Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

http://www.meteogalicia.es/web/mode...nid=24D396BD3D0826B37CC4A8EF979AEA97.EUME-01B

A animação da nebulosidade alta.

Podem ver aquela assinatura em gancho a desenvolver-se de SW para NE, significa um aumento da convecção associada á tal perturbação embebida.
O quanto ela se vai desenvolver é uma incognita, para já tudo é praticamente possivel, desde uma pequena bolsa convectiva sem grande importancia até a uma ciclogenese...
 
GFS6z a materializar uma pequena ciclogenese no seio da frente...a animação de vapor de agua do Goes-E/NHC, evidencia um grande transporte de ar tropical para NW dos Açores e aseparação com sucesso dessa area de instabilidade de uma cut-off nos EUA.
Com essa bolsa de energia livre para ser apanhada no cavado que agora está para SE da Gronelandia, temos o embrião da nossa primeira tempestade de Outono.

Para já está tudo a correr como devia, os modelos estão concisos, mesmo a situação de 4f já está muito bem modelada.

Surpresas a haver virão daquela tal pequena bolsa instavel dentro da frente..e sendo uma caracteristica tão pequena ( mesoescalar) é dificilimo modelar com precisão a sua evolução.
 
boas
sim, os modelos estao a modelar bem uma cut off para a madrugada de quarta feira, se acontecer será bem intressante, duas frentes numa semana. :lol:
vamos ter uma semana de chuvinha :rain: e ventania...

gfs7661.png

gfs71141.png
 
Por aqui continuam quase todas as sajetas entupidas com folhas e lixo:mad:, mas a protecção civel tem estado a cortar alguns ramos maiores de arvores incluindo de palmeiras, uma vez que por aqui o vente é sempre duas vezes mais forte que o previsto!!
Ou seja se derem rajadas de 100 por aqui podem chegar a ser de 110!!!
 
Por aqui continuam quase todas as sajetas entupidas com folhas e lixo:mad:, mas a protecção civel tem estado a cortar alguns ramos maiores de arvores incluindo de palmeiras, uma vez que por aqui o vente é sempre duas vezes mais forte que o previsto!!
Ou seja se derem rajadas de 100 por aqui podem chegar a ser de 110!!!

Se fosse 2 vezes mais forte o vento seria de 200km/h e não de 110.:lmao:
 
Já que se falou do vento, vou referir as rajadas máximas em alguns locais de domingo para segunda segundo o windguru que se baseia no GFS:

Leça da Palmeira - 69km/h
Esposende - 76km/h
Aveiro - 68km/h
Viana do Castelo - 77km/h
Caminha - 80km/h
Cascais - 64km/h
Faro - 68km/h
Peniche - 70km/h
Sagres - 62km/h
Sines - 62km/h

Ao longo do litoral teremos rajadas acima dos 60km/h, mas em especial no litoral norte a coisa pode agravar bastante aproximando-se dos 80km/h.
 
Mudança brusca de tempo no continente a partir do fim de semana

De acordo com as previsões elaboradas pelo Centro de Análise e Previsão do Instituto de Meteorologia, I.P., o estado do tempo sofrerá alteração significativa a partir de amanhã, sábado, dia 22. Deve-se esta alteração à existência de uma depressão que se encontra localizada a sul do Algarve e que se deslocará durante o dia de amanhã para o interior da Península Ibérica, provocando para amanhã sábado, céu muito nublado nas regiões do interior sul, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos por vezes acompanhados de trovoada, estendendo-se esta situação no final do dia ao norte do território. Prevê-se igualmente uma ligeira descida na temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

A partir de domingo, 23 de outubro, o tempo em Portugal Continental passará a estar influenciado por sistemas depressionários, com superfícies frontais associadas, localizados entre a Galiza e as Ilhas Britânicas, que acentuarão a mudança significativa do estado do tempo.

Assim, domingo, 23 de outubro, um sistema frontal deverá dar origem à ocorrência de precipitação no litoral, no início da tarde, que se estenderá gradualmente a todo o País e que ao final da tarde e madrugada de segunda-feira, poderá ser forte e acompanhada de trovoada e granizo. O vento irá aumentar gradualmente de intensidade ao longo do dia, sendo moderado a forte e nas terras altas forte a muito forte, com rajadas da ordem dos 100km.

Após a passagem deste sistema frontal prevê-se a ocorrência de aguaceiros que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e uma acentuada descida da temperatura, em especial da máxima, na segunda-feira, com valores no norte e centro a variar entre 12ºC e os 15ºC e no sul entre os 16ºC e os 18ºC. A partir de terça-feira, dia 24, prevê-se uma acentuada descida da temperatura mínima que poderá atingir valores abaixo dos 5ºC nalguns locais do interior norte e centro.

Prevê-se que estas condições do estado do tempo, caraterizadas por precipitação por vezes forte e temperaturas consideravelmente inferiores às que se têm registado nos últimos dias, se mantenham durante a semana, esperando-se designadamente para quarta-feira e quinta-feira, dias 26,e 27, a ocorrência de mais um episódio de precipitação forte associado à passagem de novo sistema frontal no território do continente.

O IM sugere o acompanhamento da situação através da sua página de Internet www.meteo.pt
 
Boas

Nesta run das 12z, na madrugada de segunda feira dia 24, os valores de precipitação são elevados, em especial na regiao da Grande Lisboa e Peninsula de Setúbal. Situação a acompanhar nas próximas run´s.

6hrprecip.png
 
A precipitação é elevada, e nesta última saída do GFS vê-se uma ciclogénese rápida, cerca de 10 mbar em 6 horas, a rasar o litoral norte e Galiza. Estamos a entrar na fase crítica de afinação dos cenários previstos, e a previsão é cada vez mais extremada.
 
A precipitação é elevada, e nesta última saída do GFS vê-se uma ciclogénese rápida, cerca de 10 mbar em 6 horas, a rasar o litoral norte e Galiza. Estamos a entrar na fase crítica de afinação dos cenários previstos, e a previsão é cada vez mais extremada.

Se assim for, passaremos do Verão para o Inverno em 24h... Impressionante... :shocking:
 
Nesta Run das 12Z, o GFS parece querer confirmar a formação mais intensa da tal depressão secundária:

UCA0D.png


RlOZr.png


Com a precipitação mais intensa na madrugada de 2.ª Feira, e que, a manter-se assim, poderá causar muitos problemas:

q6uz7.png


Vo6IR.png



O ECMWF parece não intensificar tanto a depressão secundária:

y6hKC.gif


Continuar a acompanhar as próximas runs...
 
Primeiras chuvas: atue preventivamente!

As primeiras chuvas de Outono são geralmente responsáveis pelo arrastamento e concentrações de resíduos sólidos em locais inadequados (sarjetas, sumidouros, valetas) originando acumulações de águas pluviais que poderão provocar cortes de vias de comunicação, inundações nos pisos mais baixos de edifícios e outras situações.

Estando os Serviços Municipais de Proteção Civil encarregues da limpeza e desobstrução de sumidouros, valetas e outros canais de drenagem, entre outras medidas estruturais, aos cidadãos competirá tomar atitudes proativas, assegurando por exemplo a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais ou varandas, e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados de habitações.

Para o esclarecimento de dúvidas, contacte o seu Serviço Municipal de Proteção Civil.

http://www.prociv.pt/Pages/Noticias.aspx?NoticiaId=664
 
Boa noite,


Sei que devria estar no topico "açores /Madeira) mas infelizmente anda tudo offline:D

Algum dos menbros pode informar-me de como andará o tempo no dia 23/24 na Madeira, pois o IM dá uma previsão mas analisando alguns dos modelos, penso que será mais "ligeira" a situaçao...talvez aguaceiros por vezes moderados..não sei. Quanto ao vento e as trovoadas já não sei analisar..

se alguém puder ajudar..obviamente agradecia:lmao: