Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2014

  • Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Engraçado, para um temporal que viria das Flores/Corvo para o resto das ilhas, direção Oeste -> Este, a zona mais afetada da ilha Terceira é a Praia da Vitória. E parece-me que foi a primeira a ser atingida.

Whatever, nos últimos 5 minutos o vento aumentou de intensidade.
 
  • Gosto
Reactions: dunio9 e Wessel1985
Devido à passagem a Norte do arquipélago de uma depressão muito cavada (982 hPa às 06:00UTC) prevê-se, nas próximas horas de hoje, 13 de Fevereiro, um agravamento das condições meteorológicas em todo o arquipélago, sendo que foram registadas esta manhã rajadas da ordem dos 140 km/h de Sul na ilha Flores e ondas de Sudoeste com 5 metros de altura significativa e de 9 metros de altura máxima (informação obtida pela bóia ondógrafa do projeto CLIMAAT localizada a sul da ilha das Flores).

Esperam-se, ao longo da tarde, rajadas que poderão atingir os 180 km/h no grupo Ocidental, 160 km/h no grupo Central e 120 km/h no grupo Oriental. Relativamente à agitação marítima, estão previstas ondas de oeste com alturas significativas de 12 a 14 metros no grupo Ocidental, 9 a 11 metros no grupo Central e no grupo Oriental de 6 a 7,5 metros.

A partir da noite o vento deverá diminuir gradualmente e verificando-se uma diminuição da temperatura do ar o que possibilitará a ocorrência de precipitação sob a forma de granizo e/ou saraiva e até de neve para as ilhas do grupo central com cotas superiores a 900 metros e para a ilha de S. Miguel acima dos 1000 m.

O vento gerado por esta depressão deverá originar também agitação marítima forte na costa ocidental do continente, atingindo valores compreendidos entre 4 a 6 metros de altura significativa até dia 17.

A superfície frontal fria, associada à depressão acima referida, atravessará o território do continente no dia 14, originando vento forte no litoral oeste, com rajadas entre 70 e 90 km/h, e forte a muito forte nas terras altas, com rajadas entre 90 e 110 km/h. Nos dias 14 e 15, prevê-se ainda períodos de chuva por vezes forte nas regiões do Minho e Douro Litoral no dia 14, passando a regime de aguaceiros por vezes fortes nas regiões Norte e Centro, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, assim como uma descida de temperatura, com consequente descida da cota da neve para 1000/1200 metros no final do dia 14 e para 600/800 metros no dia 15.

https://pt-pt.facebook.com/dra.ipma.pt
 
Aqui por Angra começou a chover e o vento mantém-se forte ...

Aqui fica uma foto tirada na Vila Maria à entrada da cidade ...

1625535_10201669242989266_488648271_n.jpg
 
Como há aqui gente que percebe disto melhor que eu, o vento vai voltar a soprar ou aquele pico do temporal entre as 17-18h já não vai acontecer?

Na minha opinião (não percebendo disto mais que tu) O vento vai continuar a soprar muito forte, mas de outro quadrante...
Atenção à graciosa que continuará muito perto da centro da depressão que continuará com vento muito forte, principalmente as rajadas.
 
Boas tardes a todos! Aqui pela zona do Topo, em São Jorge, o vento sopra de oeste/noroeste, MUITO FORTE. De manhã foram registados casos de telhados no chão, árvores caídas, paredes derrubadas. Por volta das 12h deu uma acalmia, não se sentia bafuja de vento, mas depois voltou em força. Vi agora uma entrevista de um faroleiro das Flores, em que dizia que no parque eólico foi registado ás 15h uma rajada de 231 Km/h. A coisa ta feia. Pena a minha estação meteorológica ter as pás partidas, ia de certo registar belos valores.