Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2024

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
As cotas estão ainda muito elevadas... se só no Pico rondam os 1800 m, nas restantes ilhas então, é mesmo para esquecer .
Já não há invernos como antigamente.

Como eu referi precisamente.
Nunca mencionei que fosse possível isso acontecer nas outras ilhas. Aliás, an iso aos 850Hpa está a variar entre os 3 e os 4° em toda a região, para além disso a SST encontra-se nos 19 a 20°.

Mais depressa nevaria no “inferno” do que aqui nas presentes condições.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Na serra de Santa Bárbara, na Terceira, aos 1023m, a temperatura mínima foi de 5,2°.

Aqui pela Horta, o dia foi marcado por vento norte com rajadas que chegaram aos 80km/h, aguaceiros, por vezes fortes.

A máxima foi de 15,8 e a mínima de 12,8°.

A sensação térmica foi convidativa a usar um bom casaco.

Já tinha saudades de um dia normal de dezembro… (tempo de dezembro)
 
De espantar seria se uma entrada de ar frio e seco de noroeste provocasse queda de neve mais ou menos generalizada.

13 milímetros no tefigrama das Lajes de hoje. Secura.

0ClJdTs.gif


Em termos de bitaites...

Nos próximos 2 dias, mais coisa menos coisa, o vento poderá parecer errático nos Azores (GC e GOr). Tanto na direção como na intensidade, estão previstas variações significativas em algumas horas. Efeitos da passagem da Dorothea.

ecmwf_0_72gba8.png


gfs_0_72qfi1.png



A partir de amanhã, o seguinte cavado em altitude deverá interagir com a gigante depressão. Como ilustrado nas anteriores imagens, uma pequena depressão deverá surgir mas o seu posicionamento é ainda incerto. Como tal, o que escrevi sobre o vento (pseudo-)errático poderá ocorrer no GOc.

UkSY33r.gif
 
Última edição:
Entretanto nas imagens do radar de hoje observa-se uma faixa de nuvens carregadas de chuva a vir de Sudoeste a passar pelas ilhas. Desta vez, ao contrário do costume que é passar ao lado, a faixa tem estado a passar mesmo por cima. Entretanto parece vem ao longe umas nuvens ainda mais carregadas.

PS: eu queria publicar um video com as imagens do radar, não sei é como.... :nugget:
 
Mercearia na Ribeira Quente destruída pelo mar que galgou a terra


A mercearia e bar, Mar e Sol, na Ribeira Quente, concelho da Povoação, foi destruída esta madrugada pela força do mar que galgou a terra

De acordo com Rúben Melo, presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Quente, a forte agitação marítima provocou a destruição total da mercearia Mar e Sol, bem como algumas habitações ficaram inundadas, na zona da Avenida do Mar

“Houve moradias que ficaram inundadas, umas mais que outras. Obviamente que tiveram alguns prejuízos. Houve uma moradia em que o mar partiu completamente o muro da frente da casa”, disse Ruben Melo, explicando que o “mais grave foi mesmo o estabelecimento Mar e Sol, que é uma mercearia e bar que ficou dizimada. O mar arrebentou com as paredes e com o teto, ficou só mesmo o chão”, acrescentando ainda que “só mesmo a mãe natureza para nos pregar estas partidas, foi um momento arrepiante porque estava presente mais o presidente da Câmara da Povoação, estávamos de prevenção”.

Na zona do porto da Ribeira Quente, o presidente da junta refere que “houve ondas que saltaram, o que fez com que algumas embarcações embatessem umas nas outras e tivemos que retirar todas as embarcações do porto”.

A junta de freguesia e a autarquia estiveram toda a noite de prevenção e irão continuar em alerta, sendo que por esta altura já começaram os trabalhos de limpeza.

Susete Rodrigues





1000026369.jpg
1000026370.jpg
 
Última edição:
Pela previsão, a HR era pouca nos níveis mais baixos e aumentava em altitude.

vlYJ6OI.gif


Parte do efeito orográfico parece ser nos níveis mais baixos, mas - como dá para ver mediante a mancha laranja a nordeste da Madeira - deve ter influenciado mais acima.

Tkmq8vV.gif


A frente até foi intensa mas o muito ar seco deve ter impedido mais precipitação.
 
Última edição:
Pela previsão, a HR era pouca nos níveis mais baixos e aumentava em altitude.

vlYJ6OI.gif


Parte do efeito orográfico parece ser nos níveis mais baixos, mas - como dá para ver mediante a mancha laranja a nordeste da Madeira - deve ter influenciado mais acima.

Tkmq8vV.gif


A frente até foi intensa mas o muito ar seco deve ter impedido mais precipitação.

O perfil vertical estava muito seco nos níveis baixos.
Havia bastante humidade e instabilidade nos níveis médios e altos, daí a precipitação persistente sem grande intensidade, mas a camada seca era alta o suficiente (acima da orografia da ilha) para nem o efeito orográfico (em termos de gerar precipitação) se concretizar.

Pelo contrário, o fluxo sinóptico de SE já por si forte, aliado à convecção elevada por cima de uma camada muito seca, está a resultar num efeito orográfico muito significativo em termos de Fohen, com ventos muito fortes a descer determinadas vertentes da ilha da Madeira, com rajadas em alguns locais até 130 km/h.
Isto está a causar fenómenos locais com temperaturas altíssimas em algumas vertentes, nomeadamente na zona NW da ilha. Porto Moniz por exemplo a roçar os 30 graus, com HR baixa e bastante vento.