Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Alguma possibilidade de termos trovoada como a que se passou no domingo ou madrugada de segunda-feira?

Ganância :D

Eu acho que vai haver trovoada mas um bocado a sul das ilhas. Não sei a que distância.

De qualquer das formas, vai vendo -> https://charts.ecmwf.int/ (lightning na lupa -> Lightning flash density during last 6 hours)

Ganância :D

Eu acho que vai haver trovoada mas um bocado a sul das ilhas. Não sei a que distância.

De qualquer das formas, vai vendo -> https://charts.ecmwf.int/ (lightning na lupa -> Lightning flash density during last 6 hours)
eheheh o evento anterior foi excelente! Obrigado pelo website, assim já fico a perceber melhor a probabilidade de trovoada !

Entretanto a Madeira (Funchal) continua a somar uma enormidade de noites tropicais.
Em Julho foram 30 dias (31 dias no Lido). Na normal 71-00 a média eram 4,3 noites.
Agosto vai fazer o pleno...

Desde 24/02 que não é registada uma mínima <= à normal 71-00.

Parece cada vez mais evidente que a Tméd (71-00) é agora a nova normal das mínimas e a Tmáx (71-00) é a nova a normal da temperatura média.

Funchal.webp

Novamente cai um aguaceiro muito forte nesta altura em Ponta Delgada.
A Costa Norte do lado ocidental de São Miguel continua com céu limpo.
Parece que nem estamos na mesma Ilha.
Continua a chover forte pela maior cidade dos Açores
Sim, na maia, ribeira grande, dia segue com sol e abafado!!!! Nem cai um aguaceiro, nem uma trovoada

Sim, na maia, ribeira grande, dia segue com sol e abafado!!!! Nem cai um aguaceiro, nem uma trovoada.
Sim já falei com malta aí da costa Norte e não cai nem um pingo.
Aqui pela costa sul o caso muda de figura, mas parece que essa noite a instabilidade vai aumentar pelo grupo Oriental devido a uma linha de instabilidade.
Vai ser mais uma noite que meus cães vão se esconder debaixo da minha cama :lmao:

O que choveu, supera o aviso amarelo…
Escola do Mar em 2h acumulou 50mm entre as 04:30 e as 06:30

E trovoada foi ao fartote.

Como não tenho UPs na minha estação, fiquei sem dados coerentes, pois mais uma vez, a trovoada fez com que o quadro eléctrico lá de casa disparasse…