Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2016

N conheço bem a realidade do Nordeste, (só de passagem) mas atendendo á orografia da zona, qualquer um se apercebe que vives no meio do perigo

Sim, isso é certo!! Vivo mesmo, só estamos a safos é com o Mar, pois as costas são elevadas e não é fácil o mar vir a terra aqui no Nordeste, mas de resto, quando chove é sempre caso difícil e intenso!
Daí hoje até estar admirado porque nao me pareceu até agora um temporal muito ruim, apenas umas rajadas mas são repentinas, choveu com intensidade mas a mesma nao durou mais que 5 minutos (ainda bem) entretanto tudo se tornou num clima mais tranquilo por agora :)

Por aqui foi um vendaval dos diabos. Por 30 ou 40minutos caíu um fortíssimo dilúvio sem parar c trovoada e ventania.
Muito me espanta ser o Nordeste montanhoso e ter escapado á fúria da tempestade.

Bem, por isso mesmo daí vir questionar se a frente fria já tinha passado, porque foi tudo tão rápido mesmo!! Não demorou 30 minutos...Nem trovoada fez!

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Bom dia! :) Depois daquelas horas de "aperto", hoje o dia amanheceu relativamente calmo e frio.
Depois de ver os registos desta noite na minha estação, deparei-me com o seguinte. Por volta da 01h04 tinha uma temperatura de 13º, depois, 01h09 desceu para 0º (estranho) depois, 01h13 regressa ao 13º!! Acham possível ou a gaja passou-se?!?!?!

Bom dia! :) Depois daquelas horas de "aperto", hoje o dia amanheceu relativamente calmo e frio.
Depois de ver os registos desta noite na minha estação, deparei-me com o seguinte. Por volta da 01h04 tinha uma temperatura de 13º, depois, 01h09 desceu para 0º (estranho) depois, 01h13 regressa ao 13º!! Acham possível ou a gaja passou-se?!?!?!
Deve ter sido um erro de comunicação da estação.

Intensidade máxima do vento ontem nas EMA's do IPMA no arquipélago dos Açores:
146,9km/h - Corvo (aeródromo)
140,8km/h - Horta (Obs. Príncipe Alberto)
114,5km/h - Flores (aeródromo)
94,0km/h - Angra do Heroísmo
92,9km/h - Graciosa (aeródromo)
88,6km/h - Pico (aeródromo)
69,5km/h - Ponta Delgada (aeroporto)
66,6km/h - São Miguel, Nordeste
61,2km/h - Santa Maria (aeroporto)
37,8km/h - Ponta Delgada (Obs. A. Chaves)

Bom Dia a todos ...

Por aqui desde a madrugada e dia de ontem que assistimos a uma melhoria significativa das condições climatéricas ... Sente-se aquele frio típico de Dezembro mas tanto o vento como a chuva cessaram por completo ... Temos um dia bem bonito com céu nublado mas com boas abertas ...

Felizmente os danos desta frente foram menores e nada de mais grave se passou ...

• Gosto
Reactions: TekClub
Quando tiveres os valores da Horta avisa :)

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

07T7EMO.jpg

SlavAul.jpg

174,6 km/h por volta das 20h50 medidos na torre 1 do PE do Faial.

Deve ter sido um erro de comunicação da estação.

Intensidade máxima do vento ontem nas EMA's do IPMA no arquipélago dos Açores:
146,9km/h - Corvo (aeródromo)
140,8km/h - Horta (Obs. Príncipe Alberto)
114,5km/h - Flores (aeródromo)
94,0km/h - Angra do Heroísmo
92,9km/h - Graciosa (aeródromo)
88,6km/h - Pico (aeródromo)
69,5km/h - Ponta Delgada (aeroporto)
66,6km/h - São Miguel, Nordeste
61,2km/h - Santa Maria (aeroporto)
37,8km/h - Ponta Delgada (Obs. A. Chaves)

Como se sabe os valores de vento nos PEs da EDA são sempre muito superiores devido ao efeito orográfico e à distância ao solo dos anemómetros.
Com isto em mente aqui fica o registo das rajadas máximas por PE do evento:

Pico 245,52 km/h
Terceira 205,2 km/h
São Jorge 192,6 km/h
Flores 185,4 km/h
Faial 174,6 km/h
São Miguel 171 km/h
Santa Maria 121,68 km/h

Última edição: