Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
O IM desagravou a situação de vento no Sul:

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/ disse:
REGIÃO SUL:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva a partir do fim da manhã.
Vento de sudoeste fraco a moderado (10 a 35 km/h), soprando
temporariamente forte (40 a 55 km/h) com rajadas até 70 km/h
durante a tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima.

O IM desagravou a situação de vento no Sul:

Não desagravou porque antes não dividia por regiões a sua previsão mas já se sabia que o Sul não ia ver ventos de 100km/h por isso os 70km/h estão dentro do que esperava no Sul, o que me surpreendeu foi agora o IM prever rajadas até 120km/h no Litoral Norte e Centro até 110km/h não me admiraria!!

Impressionantes as cartas do Lightning Wizard para amanhã! :eek:

Água precipitável (muita mesmo na frente!)

Muita húmidade nos níveis baixos e muito forçamento orográfico:

Muita vorticidade a favorecer a convergência e convecção

Entre outros campos bastante interessantes, mas com estes exemplificando, não admira esperar-se tanta acumulação em zonas montanhosas do Minho!

Precipitação acumulada nas próximas 48h (segundo GFS):

Curiosa a formação nebulosa (imagens de satélite) típica da convecção, que está a afectar as Canárias, em deslocamento para nordeste, devendo integrar-se no sistema complexo que vai afectar a Península Ibérica amanhã Domingo.

Curiosa a formação nebulosa (imagens de satélite) típica da convecção, que está a afectar as Canárias, em deslocamento para nordeste, devendo integrar-se no sistema complexo que vai afectar a Península Ibérica amanhã Domingo.

Pois e tem bastante actividade eléctrica! Vamos ver até que ponto essa humidade e instabilidade tão a Sul podem interagir com a frente e "alimentá-la" um pouco..

--------------------

Já agora também por causa do vento, mapas que mostram possibilidade de rajadas realmente bastante intensas:

Vento aos 950hPa, pode ser associado razoavelmente a rajadas em células com downdrafts

"Rajadas convectivas" (produto Lig.Wizard) também a rondar os 50 nós

Portanto são mesmo bastante possíveis rajadas acima dos 100km/h! :w00t:

As previsões não são nada animadoras para o norte, deverão ocorrer algumas situações algo desagradaveis relacionadas com o tempo adverso que ai vêm.

Para alem meteorologia tb tenho o gosto pelo BTT e para amanha está agendada uma maratona em Barcelos com quase 1000 participantes em que se vai subir aos 5 maiores cumes da zona e distancia de 80 KM e pelos ultimas previsões não vai ser nada facil.

Já aconselhei o pessoal a ter bastante pudencia e cuidados para amanhã.

Aqui para o Sul apenas iremos ter alguma chuva para acalmar o Pó.

oh spider no verão ja tiveste muita animação enquanto nos aqui nada viamos
por isso não te queixes que ja tiveste festa e agora é a nossa vez hehe :lol:

:huh: então e eu feito desgraçado aqui em Setúbal ? xD
mas há de chegar a minhas vez :rolleyes:

eu sei que ainda falta algum tempo mas ja viram as previsoes para outro fim de semana? cenario de tempestado mesmo, principalmente no mar ( costa oeste)

O FreeMeteo volta a prever trovoadas para amanha...
acham que a nebulosidade que está a sul pode dar em alguma coisa?

Boa noite estou a ver aqui na previsão descritiva do IM para amanhã aparece o litoral todo com vento forte menos Lisboa e algum erro certamente ou não?:lmao:

Abraço

Boa noite,

Depois de várias leituras assiduas deste forum decidi tornar-me membro...
Bem para esta noite temos algo de "especial" para o litoral centro ou vamos ter de aguardar pelo dia de amanhã...? :huh: