Seguimento Açores e Madeira - Abril 2015

Não sei até que ponto não podemos considerar que é uma oclusão... As condições presentes têm todas as características de uma oclusão, ou seja, nevoeiro com VV00 VV01 e com períodos de chuva forte. Portanto são condições idênticas ás de uma oclusão.
Não sei se alguém tem algo a acrescentar!!?

Penso que talvez quisesses dizer frente estacionária que é realmente a forma como esta que atravessa os Açores foi caracterizada:
DNXPD97.jpg

A frente estacionária pode formar ondulações no fluxo de sudoeste. A interpretação do MetOffice é ligeiramente diferente do NHC, coloca já a frente mais ondulada:
zQdm4ie.gif

Assim teria passado recentemente no Grupo Central um segmento quente e ficando todas as ilhas em sector quente. As temperaturas muito semelhantes em todas as ilhas talvez me levem a aceitar esta hipótese. O que acham?
hmf3xGa.jpg

Última edição:

Faz sentido. As temperaturas são homogéneas devido à canalização do ar quente e húmido entre a frente fria a oeste (corrigido) e a frente estacionária a sudeste. Penso que a animação corrobora a minha opinião:

1AhCnuN.gif

PS: Apagão massivo das estações do IPMA no arquipélago. Só 3 a medir temperatura, precipitação e humidade. Só 1 (Flores) a medir a pressão.

Última edição:
Boas ... Dia e noite com muita chuva por aqui ... Há muito tempo que não chovia tanto como hoje ... Agora com o avançar da noite a precipitação tornou-se mais fraca e menos constante ... :rain: Confirma-se por aqui também muita neblina com o nevoeiro a chegar por algum tempo à cidade de Angra o que não é muito habitual ...

Bem! Aqui pela Horta, das 12h de ontem, até ás 12h de hoje, acumulou na estação do observatório apenas 52L m2 Damm... ️ de longe a precipitação ultrapassou os máximos do aviso Amarelo

• Gosto
Reactions: StormRic e Afgdr
Bem! Aqui pela Horta, das 12h de ontem, até ás 12h de hoje, acumulou na estação do observatório apenas 52L m2 Damm... ️ de longe a precipitação ultrapassou os máximos do aviso Amarelo
47884b52af42def494a3026bf8855a27.jpg

de longe a precipitação ultrapassou os máximos do aviso Amarelo

Atenção à leitura do quadro, ver as unidades (coluna da direita): para a precipitação é mm/h, ou seja quantidade em uma hora, não é no dia todo (24 horas). Para ultrapassar o amarelo era preciso que numa só hora chovesse mais de 20mm.

• Gosto
Reactions: lserpa
@StormRic sim, eu seu, apenas calculei mal o acumulado em 6H, ontem, mais tarde consultei o IPMA onde constam os valores para os Avisos e constatei que estava errado que tinha dito. Se fosse pelo acumulado em 24H, teria dito que tinha ultrapassado o Aviso Vermelho :eek::D O que seria uma grande estupidez da minha parte :lol:.

E agora é esperar pelo novo Aviso Amarelo para esta madrugada :thumbsup::viva:

• Gosto
Reactions: Afgdr
Para esta madruga o GFS está muito otimista no que diz respeito à precipitação para o sul do Faial, Sul do Pico e mais tarde São Miguel.
ee24d8c4ce2ed770f14e161633d4ab81.jpg

O ecmwf empurra a precipitação no grupo central para o mar.

ce5575b7aba0be219b7d030b92790fcc.jpg

O que parece estar garantido é São Miguel.
b48919b197d5e339774c6eaa43275b62.jpg

Segue a escala do ecmwf.
54beb946f4170c7576ab5f51cef96aa0.jpg

Em ambos os modelos haverá um pico muito concentrado de precipitação e que será muito considerável caso a mesma acerte terra... Vou. Er se o AROME tem alguma coisa disponível, mas duvido muito...

• Gosto
Reactions: StormRic e Afgdr