Afinal tanta gente a queixar-se, quase com depressões, irritados, infelizes, por causa da falta de chuva, frio, etc, etc (o ano hidrológico mal começou), vamos lá ver se agora não se "morre da cura"... Às vezes quando desejamos muito uma coisa... vira-se contra nós...
Mas sim, o NE do país já precisava de água, é um facto. E ela parece garantida.
Eu que vou tendo olho treinado para a coisa...perece-me que a situação de Domingo á noite e 2f de manhã poderá ser complicada.
Baseio-me no GFS/12z de hoje, que coloca na media e alta troposfera uma zona muito vasta de divergencia em altura, a que se associa uma faixa de forte fluxo/forçamento vertical.
Para ajudar á festa, há um forte fluxo de ar tropical sob esta zona instavel, tanto como aguas com SST acima da média e bastante energia latente guardada após estes dias de calor.
Temos então uma frente associada a uma depressão-mãe, e nessa frente é que se vai originar a depressão-filha, ora, a depressão-mãe apresenta uma boa porção da sua circulação em altura extendida para sul, preenchida porar muito frio, que vai incrementar a frontogenese nos niveis altos e médios.
A juntar a tudo, a depressão-filha ao criar toda uma enorme faixa de movimentos ascendentes, contribuiria para que mais a leste sob a Europa, se formasse um anticiclone de bloqueio, que só ia prender a depressão aqui na zona e começar com um periodo de tempo instavel á medida que o storm-track é forçado para sul e continuamente alimentado por calor Africano e tropical.
Estando tudo tão milimetricamente favoravel....talvez haja um certo nivel de perigosidade nisto...mas há que esperar por mais runs e por mais modelos para averiguar todas as possibilidades.
Mas se parece fazer causar essa ciclogénese aqui ... não achas que depois esse anticiclone é o responsável por forçar a depressão a subir e permitir que o AA volte a ganhar pujança.
Sendo certo que temos a depressão e temos o Anticiclone escandinavo como achas que poderemos ter um efeito rotativo dessa depressão por forma a impedir que o AA volte para cá ...
Não teriamos que ter uma crista do Anticiclone escandinavo sob o norte do UK ?????
O que quero dizer é como pode depois essa depressão ficar por cá .... ??
não me digam que após a passagem da frente, voltamos de novo ao AA e aos dias quentes, essa não!!