Boas tardes...
Para amanhã espera-se alguma actividade convectiva dispersa em praticamente todo o interior, sendo que algumas células fortes ou marginalmente severas deverão surgir no extremo sudeste do território.
Analise/Discussão
Em altura uma cut-off desloca-se para o sul de Espanha, enquanto que um vasto campo de geopotencial relativamente baixo se mantém no Atlantico...a circulação de níveis médios e altos deverá assim rodar para noroeste e intensificar-se ao longo do período.
Á superficie uma frente fria avança desde NW, durante a tarde o forte aquecimento diurno deverá aumentar os gradientes térmicos horizontais, pelo que se espera uma intensificação marcada do fluxo de NW junto ao litoral, com a frente de brisa/frente fria a tornar-se mais acentuada.
No Sul, em regime pré frontal, o fluxo de níveis baixos deverá rodar para o quadrante sul, injectando uma massa de ar muito humida que reside no Golfo de Cadiz...á medida que essa massa de ar é aquecida sobre terra valores de SBCAPE assinavaleis deverão surgir, com até 2000J/Kg em alguns pontos.
No resto do território, os valores de SBCAPE são mais modestos.
Os parâmetros dinâmicos não sendo excepcionais, são minimamente interessantes no sudeste, onde se estabelece uma linha de convergência durante varias horas a marcar o limite entre a progressão de ar frio vindo de NW e o regime de advecção quente de sul, formando-se inclusive uma estrutura em low level jet junto desta.
Junto á linha haverá shear com componente rotacional acentuada ( vento de S á sfc e de NW logo a 1-2km), embora o fraco fluxo troposférico apenas garanta valores efectivos em torno aos 10-15m/s com helicidade nunca superior a 250m2/s2.
Neste contexto, algumas células surgirão, organizando-se numa broken line de movimento lento...1 ou 2 das células poderão adquirir caracter supercelular durante a fase de maturação, não sendo de excluir uma tromba ou tornado breve dado o forte shear rotacional nos niveis baixos.
No entanto, o risco maior prende-se com a ocorrência de granizo dados os fortes gradientes verticais e algum ar seco nos niveis médios.. o elevado conteúdo em agua nos níveis baixos também poderá favorecer a ocorrência de precipitação pontualmente excessiva.
No resto do território, valores de CAPE mais baixos, maior incerteza quando á disponibilidade de humidade e um contexto dinâmico algo menos interessante deverão permitir apenas algumas estruturas convectivas desorganizadas sem risco de tempo significativo associado.