O Grupo Central encontra-se agora sob aviso vermelho, para além do Grupo Oriental.
Grupo Central - Aviso vermelho para vento no que diz respeito a velocidade média (>87 km/h) e rajadas que podem ultrapassar os 130 km/h e aviso amarelo para precipitação pontualmente forte, trovoada e ondulação forte, com ondas de 6 a 7 metros na costa sul das ilhas
Grupo Oriental - Aviso vermelho para vento no que diz respeito a velocidade média (>87 km/h) e rajadas que podem atingir os 150 km/h bem como para ondulação muito forte, com ondas de 9 a 10 metros, podendo atingir os 15 metros e aviso amarelo para precipitação pontualmente forte e trovoada
Precipitação sem causar problemas de maior até às 15h, intensidades foram muito elevadas durante a madrugada no Pico e São Jorge.
Registo comparado dos valores de vento médio em 10 minutos, nas estações da RHA em S.Miguel, Santa Maria e Pico. Máximo de 83,6 km/h em Espigão da Ponte.
Vento a diminuir em todas as estações da RHA, excepto Santa Maria, estação mais elevada na ilha, que atinge o valor máximo registado em todo o evento em todas as estações:
86,4 Km/h de vento médio em 10 minutos, às 16:00h.
Fui até à avenida de PDL por volta das 14:30, hora local, ou seja, passível de ver a ondulação e a ventania máximas. Desde já escrevo que uma secção não inferior a 10 metros foi arrancada no porto perto do farol. Ao longo do dia a ondulação deverá causar mais danos.
A polícia fechou a avenida à frente do clube naval (e esteve a avisar as pessoas para não se aproximarem muito da berma) que foi onde vi as ondas. Estavam lá algumas pessoas a filmar. O vento muito forte de oeste tem 'decapitado' as ondas aquando da sua rebentação. O ilhéu do Rosto de Cão, com os seus 35 metros de altura, é por vezes eclipsado pela rebentação.
Desta aventura meteolouca tiro uma lição valiosa. Não tentar andar contra um vento correspondente a um aviso vermelho. É frustrante
As ruas têm pouca gente. Alguns carros com pessoas lá dentro decerto a divertirem-se com as figuras tristes dos transeuntes (incluindo a minha)
Na sequência da queda de chapas do telhado do Hotel Lince, a Proteção Civil de Ponta Delgada encerrou, por questões de segurança, o troço da Avenida Dom João III junto a este hotel.
A Proteção Civil de Ponta Delgada aconselha a todas as pessoas a tomarem as devidas precauções e permanecerem dentro das suas casas.
No âmbito do aviso vermelho para vento e o registo de ocorrências de queda de telhas e chapas de telhados, o Serviço Municipal de Proteção Municipal de Ponta Delgada encerrou o trânsito na Avenida Roberto Ivens, Rua de Lisboa e Rua Tavares Resendes.
Segundo informações avançadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada, apesar das várias ocorrências ainda não há grandes danos a registar no Concelho.