Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
:surprise: Nunca tinha visto tanta chuva forte nas previsões do IM. (Sexta-Feira no Interior e Norte)

Ai não?! O que não faltou todo o inverno e primavera deste ano não forma cenários e previsões como a que é para este fim-de-semana e até bem pior...
Não sei qual é o espanto...:confused:

Digo nas previsões, não seguia muito o IM na altura por isso é espanto, desculpem o spam/offtopic. :hehe:

Tanto na descritiva como na significativa não é um cenário de todo de espanto, é uma situação normal para a altura do ano em que estamos. E já deve saber bem o que esperar para o fim-se-semana, não há razão de espantos.
--------------------------

No windfinder é previsto para este fim-se-semana 16mm em 3h, nada de espantoso, mas não esperava tanta chuva...
Desde já, peço também a ajuda para ir tendo o constantemente actualizado feedback para a previsão do tempo para o dia 2 de Outubro

o GFS está bem mais generoso aqui para o sul do que o ECM, no que toca a Sexta, e mesmo depois no Sábado dá mais do que o ECM !!
Contudo tomando em atenção a localização da depressão, e o factor Orográfico eu diria que aqui no Algarve se chover uns 10 mm nesses dois dias já seria mais do que aquilo que dão os modelos ...
Para quando uma depressão a Oeste/Sudoeste de Portugal ??

o GFS está bem mais generoso aqui para o sul do que o ECM, no que toca a Sexta, e mesmo depois no Sábado dá mais do que o ECM !!
Contudo tomando em atenção a localização da depressão, e o factor Orográfico eu diria que aqui no Algarve se chover uns 10 mm nesses dois dias já seria mais do que aquilo que dão os modelos ...

Entre 3 a 15 mm Aurélio e mantenho o que está na previsão no meu blog.

Quanto às depressões ou cut-off's a Sudoeste do Algarve morreram em Setembro de 2008, desde daí não houve mais nada.

Há algo que tenho visto muito e não percebo??
Porqueque as frentes frias ao entrarem em Portugal são mais activas e com mais precipitação, e no UK que está mais perto do centro depressionário a fente é mais fraca??:D

Podiam-me esclareçer ou é coincidência apenas:huh:

Eu aposto em bem mais do que essa quantidade de precipitação...

Uploaded with ImageShack.us

O ECM, na sua saída das 12h, também anda optimista para as regiões mais a Sul... ;)

meansealevelpressureand.gif

meansealevelpressureand.gif

Vamos ver de quem é o maior acerto, ECM ou GFS. :cool:

Em relação à possibilidade de queda de neve, parece-me que a melhor altura se dará no domingo (de madrugada para a manhã).

Teremos uma entrada de ar mais frio proveniente de noroeste, puxado por uma depressão situada mesmo a norte da península (Astúrias\ Galiza).
Nessa mesma altura teremos a iso 5 algures em cima da linha do Rio Tejo e iso´s 2 no norte do país.

brack4.gif

enspanel3.gif

Perdoem-me por colocar mais um post...

A minha dúvida aqui prende-se com esta imagem da USAF:huh:

semb24.gif

Nesta imagem há uma mancha nebulosa que liga a nossa península a uma depressão com origem tropical (o NHC tem-na tido debaixo de olho há uns dias mas com poucas possibilidades de evolução para sistema tropical).
Esta mancha pode-se considerar uma "pluma tropical"? Será precursora de precipitação mais generosa que teremos na 6ª feira, 29?

Obrigado pela atenção...;)

Há algo que tenho visto muito e não percebo??
Porqueque as frentes frias ao entrarem em Portugal são mais activas e com mais precipitação, e no UK que está mais perto do centro depressionário a fente é mais fraca??:D

Podiam-me esclareçer ou é coincidência apenas:huh:

Não sou a melhor pessoa para responder mas acho que tem a ver muito com o tipo de sistema depressionário que se trata...
Por exemplo nos trópicos na maior parte das vezes a actividade é envolvente ao seu núcleo, isto porque a temperatura da água e do ar são muito semelhantes gerando uma enorme quantidade de evaporação de água que sobe atrás de um movimento ascendente!!
Ao mesmo tempo existe um grande choque entre as massar de ar, ao nível atmosférico, e isso desencadeia as famosas trovoadas nos trópicos..... Devido a essa evaporação, humidade, e choque de massas de ar geram-se as tempestades tropicais e os furações e claro muitos outros factores ...
------
No Hemisfério Norte as águas são frias, a temperatura do ar no Inverno é fria, a diferença entre ás massas de ar quente e fria são muito menores mas o frio em altitude é imenso .... logo desencadeiam-se uma enorme baixa em termos de pressão mas geralmente com pouca água precipitável pois a evaporação não foi substancial, e normalmente não existe condições para convectividade assinalável !!
-----
A festa para nós é quando essas depressões na Islândia por exemplo desce de latitude trazendo o ar frio em altitude, e o ar frio em baixa, mas que depois vai aquecendo á medida que desce de latitude, e por exemplo se descer á Madeira tem ar mais quente em baixa, águas quentes para permitir a evaporação dando energia a essa depressão, e depois com condições apropriadas volta a ganhar velocidade puxando ou sugando imensa quantidade de água para a atmosfera, ganhando actividade agora mais em torno do seu núcleo e depois puummm, chega a Portugal !!
As maiores tempestades ocorridas em Portugal a sul de Montejunto/Estrela foi devido a essa coisinhas :eek:giras ....
Dado ano rendeu numa coisa algo parecida ao mencionado cerca de 300 mm em 3 dias ....:D
Há quanto tempo não vejo uma coisinha geitosa dessas ...:huh:

Haverá alertas do IM ou nao é nada de importante? É que voces costumam falar de "eventos".....:D

Haverá alertas do IM ou nao é nada de importante? É que voces costumam falar de "eventos".....:D

Sim vai haver alertas para vento possivelmente laranja e para chuva amarelo para o período de sexta feira entre as 10h e as 20h e outro período na mesma altura mas no Sábado, acredito que o IM estenda o alerta entre x horas da manha de sexta e x horas da noite de Sábado que eles não vão tão ao pormenor...vão ser estes os dois períodos mais críticos por assim dizer em termos de chuva e vento

Desta vez até eu fiquei surpreendido com o lançamento dos avisos pela parte do I.M. com tamanha antecedência. clap, clap.

Precipitação - Amarelo (Todo o continente excepto Vila Real e Faro)
Vento - Amarelo (Todo o continente excepto Santarém e Évora)