Fernando Costa
Cumulus
Para quando mudança de padrão para tempo mais normal? Espero sinceramente que Novembro traga chuva e o tão desejado frio. Aliás eu até acho que podemos vir a pagar mais lá para frente.
Para quando mudança de padrão para tempo mais normal? Espero sinceramente que Novembro traga chuva e o tão desejado frio. Aliás eu até acho que podemos vir a pagar mais lá para frente.
Eu também acho... isto é anormal demais.
Não tem nada de anormal ou normal, apenas estamos a entrar num período cujo o retorno (um episódio destes voltar a acontecer) deverá ser de muitos anos, mesmo décadas. A ciência que gostamos não existem padrões normais ou anormais, tudo é possível , pode é ser algo frequente ou raro.
Desculpe, mas não concordo consigo. Estes padrões de tempo quente fora de época estão a ser cada mais frequentes em Portugal. A última vez que vimos uma situação idêntica foi em Outubro de 2011, portanto não foi à muitos anos muito menos à décadas atrás. Mas como disse, espero que Novembro traga a chuva e o frio da época.
Não tem nada de anormal ou normal, apenas estamos a entrar num período cujo o retorno (um episódio destes voltar a acontecer) deverá ser de muitos anos, mesmo décadas. A ciência que gostamos não existem padrões normais ou anormais, tudo é possível , pode é ser algo frequente ou raro.
Ainda em 2011 tivemos um evento de calor bem maior que este na nossa zona e não só...
A diferença é mesmo a altura do mês, relacionada com a intensidade. A intensidade do evento de 2011, apesar de grande, foi ainda na primeira quinzena, sendo este evento na segunda quinzena, é de uma magnitude um pouco maior mesmo que a duração seja menos.Ainda em 2011 tivemos um evento de calor bem maior que este na nossa zona e não só...
Três semanas, acho que só findou a 20 de Outubro.O que torna tudo isto mais invulgar é que já tivemos um inicio de Outubro chuvoso e com temperaturas da época. Em 2011 o calor veio no seguimento de Setembro, tendo ocorrido praticamente todo nas primeiras duas semanas de Outubro.
A diferença é mesmo a altura do mês, relacionada com a intensidade. A intensidade do evento de 2011, apesar de grande, foi ainda na primeira quinzena, sendo este evento na segunda quinzena, é de uma magnitude um pouco maior mesmo que a duração seja menos.
Eu queria dizer que era de magnitude maior em termos de ser na altura do mês que é, excluindo isso obviamente que o de 2011 foi bem maior. Desse modo, sim, apenas em Faro houve recordes absolutos, mas a temperatura nos outros sítios não subia tão alto a fim de Outubro há muito tempo.Sim concordo a diferença está em que em 2011 foi na primeira quinzena, mas discordo que este evento seja de uma magnitude maior! A ser como parece foi apenas no Algarve onde se bateu alguns recordes