Desculpem lá esta pergunta !
Mas ai nos açores 30,0ºC é muito?
Ou não estão abituados ?
Sim é muito porque não estamos habituados, e temperaturas desta ordem não fazem parte do verão açoriano, já de si mais ameno e temperado do que o verão da Madeira, talvez por as ilhas açorianas serem mais atlânticas e por se situarem mais a norte e com maiores índices de humidade relativa. Aqui é raro o ar estar seco, mas este ano está batendo recordes tanto ao nível da temperatura como da humidade.
Isto muito raramente se viu por aqui dantes humidades relativas assim tão baixas e temperaturas tão altas de 29 , 30 e 31 que aqui como deves calcular são mesmo escaldantes. 29 ou 30 º C aqui não é o mesmo que na Madeira. A sensação de calor aqui é a dobrar.
Fogos de verão aqui são também inexistentes... até porque a humidade e a nebulosidade caracteristica das ilhas servem como elo protector... mas até isto, este ano já aconteceu em Santa Maria. É mesmo inédito! Os Açores são ilhas muito dependentes do regime pluviométrico, daí que os impactos que possam advir das alterações climáticas na nossa região, possam vir a ser mais preocupantes do que em outros locais situados à mesma latitude.
Os Verões açorianos até há bem pouco tempo, eram mais amenos do que os de hoje, e eram raros os dias de céu completamente limpo. Aliás, céu pouco nublado ou limpo aqui era uma coisa desconhecida, e não era assim tão comum como tem acontecido nos anos mais recentes. Até há à década passada, era bastante normal chover mais ou menos abundante no verão. Meses secos aqui também não havia. Contudo, essa realidade também parece estar a querer mudar.
A irrigação dos campos era também até há bem pouco tempo, completamente desconhecida nos Açores, porque a humidade e a precipitação eram bastante abundantes e regulares durante o ano inteiro. Tal cenário também parece estar querer a mudar... Se isto tornar a acontecer nos próximos verões, os recursos hídricos em muitas ilhas ( as mais pequenas) poderão diminuir até ao ponto de se tornarem insuficientes para atender à demanda durante os períodos de pouca chuva.
A redução das nuvens que se formam sobre as ilhas, e que dão um contributo muito importante para a precipitação, sem elas (o nosso típico "capacete" de nuvens), as ilhas açorianas vão ver o seu ecossistema definhar a passos largos, e podemos vir a contar com graves problemas de falta de água no fim deste século.
Ainda há dias atrás tivemos por cá dias tórridos de céu completamente limpo e quente. Toda a gente até falou disto por aqui, porque não estamos habituados a esta situação... é uma situação "atípica", e a visibilidade era tão límpida que conseguiu-se ver as ilhas bem mais próximas umas das outras...
Este ano está sendo por demais... de resto é exactamente como o Afgdr referiu, temperaturas nos Açores acima de 28 º C equivalem já a avisos de calor, que obviamente têm a ver já com os critérios dados para cada região.