Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2014

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
b2la.jpg

mbad.jpg

9k6z.jpg

Reparei agora que o PE do Pico ontem apanhou com uma rajada de:

221,04 km/h :eek::shocking::surprise:

b2la.jpg

mbad.jpg

9k6z.jpg

Reparei agora que o PE do Pico ontem apanhou com uma rajada de:

221,04 km/h :eek::shocking::surprise:

Boas, estive a ver as velocidades previstas para ocidental e central para quinta e está previsto ventos superiores a 80knt ás cotas médias altas.

• Gosto
Reactions: LMCG
Boas, estive a ver as velocidades previstas para ocidental e central para quinta e está previsto ventos superiores a 80knt ás cotas médias altas.

Isso quer dizer que na cabeça das torres (a 50 metros do solo) o vento vai ser superior a 100knt (+30%)... :surprise: ...acho que vamos ter mais estragos :unsure:

PS: Na quarta-feira passada o vento derrubou a nossa torre meteorológica na ilha do Corvo... a estrutura "deu um nó" sobre si própria... ficou completamente destruída!

• Gosto
Reactions: mcpa e lserpa
Isso quer dizer que na cabeça das torres (a 50 metros do solo) o vento vai ser superior a 100knt (+30%)... :surprise: ...acho que vamos ter mais estragos :unsure:

PS: Na quarta-feira passada o vento derrubou a nossa torre meteorológica na ilha do Corvo... a estrutura "deu um nó" sobre si própria... ficou completamente destruída!

Será que consegue publicar os dados relativos ao PE do Faial referentes ao ultimo temporal?

• Gosto
Reactions: LMCG
Será que consegue publicar os dados relativos ao PE do Faial referentes ao ultimo temporal?

O PE do Faial não é ENERCON mas sim VESTAS e eu não tenho o necessário (software + dongle) para aceder directamente a partir e São Miguel... mas amanhã peço ao colega do Faial... na boa ;) reparei agora que és do Faial :)

• Gosto
Reactions: lserpa
Essa graçola devia vir acompanhada de um "NERD ALERT"

Não era preciso reagir mal, tu disseste algo do género "Com carros assim, quem precisa de automóveis".
Alguém corrigiu-te, devias agradecer, em vez de ...nerd alerts... seja lá isso o que for.

Registos impressionantes. Apesar de serem medidos no topo das torres (para estimar na superfície, tem que se fazer uma redução). Isso foi tudo nos dias 5/6 ?

Registos impressionantes. Apesar de serem medidos no topo das torres (para estimar na superficie, tem que se fazer uma redução). Isso foi tudo no dia 5/6 ?

Os 221 km/h medidos no PE da ilha do Pico foram medidos ontem dia 10, os gráficos que coloquei são relativos ao período 5-11 de Fevereiro. No dia 5 a máxima no Pico foi de 217 km/h.

Os 221 km/h medidos no PE da ilha do Pico foram medidos ontem dia 10, os gráficos que coloquei são relativos ao período 5-11 de Fevereiro. No dia 5 a máxima no Pico foi de 217 km/h.

Ontem, não será algum erro ?
No dia 5 fazem todo sentido, grandes registos.

M0liMRL.jpg

Ontem, não será algum erro ?
No dia 5 fazem todo sentido, grandes registos.

Também achei estranho... mas os registos nesta torre (n.º 8) são consistentes, se reparares nos dados do dia 10 o vento máximo (10 minutos) andou sempre acima dos 55m/s durante cerca de 2h (entre as 13h e as 15h).

Quanto ao erro metrológico deste anemômetro... não sei! Uma coisa temos notado, é que a torre 8 é sempre a que apresenta registros de vento mais extremos neste parque... mas temos atribuído esta diferença à localização da torre :unsure:

Também achei estranho... mas os registos nesta torre (n.º 8) são consistentes, se reparares nos dados do dia 10 o vento máximo (10 minutos) andou sempre acima dos 55m/s durante cerca de 2h (entre as 13h e as 15h).

Quanto ao erro metrológico deste anemômetro... não sei! Uma coisa temos notado, é que a torre 8 é sempre a que apresenta registros de vento mais extremos neste parque... mas temos atribuído esta diferença à localização da torre :unsure:

Deve estar errada, ontem acho que nada justifica esse dado. Mas vou ver melhor amanhã de manhã. Qual é altitude dessa torre ?

Deve estar errada, ontem acho que nada justifica esse dado. Mas vou ver melhor amanhã de manhã. Qual é altitude dessa torre ?

Altitude cerca de 850m e a torre tem cerca de 50m de altura.

Vento médio no período 0h00-24h00 (média das 24h) do dia 10 no PE terras do Canto no Pico:

Torre 1 - 23 m/s
Torre 2 - 27 m/s
Torre 3 - 28 m/s
Torre 4 - 28 m/s
Torre 5 - 27 m/s
Torre 6 - 29 m/s
Torre 7 - 32 m/s
Torre 8 - 32 m/s

Verifiquei que no dia 10 as torres 7 e 8 tem valores de rajada máxima semelhantes na casa dos 60 m/s.

Reparei também que o vento no dia 10 estava alinhado com a montanha do Pico... não sei se tal é relevante pois o PE encontra-se a 10 km da montanha.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

Antes demais, acompanho com alguma preocupação as previsões para quinta-feira e esperemos que nada demais aconteça, contudo, é altura de proteger interesses.
E ainda bem que o Estádio da Luz não foi construído nos Açores...:D

Não era preciso reagir mal, tu disseste algo do género "Com carros assim, quem precisa de automóveis".
Alguém corrigiu-te, devias agradecer, em vez de ...nerd alerts... seja lá isso o que for.

Desculpe?:confused:
Creio que deve haver aqui algum mal-entendido. Peço encarecidamente ao caro Vince que volte a ler o que escrevi, pense e, posteriormente, escreva algo.
Ficarei a aguardar o pedido de desculpas que você irá redigir.:D
Fico, desde já, grato pela sua atenção.:thumbsup:

o GFS 6z 'cava' mais a depressão! mais vento para os Açores, para a Madeira mais neve!