Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016

• Thread starter Thread starter Thomar
  • Data de início Data de início
Um colega referiu que era interessante ter um radar a funcionar, bem pelo que sei a base das lajes tinha um da força aérea dos EUA. Alguém sabe se o radar ainda está ativo?!

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Um colega referiu que era interessante ter um radar a funcionar, bem pelo que sei a base das lajes tinha um da força aérea dos EUA. Alguém sabe se o radar ainda está ativo?!
Já não dá acesso ao IPMA e deduzo que já nem deve lá estar

• Gosto
Açores. Primeiras derrocadas e transbordo de ribeiras
15.01.2016 às 11h11
mw-860

EDUARDO COSTA / LUSA

Aumento da precipitação, aumento da intensidade do vento e algumas ocorrências de pequenas derrocadas e transbordo de ribeiras, foram registados nas ilhas do Pico e em São Miguel. Mas “nada de monta”, sossega o presidente do Governo regional
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-01-15-Acores.-Primeiras-derrocadas-e-transbordo-de-ribeiras

StormRic, ouvi agora um comentário "os meus ouvidos fazem-me parecer que estou num avião". Eu não sinto nada, mas pronto.
Talvez alguém com uma otite lolol

@StormRic Em meteorologia tropical não se pode chamar bem a isto olho (nesse contexto), o olho dum ciclone tropical tem que estar rodeado duma parede densa de convecção profunda, a que se chama o "central dense overcast". De qualquer forma é precisamente esta capacidade do Alex ainda gerar estes anéis convectivos no centro que permitem que ainda seja classificado como ciclone tropical.

UV3jbcJ.gif

Parece que o olho vai raspar a ponta este da Terceira, passando maioritariamente no canal Terceira-S. Miguel.

grQPT8R.png

Conta como certo o meu palpite? :winner::lol:
O meu era que fosse mais perto da ponta dos mosteiros... Mas afinal descaiu mais um pouco

• Gosto
DqyF2sy.png

Jv2MjSe.png

Interessante ver que, apesar da anomalia negativa na temperatura da água do mar que banha os Açores e temperaturas próximas de 14/15ºC, este pequeno Alex continua a evoluir contra tudo e todos...
Isto dará um belo estudo para os entendidos na área.

6Q3Rm2X.jpg

O Olho volta a ser bem visível... A ilha Terceira deve estar a sentir o Landfall.