Seguimento Açores e Madeira - Abril 2025

Então está incorrecto nos termos usados, devia ser dito "em 60 minutos". Tal como quando queremos referir um período de 24 horas, não dizemos "em 1 dia" mas explicitamos "em 24 horas".

Como referi, a informação é prestada pelo IPMA.
Tenho visto relatórios oficiais do IPMA sobre eventos extremos e a terminologia é 1h, não vejo 60 minutos em lado nenhum. Se calhar é informá-los que estão errados.

Não são erros de leitura, são os dados facultados pelo IPMA ao jornal.
E já nem vi este outro erro, que ainda é mais estranho: "Chão do Areeiro (64,2 mm/1h).". Como é que pode ter havido este valor se não há dois registos horários consecutivos cuja soma seja maior ou igual a 64,2 mm??

Grande parte desse valor foi registado na última meia hora do período das 04h às 05h (utc) e a passagem da célula ou linha de instabilidade que gerou a precipitação significativa continuou além das 05h.
É óbvio que sabemos isso, mas não está implícito na leitura da notícia, no mínimo falta a informação das parcelas que somam 1 h, isto é entre que horas/minutos ocorreu a precipitação que acumulou o valor.

Porque esta informação só pode ser facultada e tratada pelo IPMA
E até inclui uma informação errada: "De acordo com os critérios do IPMA é considera chuva torrencial quando a intensidade é superior a 60 mm/h.". Não é isso que está nos critérios.

Essa notícia que partilhaste agora não conhecia, daí eu ter duvidado que os dados tivessem sido facultados directamente pelo IPMA.

Porque esta informação só pode ser facultada e tratada pelo IPMA neste curto espaço de tempo.
Por acaso não é bem assim.
Eu (e qualquer outro membro ou visitante que já tenha visto o link) tenho acesso aos registos de estações automáticas no Continente e Açores, e que são de 10 em 10 minutos.
Na lista desse link não aparecem as estações da Madeira, para as quais deve existir outra lista cujo link desconheço. Em ambas as notícias não está escrito que a informação foi facultada e explicada directamente pelo IPMA. Se o repórter tiver acesso à lista das estações da Madeira (tal como temos para o Continente) então as conclusões foram todas tiradas pelo próprio repórter e não mediante uma comunicação directa com o IPMA. Ao repórter e IPMA caberá esclarecer.

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Qual é a definição de chuva torrencial do IPMA?

Que eu saiba não existe essa definição mas sim o critério para Aviso Vermelho na Madeira relativo a precipitação:

Para os três intervalos indicados os Avisos são Amarelo/Laranja/Vermelho

PrecipitaçãoChuva/Aguaceiros10 a 2021 a 40> 40mm/1hMilímetros numa hora
30 a 4041 a 60> 60mm/6hMilímetros em 6 hora

Que eu saiba não existe essa definição mas sim o critério para Aviso Vermelho na Madeira relativo a precipitação:

Para os três intervalos indicados os Avisos são Amarelo/Laranja/Vermelho

PrecipitaçãoChuva/Aguaceiros10 a 2021 a 40> 40mm/1hMilímetros numa hora
30 a 4041 a 60> 60mm/6hMilímetros em 6 hora
Existe categorização de intensidade de precipitação além dos avisos.

Existe categorização de intensidade de precipitação além dos avisos.

Certo, eu referi para "torrencial". Poder-se-á usar a definição de "aguaceiro violento", com 50mm/h. Mas é uma medida proporcional, um "aguaceiro" raramente dura uma hora. Se durar apenas 1 minuto e acumular 1 mm será que se considera "violento"? Se durar 10 minutos acumulando 10 mm ?
É uma classificação dúbia, era preferível ser uma classificação referida a períodos mais curtos.

Bom dia, sigo com 9°c e uma mínima de 8,5 esta madrugada.
Temos tido alguns aguaceiros.
Ontem à tarde um dos aguaceiros foi mesmo de granizo.
Esperam-se aguaceiros de neve no Pico acima dos 1300m, aumentando a cota ao final da tarde e ficando-se pelos 2000 amanhã.

Grandes nevões no pico estes últimos dias. Pena a montanha só se ter mostrado uma vez por breves momentos. Com as sucessivas oscilações da cota da neve, tem sido uma luta para o acumulado de manter dos 1500 para baixo.

EApitfy.gif

Durante uns tempos parecia que não ia cumprir os requisitos mas deverá ser uma ciclogénese explosiva. O pior não deverá afetar as ilhas.

SmV5yx2.gif