Melhor, todo o Norte do país sem dúvida...Bem estou a ver que vai ser mesmo complicado para o litoral norte
Melhor, todo o Norte do país sem dúvida...Bem estou a ver que vai ser mesmo complicado para o litoral norte
Só fazem análises para eventos convectivos. Amanhã será no geral precipitação estratiforme. Na quarta-feira com a chegada do pós-frontal já devem colocar algo.O pessoal da Estofex ainda não fez nenhuma analise!
É basicamente isto daqui a algumas horas, já em formação..
é impressão minha ou isso vai passar mais a norte do que o esperado?
No Gong o centro passou no norte de Portugal, e tinha um "gancho" de vento muito intenso a afectar o centro do país, que foi o que fez tombar milhares de árvores. A localização exacta desse gancho é que foi variando um pouco na véspera.
Exemplo de previsão de rajadas no Gong em 2013:
Agora não está modelada uma situação desse género. O vento é menos intenso, em contrapartida dura bastante horas.
O maior problema deste evento é a precipitação, mas é claro que o vento não é negligenciável, e como é o primeiro temporal da temporada talvez haja coisas mal preparadas, lembro-me sempre de coisas como gruas, andaimes de obras, etc.
Alguns modelos tem valores obscenos de precipitação aonde ocorra efeito orografico.
romeupaz era mesmo por ai que eu ia dizer, esperemos pelo evento em si porque nunca se sabe até que ponto aquando da passagem não ocorrerá uma descida acentuada da pressão, o Gong é prova disso que cavou assim de repente, portanto não considero na minha opinião ainda uma Ciclogénese Explosiva, acho que só mesmo em cima do evento.
De qualquer maneira acho muito correcto este aviso antecipado do IPMA por precaução. A prevenção sempre em 1º lugar.