Boas tardes..
Nas proximas horas continuaremos a ser afectados por instabilidade associada a uma lingua de ar quente e humido que acabará de varrer o sul de PT continental até ás 21-00h.
Durante a noite novas bandas convectivas que circulam em torno ao nucleo depressionário deverão voltar a afectar em especial o norte e o centro ( A sul inicia-se um regime de advecção quente em altura que é incompativel com a ocorrencia de instabilidade).
Norte + Centro
Atenção a uma dessas bandas convectivas, que varrerá o norte/centro de W para E, a partir do meio da madrugada e até meio da tarde de amanhã.
Esta banda convectiva é suportada em altura por uma short wave, com um padrão de divergencia favoravel entre os 500 e os 300hpa, e nos niveis baixos e médios por uma linha de convergencia.
Á superficie a banda convectiva começa a assumir caracter frontal, separando ar mais fresco atlantico procedente de NW de ar subtropical que se mantem sobre o centro/sul e porções do interior norte.
Em altura, para alem da short wave referida, temos a N a aproximação de um nucleo frio que aumentará o gradiente/CAPE/instabilidade, e +- sobre o vale do Tejo temos o reestablecimento do jet na fronteira de uma bolsa de ar quente que se aproxima de SW com o frio no norte/Galiza.
Assim durante a noite teremos manutenção de condições favoraveis á ocorrencia de aguaceiros e trovoadas que poderão ser localmente moderados a fortes.
A partir do meio da madrugada uma banda convectiva mais activa deverá começar a varrer o litoral, a presença de ar relativamente quente e humido á superficie e de ar mais frio e seco em altura criarão instabilidade com uns 400-800J/Kg de CAPE, o CAPE não sendo muito expressivo, será compensado pelo forçamento dinamico moderado a forte devido á aproximação da short wave.
O shear será em geral fraco a moderado, um pouco mais intenso na região centro ( onde se impõe de novo o jet), sendo que se espera em geral alguma organização convectiva insipiente com risco de algumas rajadas moderadas a fortes ( 60-80km.h), granizo e eventualmente uma ou outra tromba de agua no litoral.
Durante a tarde a maioria da actividade migrará para o interior, onde encontrará forçamento orografico e um lento mas decente aquecimento diurno, dado isto e a presença de forçamento dinamico e algum shear poderemos contar com alguns focos convectivos localmente moderados capazes de gerar precipitação por vezes moderada a forte, granizo, e alguma rajada moderada a forte dispersa.
Amarelo ( não severo)
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
Laranja ( Risco baixo a moderado)
- Aguaceiros/trovoada
- Precipitação localmente forte
- Granizo
- Rajadas ( risco baixo)
- Tromba de agua ( risco baixo limitado ao litoral)
Fenomenos referidos por ordem decrescente de probabilidades ( de cima para abixo).