Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2015

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
podem vir acompanhados de trovoada?

É possível mas é pouco provável amanhã, mais provável na 6ª no sul e interior. Até podem ocorrer, na minha opinião, logo pela manhã na 6ª, o CAPE é previsto bastante elevado pelo GFS para a manhã e início da tarde no sueste alentejano e sotavento algarvio. Muito isoladamente penso que podem ocorrer na cordilheira central também, mas fracas. Oficialmente a previsão do IPMA não menciona até agora trovoadas para estes dias.
Talvez o Stormy faça uma previsão hoje. :)
 
  • Gosto
Reactions: Célia Salta
É possível mas é pouco provável amanhã, mais provável na 6ª no sul e interior. Até podem ocorrer, na minha opinião, logo pela manhã na 6ª, o CAPE é previsto bastante elevado pelo GFS para a manhã e início da tarde no sueste alentejano e sotavento algarvio. Muito isoladamente penso que podem ocorrer na cordilheira central também, mas fracas. Oficialmente a previsão do IPMA não menciona até agora trovoadas para estes dias.
Talvez o Stormy faça uma previsão hoje. :)
Obrigado :)
 
A baixa depressão parece não querer largar Portugal nem mesmo em Junho... AA continua bem quietinho nos Açores.
A chuva parece chegar brevemente, mesmo sendo meros aguaceiros podem chegar a ultrapassar as expectativas!
Enquanto isso a ponte de calor continua entre África e a Península Ibérica.

E já passou 1 mês sem chuva (mais que 2mm)... Seca moderada/ severa para Lisboa?
______________
Sol
Nascer - 6h15
Pôr - 20h55
Horas de luz - 14h40mins
Ângulo - 73º

Solstício aproxima-se...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Boas..

Para amanhã esperam-se alguns aguaceiros ou trovoadas dispersos.

Analise/Discussão


Em altura uma cut off aproxima-se do Golfo de Cadiz e avança para nordeste, fluxo mais intenso de leste e ar frio em altura afectam em especial o sul.
Á superficie o anticiclone mantém-se a norte, favorecendo uma circulação de leste com brisas de oeste e sudoeste durante a tarde.

Durante o dia forte aquecimento é esperado, no entanto a humidade disponível é questionável, apenas está garantida uma camada superficial mais húmida junto das frentes de brisa, onde o CAPE poderá atingir pontualmente os 1000-1500J/kg.

Igualmente junto da frente de brisa, valores de shear pontualmente até 15m/s aos 8km deverão ocorrer, nomeadamente na região do vale do Tejo e do Sado.

Alguma convecção é esperada, nomeadamente onde a interacção entre a frente de brisa e a topografia seja mais favorável...a actividade deverá ser em geral desorganizada e de base alta, pelo que não se espera convecção severa.

Não se pode excluir que no vale do Tejo/Sado possa ocorrer alguma célula pontualmente mais forte, com risco de algum granizo, mas o timing terá de ser perfeito já que a area de shear mais favorável está muito próxima do litoral, e a ocorrer alguma célula mais forte esta terá de surgir durante um curto espaço temporal durante o qual a convergência da brisa é maximizada..

Dada a incerteza, apenas está garantido um nível cinzento.

CQCn1Mw.png
 
Várias saídas em vários modelos começam mesmo a ameaçar um episódio mais quente que este para a semana....
Exemplo a saída das 00utc do GFS:

- Geopotenciais altíssimos;
- t850 acima dos 20º
- cut-off posicionada para injectar fluxo bem marcado de E/SE.

Até faz lembrar cartas dos primeiros dias de Agosto de 2003, com a instabilidade misturada com calor extremo.

Mas ainda falta uma semana, oxalá mude para cenário mais suave, este poderia ser chato, não apenas em desconforto térmico, como gravoso para incêndios florestais.


8CgJUIw.png



uWFUKJ3.png


iqh3KIh.png
 
O dia de hoje está a ser especialmente muito quente, associado à entrada de ar quente e seco nas regiões do interior centro e sul, procedente de sueste aos 500 hPa e de leste aos 300 hPa (cartas Aladin do IPMA). Provavelmente as temperaturas irão roçar ou ultrapassar mesmo os 40 ºC em alguns pontos próximos ao vale do rio Guadiana e do vale médio do rio Tejo (poderão ser ultrapassados alguns dos valores atingidos dia 13 de Maio).

Para amanhã os ventos rodarão mais para o quadrante norte, o que provocará uma acentuada descida da temperatura máxima onde hoje fará mais calor.
 
Boas tardes...

Para amanhã espera-se alguma actividade convectiva dispersa em praticamente todo o interior, sendo que algumas células fortes ou marginalmente severas deverão surgir no extremo sudeste do território.

Analise/Discussão


Em altura uma cut-off desloca-se para o sul de Espanha, enquanto que um vasto campo de geopotencial relativamente baixo se mantém no Atlantico...a circulação de níveis médios e altos deverá assim rodar para noroeste e intensificar-se ao longo do período.

Á superficie uma frente fria avança desde NW, durante a tarde o forte aquecimento diurno deverá aumentar os gradientes térmicos horizontais, pelo que se espera uma intensificação marcada do fluxo de NW junto ao litoral, com a frente de brisa/frente fria a tornar-se mais acentuada.
No Sul, em regime pré frontal, o fluxo de níveis baixos deverá rodar para o quadrante sul, injectando uma massa de ar muito humida que reside no Golfo de Cadiz...á medida que essa massa de ar é aquecida sobre terra valores de SBCAPE assinavaleis deverão surgir, com até 2000J/Kg em alguns pontos.
No resto do território, os valores de SBCAPE são mais modestos.

Os parâmetros dinâmicos não sendo excepcionais, são minimamente interessantes no sudeste, onde se estabelece uma linha de convergência durante varias horas a marcar o limite entre a progressão de ar frio vindo de NW e o regime de advecção quente de sul, formando-se inclusive uma estrutura em low level jet junto desta.

Junto á linha haverá shear com componente rotacional acentuada ( vento de S á sfc e de NW logo a 1-2km), embora o fraco fluxo troposférico apenas garanta valores efectivos em torno aos 10-15m/s com helicidade nunca superior a 250m2/s2.

Neste contexto, algumas células surgirão, organizando-se numa broken line de movimento lento...1 ou 2 das células poderão adquirir caracter supercelular durante a fase de maturação, não sendo de excluir uma tromba ou tornado breve dado o forte shear rotacional nos niveis baixos.
No entanto, o risco maior prende-se com a ocorrência de granizo dados os fortes gradientes verticais e algum ar seco nos niveis médios.. o elevado conteúdo em agua nos níveis baixos também poderá favorecer a ocorrência de precipitação pontualmente excessiva.


No resto do território, valores de CAPE mais baixos, maior incerteza quando á disponibilidade de humidade e um contexto dinâmico algo menos interessante deverão permitir apenas algumas estruturas convectivas desorganizadas sem risco de tempo significativo associado.


h8Ymw25.png
 
Atividade forte inesperada nos sul para hoje!?

Mais uma vez, valor máximo! :palmas: Aquela região deve estar farta de chuva forte e trovoada não prevista! Para amanhã já prevêem trovoada e chuva...
São fenómenos muito localizados mas coitadas das pessoas que não levaram chapéu de chuva em Barrancos, Serpa, Reguengos de Monsaraz e dirige-se para Évora...abriguem-se! Se fosse em Lisboa já estavam repletos de queixas...

85PbG7W.png

Q5s6B1G.png

q10xgT5.png

Infelizmente as células estão num local onde existem poucas estações do IPMA, e basicamente nenhuma no Wunderground
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Mr. Neves
Atividade forte inesperada nos sul para hoje!?

Mais uma vez, valor máximo! :palmas: Aquela região deve estar farta de chuva forte e trovoada não prevista! Para amanhã já prevêem trovoada e chuva...
São fenómenos muito localizados mas coitadas das pessoas que não levaram chapéu de chuva em Barrancos, Serpa, Reguengos de Monsaraz e dirige-se para Évora...abriguem-se! Se fosse em Lisboa já estavam repletos de queixas..
.

Infelizmente as células estão num local onde existem poucas estações do IPMA, e basicamente nenhuma no Wunderground

Segundo a previsão do IPMA para hoje:
Previsão para 5ª feira, 28.maio.2015

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior
nebulosidade a partir da tarde, em especial no interior das
regiões Centro e Sul, onde há possibilidade de ocorrência de
aguaceiros acompanhados de trovoada.

Como é que podes dizer que é precipitação não prevista, se os aguaceiros e trovoadas estão escritos na previsão do IPMA para hoje, por isso não há queixa nenhuma.
 
::::::UPDATE::::::

Tendo em conta a previsão anterior, nos ultimos ciclos dos modelos de mesoescala houve uma melhoria de alguns aspectos dinamicos para o dia de amanhã, nomeadamente uma intensificação a corrente em altura, com aproximação de uma area de reforço de vorticidade em altura vinda de NW..

Em resposta, a dinamica de niveis baixos melhorou, com uma melhor estruturação de uma baixa térmica entre o Vale do Tejo e o do Guadiana, onde se dá um reforço da convergencia nos niveis baixos, que depois é exacerbada pela entrada da frente fria/frente de brisa durante o meio e fim da tarde.
Há tambem indicios de um reforço da humidade disponivel em partes do interior centro e sul, com o establecimento de uma corrente de sudoeste antes da chegada da frente.

Assim sendo, com um pouco mais de shear e CAPE, a confiança em convecção mais organizada melhorou.

Neste contexto, um risco mais generalizado de células pontualmente severas é esperado, com extensão do nivel amarelo até partes do Interior centro, especialmente focado na ocorrencia de granizo, e em menor grau precipitação pontualmente excessiva e down/microbursts.

No sueste do território, um nivel laranja é introduzido dado o reforço da advecção de humidade desde o Golfo de Cadiz, com valores de CAPE até 2000J/Kg e LI até -8ºC..uma broken line de supercelulas poderá evoluir, dado o shear de forte caracter rotacional, organizando-se depois num segmento linear de caracter estacionário.
Fortes gradientes de humidade e temperatura nos niveis médios e altos deverão proporcionar condições favoraveis á ocorrencia de granizo severo, down/microbursts com rajadas severas, precipitação excessiva e há um risco marginal de tromba/tornado.

pJ6oqQK.png
 
Última edição:
O dia de hoje está a ser especialmente muito quente, associado à entrada de ar quente e seco nas regiões do interior centro e sul, procedente de sueste aos 500 hPa e de leste aos 300 hPa (cartas Aladin do IPMA). Provavelmente as temperaturas irão roçar ou ultrapassar mesmo os 40 ºC em alguns pontos próximos ao vale do rio Guadiana e do vale médio do rio Tejo (poderão ser ultrapassados alguns dos valores atingidos dia 13 de Maio).

Para amanhã os ventos rodarão mais para o quadrante norte, o que provocará uma acentuada descida da temperatura máxima onde hoje fará mais calor.

Tal e qual Gerofil, Valdonas(Tomar) registou ontem uma t.máxima escaldante de 40,2ºC.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
Segundo a previsão do IPMA para hoje:
Previsão para 5ª feira, 28.maio.2015

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior
nebulosidade a partir da tarde, em especial no interior das
regiões Centro e Sul, onde há possibilidade de ocorrência de
aguaceiros acompanhados de trovoada.

Como é que podes dizer que é precipitação não prevista, se os aguaceiros e trovoadas estão escritos na previsão do IPMA para hoje, por isso não há queixa nenhuma.
Desculpa não vi a previsão descrita, erro meu. Retiro o que disse :)