Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2015

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Sim, não duvido dos valores das estações. Este vídeo é deste fim de tarde na baixa do Funchal:



Na zona onde me encontrava, a cotas intermédias, apanhei cerca de 25-30 minutos desta intensidade. Tão depressa começou como acabou. Não duvido dos 10 mm, mas embora não chovesse há muito tempo, o Funchal já levou com 10 mm sem este tipo de problema. Empiricamente, por aquilo que escorria pelas ruas, pareceu-me mais de 10 mm.


Pois, a chuva foi bastante forte. Só para terem uma ideia, como já descrevi quando deu essa chuva vinha na via rápida, entrei na zona da Boa Nova e sai na saída do Pilar em Santo António que é um percurso que normalmente se faz em quê? 5 minutos? Entrei nessa zona e começar a dar uns chuviscos. Antes disso, o dia todo nunca choveu. Entrei depois no túnel antes da saída do Campo da Barca e quando saí já vinha a dar uma chuva forte. Continuei e depois entrei no túnel antes dos Viveiros onde já vinha a chuver bem. Depois saio do túnel a seguir à saída dos Viveiros, antes de Santo António foi quando a chuva era fortíssima, começou a cair o granizo e o os carros começaram a abrandar pois não se conseguia ver nada apesar dos limpa pára-brisas no máximo. Fui para a faixa da direita e depois o tipo da frente abrandou tanto que tive de andar em primeira velocidade numa zona que se faz normalmente a 80/100 km/h. Foi seguir os farois vermelhos do da frente e apontar o carro para lá lol. Saio da via rápida vejo um grande percurso de água pela estrada abaixo. Quando dá chuva mais forte é normal isso acontecer. Tem umas adufas para escoamento mas o problema é que a água começa a acumular e a ganhar velocidade por ali abaixo e de pouco serve. Depois lá em baixo, na Baixa do Funchal é que leva com a água toda.
 
Saio da via rápida vejo um grande percurso de água pela estrada abaixo. Quando dá chuva mais forte é normal isso acontecer. Tem umas adufas para escoamento mas o problema é que a água começa a acumular e a ganhar velocidade por ali abaixo e de pouco serve. Depois lá em baixo, na Baixa do Funchal é que leva com a água toda.

O perfil e inclinação dos pavimentos foi mal concebido, está visto.
 
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Bom dia mais animação
Aviso Meteorológico 137/2015
28, Dezembro de 2015 às 07:17
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:

Na sequência do comunicado anterior, emite-se:

*** PARA O GRUPO OCIDENTAL ***

--- Aviso LARANJA referente a:

VENTO relativo a Rajada Máxima

No período entre as 03UTC de 2015-12-29 e as 15UTC de 29-12-2015

Direcção de sudoeste a rodar para oeste.

--- Aviso AMARELO referente a:

VENTO relativo a Velocidade Média

No período entre as 15UTC de 2015-12-28 e as 12UTC de 29-12-2015

Direcção de sudoeste.

VENTO relativo a Rajada Máxima

No período entre as 16UTC de 2015-12-28 e as 03UTC de 29-12-2015

Direcção de sudoeste.

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas

No período entre as 12UTC de 2015-12-28 e as 00UTC de 30-12-2015

Ondas de oeste.

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***

--- Aviso AMARELO referente a:

VENTO relativo a Rajada Máxima

No período entre as 22UTC de 2015-12-28 e as 18UTC de 29-12-2015

Direcção de sudoeste a rodar para oeste.

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas

No período entre as 06UTC de 2015-12-29 e as 00UTC de 30-12-2015

Ondas do quadrante oeste.
 
Bom dia mais animação
Aviso Meteorológico 137/2015
28, Dezembro de 2015 às 07:17
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:

Na sequência do comunicado anterior, emite-se:

*** PARA O GRUPO OCIDENTAL ***

--- Aviso LARANJA referente a:

VENTO relativo a Rajada Máxima

No período entre as 03UTC de 2015-12-29 e as 15UTC de 29-12-2015

Direcção de sudoeste a rodar para oeste.

--- Aviso AMARELO referente a:

VENTO relativo a Velocidade Média

No período entre as 15UTC de 2015-12-28 e as 12UTC de 29-12-2015

Direcção de sudoeste.

VENTO relativo a Rajada Máxima

No período entre as 16UTC de 2015-12-28 e as 03UTC de 29-12-2015

Direcção de sudoeste.

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas

No período entre as 12UTC de 2015-12-28 e as 00UTC de 30-12-2015

Ondas de oeste.

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***

--- Aviso AMARELO referente a:

VENTO relativo a Rajada Máxima

No período entre as 22UTC de 2015-12-28 e as 18UTC de 29-12-2015

Direcção de sudoeste a rodar para oeste.

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas

No período entre as 06UTC de 2015-12-29 e as 00UTC de 30-12-2015

Ondas do quadrante oeste.
Sim, vamos ter mais animação, apenas não concordo no nível amarelo no que diz respeito às rajadas do central! Vou acreditar que é um pré aviso...
 
Claramente será laranja tendo em conta os vários modelos
Já tive a por os olhos nos avisos, e na previsão, realmente enquadra-se no dia de hoje e madrugada de terça, a partir da próxima madrugada há condições para aviso laranja relativamente a rajadas... A saída das 0600UTC quer do GFS, quer do WFR, reduziram a velocidade sustenta e a rajada face ao anteriormente previsto.
 
Fiz um pequeno registo da velocidade do vento a 250 metros de altitude sensivelmente, o vento já sopra forte vindo de SW.
Momentos depois de fazer o vídeo, registei uma rajada de quase 100km/h.
podem verificar que raramente o vento baixa dos 60km/h.
Registo da rajada:
da9e1bb8a6329220eb461bc94aacadb1.jpg
 
O grupo Ocidental vai ser (mais) afetado por uma ciclogénese explosiva:

MgFAjn7.png


DkBj0AF.png


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jRwQHMG.png


0EZ5uCr.png


Formar-se-á um fluxo pronunciado contendo uma quantidade moderada a elevada de água precipitável:

592BG8n.gif


No satélite (16:30 UTC) a mancha nebulosa é muito irregular:

QiYTbId.jpg


y5mw25T.jpg


E tende a estar mais presente nos locais onde há mais forças convectivas (perto da depressão) e onde há mais saturação a 700 hPa:

ihRiKo7.gif


A chuva mais severa deverá passar ao lado:

i3tqnJa.png
 
Vídeo das 20:30 no mesmo spot desta tarde! Tirem as vossas conclusões lolol
Desculpa a câmera não apontar por vezes para o anemómetro.... Mas é que mal conseguia manter-me de pé, tive que me abraçar ao monóculo panorâmico só miradouro...
Estou curioso para os dados das eólica. Este spot definitivamente amplifica o vento... Afunila exatamente nesta zona!! Damm
 
Algumas considerações acerca da frente fria associada à depressão. A pouca precipitação é uma característica deste evento. Porque em termos convectivos há algumas variáveis extremamente fortes:

TC0ZQT2.png


O LI será positivo e o CAPE geralmente reduzido, inviabilizando por isso fenómenos convectivos mais sérios. As correntes verticais terão contudo, valores rotacionais (helicidade) correspondentes à ocorrência de tornados/tempestades severas (>150; improvável que vá ocorrer), algo que deverá persistir durante algumas horas (mais aqui e aqui):

yin09Da.png


Mas o LI positivo não impede chuva forte se as condições foram favoráveis a tal (ex: atmosfera muito saturada). O que me leva às próximas considerações.

A frente deverá mover-se com alguma velocidade:

0sNkFxH.png


L15jYnb.png


A frente poderá gerar aguaceiros que aparentarão ser muitos fortes devido ao vento. Mas boa parte deles será de chuva fraca a moderada, algo mais frequente à medida que a frente se move para este. A humidade vai brutalmente diminuir em altitude, havendo a 700 hPa uma pequena faixa...

8fmUqih.png


... e a 500 hPa uma humidade relativa baixíssima:

IPvZ9Ma.gif


Contudo, e tendo a conta a saturação do ar a 850 hPa e a 700 hPa (em menor extensão), bem como o valor da água precipitável a 850 hPa (no máximo de 1.5 polegadas ou 38 milímetros, indicam-me que é possível haver aguaceiros pontualmente fortes. A saturação mais abrangente do ar a 850 hPa também aponta para a ocorrência de chuva estratiforme persistente motivada pela convecção nos níveis mais baixos da atmosfera.

O pós-frontal deverá trazer também chuva miúda, dependendo das distribuição da humidade (e que não tem muita relevância eu abordar isto). Já em relação ao frio, o cenário continua muito incerto:

aMZu7H1.png
 
Última edição:
Foto tirada Sábado pelo Comandante da TAP Ricardo Cabrito numa passagem pelos Açores a caminho de Nova Iorque.
Fantástica! Estava tão fascinado a olhar para o Pico nevado que só minutos depois é que me apercebi que está lá um avião mais em baixo! :D Ia aterrar na Horta, não?