Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Parece haver 2 momentos importantes de precipitação embora seja todo um dia de chuva.

Entre as 12 e as 15 horas, na Costa Ocidental a norte do Cabo Mondego e particularmente no Minho e Douro Litoral e depois das 18 horas na zona Sudeste, margem esquerda do Guadiana e Sotavento do Algarve prolongando-se depois para a província de Huelva onde parece que a frente de reactivará... Vamos ver se se concretiza. :cold:
 
A ondulação do jet terá um papel importante neste evento visto que haverá uma intensificação do movimento vertical na atmosfera?!

gfs-5-18.png
 
Resumo da situação ( 06h de 4f ás 10h de 5f)-


Região litoral a norte do cabo raso

Logo a partir das 06h teremos um grande agravamento do estado do tempo, com ventos fortes de S, e periodos de chuva forte.
Células convectivas mais intensas poderão gerar rajadas de vento eventualmente superiores a 120km.h.
Esta situação manter-se-há até ao meio da tarde, sendo que ao fim da tarde e inicio da noite teremos uma melhoria destas condições.

De seguida, entre as 22h de 4f e as 10h de 5f, outro periodo mais activo chegará, esta situação em pós frontal será caracterizada por aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo, e vento moderado a forte de W.

Região do interior a norte de Montejunto-Estrela

Nesta região teremos maior parte da precipitação sob forma estratiforme.
Entre as 10h de 4f e as 20h de 4f teremos ventos muito fortes de S nas terras altas.
A precipitação será forte e persistente principalmente pela tarde.

Na fase pós-frontal, entre as 00h de 4f e as 10h de 5f teremos uma melhoria no que toca á precipitação, mas o vento deverá rodar para W e tornar-se forte especialmente na madrugada.

Região a sul de Sintra-Estrela

Aqui teremos os parameteros de severidade convectiva mais gravosos.
A partir de meio da manhã de 4f teremos a entrada da frente.
Desde as 11h de 4f até ás 02h de 5f, mas principalmente entre as 12h de 4f e as 20h de 4f, teremos convecção intensa, ventos fortes de SW com rajadas localmente muito fortes.
A precipitação será por vezes muito forte.
A partir das 00h-02h de 5f passaremos ao regime pós frontal, com agauceiros por vezes fortes e o vento a rodar para W enfraquecendo gradualmente durante a madrugada e manhã.

...........................................

Esta situação meteorologica será de gravidade acentuada dada a sua ocorrencia a meio de um dia, e num periodo vulneravel para as terras baixas do litoral dadas as actuais marés vivas.
Aconselha-se grande prudencia na condução, mantenham-se em locais seguros, aconselha-se que se prendam objectos soltos e que se tomem medidas de prevenção em zonas de cheias habituais.


Para mais informações consulte os sites:

http://www.meteo.pt

http://www.prociv.pt/SISTEMANACIONAL/SISTEMANACIONAL/Pages/default.aspx
 
Penso que amanha vamos ter um evento muito significativo, que vai deixar marcas, mas certezas só amanha, por isso vamos esperar para confirmar o aviso do Estofex que a verificar-se é grave...
 

para completar a informação eles dizem assim:

Previsão de tempestade

Válido: Quarta 26 de outubro de 2011 06:00h a quinta 27 out 2011 06:00 UTC

Emitido em: ter 25 out 2011 21:42

Forecaster: Pucik

A 2 nível foi emitido para o Oeste da Península Ibérica, principalmente para excesso de chuvas, rajadas de ventos fortes e tornados.

A nível 1 ao redor do nível 2 foi emitido para as extensões mais de metade ocidental da Ibéria, principalmente para excesso de chuvas e rajadas de vento.


Bem eles nao tem papas na lingua!
É esperar para ver:eek:
 
E pronto; chegamos ao ponto de rebuçado.
A partir de agora , mesmo que não venha o que parece que vai vir,esta expectativa , já ninguém nos tira e desde já,
angaria mais uns quantos , cimenta os indefectíveis e claro está,
contribui para a proliferação da paixão.
Mesmo sabendo que quinta-feira, tudo acaba.
Que saudades . Venha de lá emoção...
 
Neste momento estamos a ser afectados por uma primeira fase de precipitação fraca/moderada estratiforme, porém no satélite já se vê uma grande linha de instabilidade, que será a responsável por grande parte da precipitação. Nota-se claramente um grande desenvolvimento vertical. a minha opinião, é mesmo possível formação de um SCM. Podem dali ocorrer eventos bastante severos, é preciso tomar precauções! O sat24 detecta actividade elécrica...

 
Tanto o Aladdin como o Hirlam metem bastante precipitação entre 20 a 30 mm no Sotavento Algarvio. Lá vai o resto da cobertura do aeroporto de Faro ao ar ou então vem abaixo literalmente. Porque na minha opinião, pode existir fenómenos severos no Algarve.
 
Essa linha irá atingir o pais todo certo? Qual será a intensidade prevista no distrito de évora?

Cumps,

O distrito de Évora será a partir da tarde atingido pela Frente fria, pois agora passou a frente quente. é essa segunda linha de instabilidade que se fara sentir com bastante intensidade.

Na minha opinião vamos ter surpresas, pois o sistema vem com uma forte dinâmica, e ao entrar em terra e penetrar para o interior é bem capaz de vincar a sua força com forte sistemas convectivos acompanhados de actividade eléctrica, ventos fortes e (esperando que não faça estragos avultados) mas também poderão ocorrer grandes granizadas e tornados...
 
É difícil prever onde vai ser mais intenso. Há condições para a ocorrência de fenómenos severos em qualquer parte do país mas como se sabe em situações convectivas são sempre zonas muito localizadas.
No geral pode-se contar com vento forte a muito forte, não são de excluir rajadas de 100km/h ou mais nas terras altas e chuva moderada a forte.
Pontualmente poderão existir situações mais gravosas mas é uma incógnita.
Recomenda-se agora os olhos postos no radar dopller do IM. Já sabem que zonas amarelas, laranja e vermelho são sempre de desconfiar com particular atenção para os pontos laranja e vermelhos que esse sim indicam condições severas, no entanto nem sempre é fácil prever essas situações que podem ou não acontecer.
 
Essa linha irá atingir o pais todo certo? Qual será a intensidade prevista no distrito de évora?

Cumps,

A linha de instabilidade vai trazer um periodo de agravamento do tempo em todo o pais.
Apesar de tudo é no litoral e especialmente na zona a sul de Sintra-Estrela que os parametros de dinamica atmosferica são mais condutivos para fenomenos severos como:

-Tornados ( já agora..o termo mini-tornado é completamente errado..podem haver tornados fracos mas nunca "mini")

-Downbusrts ou Microburts ( Rajadas de vento muito forte causadas por celulas convectivas intensas, os Downbursts afectam areas maiores que os Micro)

-Trovoadas severas (com grandes precipitações em curto espaço de tempo e mesmo granizo, embora na fase pós frontal, a partir do inicio da noite, o granizo seja mais pacivel de ocorrer do que no sector quente)