Boas
Para a tarde de amanhã uma bolsa de ar frio em altura afecta em especial o norte, associada a um cavado.
Á superfície ar subtropical continua a ser empurrado para norte pelo fluxo de SW, com razões de mistura na ordem dos 9-12g/Kg.
O aquecimento diurno em conjunto com a entrada deste ar húmido em especial pela faixa costeira deverá criar perfis verticais instáveis com CAPE moderado ( 500-900J/Kg)tendo em conta os geopotenciais já razoavelmente baixos...maior parte do CAPE estará concentrado no litoral norte e centro já que para o interior a presença de humidade é mais limitada.
Em altura um fluxo intenso de W estabelece-se entre esta massa de ar fria a norte e ar quente que se aproxima das regiões mais a sul, com máximos de shear/fluxo ao longo do centro do território.
Litoral N/NW
Ao longo da tarde e noite o CAPE mantem-se decente em especial na faixa costeira.
A proximidade com o jet a sul cria shear moderado ( DLS 25-40kts; 0-6 20-30m/s), que deverá ser capaz de sustentar convecção com algum grau de organização.
O ar frio e algo mais seco nos níveis altos favorece a ocorrência de granizo.
Durante o período, algumas linhas de convergência afectam a região provenientes de W, e há também convergência costeira, que deverão criar algum forçamento dinâmico, compensando a falta de "features" nos níveis altos que criem mecanismos de forçamento sinóptico de escala maior.
Dada a presença de bastante humidade, algumas células com precipitação intensa deverão ocorrer, e em conjunto com os dados acima referidos, tais células mais organizadas poderão igualmente ser capazes de produzir granizo e algumas rajadas, por este motivo um nível amarelo parece adequado.
Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros/trovoada
Amarelo
- Aguaceiros/trovoada
- Precipitação localmente forte
- Granizo
- Rajadas ( risco baixo)
- Tromba de agua ( risco baixo)