Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Algumas fotos minhas.

Sleet e neve aos 900m (Faial)

f78b7332dd27edea4e7b21db8919110c.jpg

7b18d6addec1ff7a7ce63e35bebe9001.jpg

6d66ec318cc2a39e5b472b6b829d4c2f.jpg

c2391b690fb95c0da04ab0f9783d97fc.jpg

bb801f4ad37b3377157c90152b61b811.jpg

1ece393605729d56136a232fb7da83f9.jpg

Nota: está não foi a hora melhor.

A falta de acumulação deu-se devido à falta de precipitação pós frontal, sem chuva não neva
Não fui ao cabeço Gordo, mas pelas minhas contas, a temperatura terá sido negativa em alguns períodos.

Boa noite!
Sigo com céu limpo e vento fraco. Agora sim, lembra o Inverno... Está frio! :cold:

A madrugada foi marcada por chuva persistente, moderada a forte, e vento forte aqui na Lagoa. Pelas 02h55, ouvi uns trovões longínquos. Segundo relatos de pessoas, este trovão foi bem audível na zona das Capelas/S. Vicente (PDL), tendo-se registado várias ocorrências na EDA por falhas de eletricidade e situações de contadores de luz queimados.

Tratou-se de uma descarga elétrica positiva:

d13vwnI.png

Quanto à neve, o evento por aqui foi uma desilusão. Ainda fui até ao Pico da Barrosa (947 m) no final da manhã/início da tarde na esperança de ver algo, mas nem uns flocos de neve, nem uma valente granizada. A única coisa que observei foi uns pingos de chuva esporádicos e umas pedrinhas de granizo, mas coisa de poucos segundos. A temperatura do carro marcava 4ºC. O vento soprava forte. Ao menos, deu para tirar umas fotografias.

No Pico da Barrosa:

ZtWsFs0.jpeg

tvvLfpR.jpeg

Metade ocidental de S. Miguel, com a costa N à direita e a costa S à esquerda:

RecI4Lu.jpeg

Durante o resto do dia, o céu apresentou-se com boas abertas. Não registei queda de granizo a cotas baixas por estes lados, mas há vários registos na ilha.

Quanto à neve, o evento por aqui foi uma desilusão. Ainda fui até ao Pico da Barrosa (947 m) no final da manhã/início da tarde na esperança de ver algo, mas nem uns flocos de neve, nem uma valente granizada.

Estava à espera de mais granizadas. Eis a verdadeira desilusão.

Mas o pós-frontal não pareceu assim tão instável. Azar.

Última edição:
Mas estive hoje na parte da manhã do Pico do Areeiro e apenas vi uns raríssimos, pequenos (centímetros) vestígios de granizo. Vi numa valeta da estrada antes de chegar ao topo. Vi um pouco também na estrada para a Eira do Serrado (por volta dos 1600 m de altitude). E depois à tarde passei no Paul da Serra e encontrei apenas num local na estrada, uma coisa minúscula, devia estar aí pelos 1500 m. Nem tirei fotos, era tão ridículo.

Entretanto hoje pelas 6.30 acordei com uma tremenda carga de água a cair no Funchal. Mas durou pouco tempo. Depois quando sai de casa pelas 11h já estava céu azul e sol. E esteve assim o dia todo, Mesmo no Areeiro e Paul da Serra estava Sol com o céu completamente aberto. Mas no Areeiro estava um frio do catano quando passei lá, o carro marcava 2ºC :cold: e estava um vento que mal me aguentava de pé. Só consegui passear no topo uns 5 minutos no máximo, depois vim-me embora, não aguentava. No Paul da Serra à tarde estava bem melhor mas ainda assim um pouco fresco. Depois passei na Madalena do Mar, estava sol, quase Verão e andei só de t-shirt. :cool:
Durante o dia devo ter apanhado uma variação de temperatura de pelo menos 20ºC. ;)

Temperaturas mínimas na Madeira registadas nos últimos dias:

DataTemperatura e local
9 Fev0,9 ºC - Pico do Areeiro
11 Fev3,0 ºC - Pico do Areeiro
10 Fev3,0 ºC - Pico do Areeiro
11 Fev0,2 ºC - Pico do Areeiro
12 Fev3,5 ºC - Chão do Areeiro
13 Fev0,3 ºC - Pico do Areeiro
14 Fev0,3 ºC - Pico do Areeiro
15 Fev-0,7 ºC - Pico do Areeiro
16 Dev0,6 ºC - Chão do Areeiro

PS: a estação da Bica da Cana faz falta pois podiam ter-se registado temperaturas mais baixas lá.

Até porque lá já existiu um glaciar:

Última edição:
Temperaturas mínimas na Madeira registadas nos últimos dias:

DataTemperatura e local
9 Fev0,9 ºC - Pico do Areeiro
11 Fev3,0 ºC - Pico do Areeiro
10 Fev3,0 ºC - Pico do Areeiro
11 Fev0,2 ºC - Pico do Areeiro
12 Fev3,5 ºC - Chão do Areeiro
13 Fev0,3 ºC - Pico do Areeiro
14 Fev0,3 ºC - Pico do Areeiro
15 Fev-0,7 ºC - Pico do Areeiro
16 Dev0,6 ºC - Chão do Areeiro

PS: a estação da Bica da Cana faz falta pois podiam ter-se registado temperaturas mais baixas lá.

Até porque lá já existiu um glaciar:

Muito dificilmente a Bica da Cana registaria temperaturas inferiores ao Areeiro. Teria que estar reunida uma sinóptica muito particular.

Mas concordo que a estação da Bica da Cana faz muita falta, principalmente o pluviómetro. O Paúl da Serra é o principal reservatório da ilha, e a Bica da Cana dava-nos um bom indicador da saúde hidrológica desse planato. Além disso, é uma estação que ajudaria a explicar cenários de aluvião em São Vicente ou mesmo na Ponta de Sol. A estação do Areeiro é pouco representativa para essa zona da ilha.

Muito dificilmente a Bica da Cana registaria temperaturas inferiores ao Areeiro. Teria que estar reunida uma sinóptica muito particular.

Mas concordo que a estação da Bica da Cana faz muita falta, principalmente o pluviómetro. O Paúl da Serra é o principal reservatório da ilha, e a Bica da Cana dava-nos um bom indicador da saúde hidrológica desse planato. Além disso, é uma estação que ajudaria a explicar cenários de aluvião em São Vicente ou mesmo na Ponta de Sol. A estação do Areeiro é pouco representativa para essa zona da ilha.

Mas eu lembro-me de em várias ocasiões, quando a estação estava a funcionar de por vezes registar valores inferiores. Normalmente não mas não era muito raro...
O Chão do Areeiro até fica mais ou menos à mesma altitude da Bica da Cana, 1600 m, pelo menos de acordo com o Google Earth. E nestes últimos dias até por 2 ocasiões a temperatura mais baixa foi lá registada.

Sim em termos de precipitação seria certamente muito importante. Até porque outra estação da mesma zona, a da Terça também deixou de funcionar... A zona alta da ilha, a Oeste, não tem nenhuma estação do IPMA...

Última edição: