Olhando a todos os modelos depois das 108h, todos os modelos divergem, ou seja temos uns cenários em que aquele suposto sistema frontal, nos atinge e outros em que nem nos toca ...
Posteriormente temos modelos que mostram a cut-off que vai ser empurrada para Oeste/Sudoeste de Portugal, outros que mostram ela posteriormente ao sistema frontal a ser formada, e a ser empurrada para Sudoeste, passando ao largo da costa e sem nos afectar injectando somente ar seco .... e quente ... !!
E outros modelos que mostram ela estacionada durante vários dias ao largo da costa portuguesa ....
Sinceramente acho o cenário do GFS pouco provável porque o Anticiclone no Centro/Norte da Europa deverá "soprar" a depressão para Leste !!
Seja como for o cenário do ECM e agora também de outros modelos mostram o pior cenário possivel com ela a ser empurrada para oeste ...
Mas também pode tudo mudar ...
Não interessa o anticiclone na Europa, para já o importante é que o Pacifico está a passar por uma fase activa, e a zonal forte vai empurrar as ondas do jet ( ondas de Rossby) para leste, acabando por "encavalitar" as ditascujas sobre o Atlantico.
Dependendo da intensidade do fluxo zonal no Pacifico-USA, toda este amalgama pode ser mais ou menos empurrada para leste, culminando com a cut-off a vir-nos parar em cima.
A questão do anticiclone de bloqueio na Europa é apenas um dos factores, mas nesta altura acho que a força prevalecente será a da zonal do Pacifico e tudo dependerá de como essa energia vai empurrar todo o complexo pantano que está no Atlantico.
O que é certo é que estamos a caminho de um inicio de Outubro em que a circulação meridiana e bloqueada se vai manter no Atlantico, agora é ver se nos calha a sorte de ter umas cut-off´s ou se as coisas se vão conjugar para manter o tempo seco e quente.