Centro e interior
da região Sul com possibilidade de ocorrência de aguaceiros
e trovoada.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h), predominando
do quadrante leste, soprando moderado (20 a 30 km/h) no Algarve e
rodando para o quadrante oeste a partir do meio da tarde.

Actualizado a 30 de maio de 2012 às 17:35 UTC

O IM também aponta instabilidade para 6ª feira :thumbsup: :w00t:

Pois claro:p Há vários locais em que na sexta há muito mais cape que na quinta (apesar de não ser o único parâmetro essencial na formação de células).

Um exemplo (Castelo Branco):

Nas regiões norte e centro o CAPE está mais elevado na 6f, para o Sul ( +- até á latitude 39ºN), o CAPE será mais elevado 5f.
Isto deve-se ao facto de na 5f haver uma perturbação que vai passar mesmo em cima da região sul, e na 6f, outra ondulação, algo mais forte, deverá afectar principalmente o norte.
Ora, na 6f, essa ondulação vai arrastar para norte a energia que havia no sul na 5f...

Em resumo, amanhã poderão ocorrer alguns aguaceiros e trovoadas, a começar no sul e evoluindo para a zona do vale do tejo durante a tarde/noite.
Estes aguaceiros serão por vezes fortes...
Sexta, teremos actividade mais intensa no norte e centro, em geral para norte do eixo Lisboa-CB, que poderá ser por vezes forte em especial no interior a norte da Estrela.
Os parametros dinamicos são mais favoraveis para um evento mais intenso, com hipoteses de inundações localizadas, granizo e vento moderado a forte em rajadas.

Para o fim de semana a ideia que vai nos modelos é de tempo mais estavel com temperaturas amenas.

Nas regiões norte e centro o CAPE está mais elevado na 6f, para o Sul ( +- até á latitude 39ºN), o CAPE será mais elevado 5f.
Isto deve-se ao facto de na 5f haver uma perturbação que vai passar mesmo em cima da região sul, e na 6f, outra ondulação, algo mais forte, deverá afectar principalmente o norte.
Ora, na 6f, essa ondulação vai arrastar para norte a energia que havia no sul na 5f...

Em resumo, amanhã poderão ocorrer alguns aguaceiros e trovoadas, a começar no sul e evoluindo para a zona do vale do tejo durante a tarde/noite.
Estes aguaceiros serão por vezes fortes...
Sexta, teremos actividade mais intensa no norte e centro, em geral para norte do eixo Lisboa-CB, que poderá ser por vezes forte em especial no interior a norte da Estrela.
Os parametros dinamicos são mais favoraveis para um evento mais intenso, com hipoteses de inundações localizadas, granizo e vento moderado a forte em rajadas.

Para o fim de semana a ideia que vai nos modelos é de tempo mais estavel com temperaturas amenas.

Os próximos dias já estiveram com melhor aspecto, a evolução da previsão foi bastante negativa para quem gosta de animação meteorológica, e não vejo grandes condições para termos eventos significativos. Creio que poderemos (e deveremos) ter algumas células que deixarão aguaceiros e eventualmente uma ou outra trovoada, mas creio que na sua maior parte serão situações muito localizadas e sem grande intensidade.

A localização dos fenómenos mais interessantes serão as referidas no post do Stormy, apenas acho que no litoral norte e centro ainda poderá ocorrer precipitação (fraca e não convectiva) durante o dia de sábado.

Não sei onde estão os aguaceiros fortes e trovoadas para amanhã :lmao:
Para aqui só o ECM dá uns simples aguaceiros fracos entre as 9h e as 18h, de resto tudo a passar ao lado, talvez um ou outro aguaceiro mais moderado na região de Setúbal e Lisboa :D

Não sei onde estão os aguaceiros fortes e trovoadas para amanhã :lmao:
Para aqui só o ECM dá uns simples aguaceiros fracos entre as 9h e as 18h, de resto tudo a passar ao lado, talvez um ou outro aguaceiro mais moderado na região de Setúbal e Lisboa :D

Bom, penso que a partir deste momento (amanhã obviamente) entramos em regime de nowcasting, satélites, radares, tudo a ser observado!

O Lightning Wizard aponta para a possibilidade de precipitação sobretudo para o barlavento algarvio e ao longo da costa ocidental até ao Cabo Carvoeiro (até às 15h00 de amanã; depois quase tudo se dessipa :lmao:). Para o interior nada ou quase nada ...

Esta situação está associada à presença de um núcleo de ar frio em altitude, que circula para norte ao longo da costa oeste portuguesa.

Penso que o pessoal está a desvalorizar o dia de amanha e madrugada de sexta!! poderá ser muito interessante na minha opinião!

Amanhã á media que aquela perturbação vai cruzar o território de sul para norte, há a possibilidade de alguns eventos mais severos em alguns pontos.

A ideia que vem nos modelos, e que é transmitida pelo pessoal do estofex, é que temos muita energia á superficie, embora numa camada razoavelmente estavel.
Com o brutal aquecimento diurno e a presença de arrefecimento e forçamento em altura, é provavel que se forme uma linha activa com trovoadas por vezes fortes mas de curta duração, porque apesar de haver rotatividade na atmosfera, não há shear, que é o que mantem vivas as trovoadas por longos periodos de tempo.

Na minha opinião amanhã teremos alguma actividade, numa linha que se vai deslocando de sul para norte, e que poderá atingir o seu maximo de intensidade entre as 17h e as 21h numa faixa em torno ao Alentejo central-Vale do Tejo....
As células mais fortes que surgirem poderão dar vento, granizo e chuva localmente forte, mas a possibilidade de haver células muito intensas não é assim tão alta..

Já na 6f a coisa parece melhor, para o interior norte e centro, á muita energia arrastada do sul, e uma perturbação em altura mais forte, alinhada em todos os niveis e capaz de dar células mais intensas e frequentes, com risco de chuvas localmente excessivas, granizo e vento localmente forte.

Bom dia! Previsão do IM para hoje para as regiões do centro e sul de portugal continental:

Previsão para 5ª feira, 31 de maio de 2012

Céu pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade.
Aguaceiros dispersos e pouco frequentes nas regiões Centro
e Sul a partir da tarde, acompanhados de trovoada com uma
probabilidade entre 40 e 60%.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste,
rodando para noroeste durante a tarde no litoral oeste.
Subida de temperatura, em especial nas regiões do litoral Norte e
Centro.

GRANDE LISBOA:
Céu pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade,
com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e
acompanhados de trovoada com probabilidade entre 30 e 40%.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do
quadrante norte.
Subida de temperatura.

Acho que é a primeira vez que na previsão descritiva, aparecem valores em percentagem da probabilidade de ocorrência de trovoadas.