Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016

• Thread starter Thread starter Thomar
  • Data de início Data de início
É possível nevar no Pico da Vara este Domingo? Reparei que o Meteograma GFS aponta a cota de neve para os 1100m...

É melhor não contares com isso:

lordvBJ.png

É possível nevar no Pico da Vara este Domingo? Reparei que o Meteograma GFS aponta a cota de neve para os 1100m...
Os meteogramas não estão bem desenhados para os Açores no que diz respeito à neve.
Para que neve no pico da vara a temperatura da ISO0 deverá estar no máximo aos 1250 metros e a humidade não deverá ser superior aos 80%. Neste caso, a ISO 0 deverá andar no grupo oriental por volta dos 1500 metros (domingo) e 1440 metros (segunda), torna impossível isso acontecer.
Sleet é provável, tendo em conta a boa intrusão em altitude de frio.
O Meteograma, não tem em conta a nossa marítimidade e a pouca capacidade das ilhas açorianas de reterem o frio

Edit: A temperatura prevista para o cimo do Pico Da Vara são de 4°c de máxima e 3°c de mínima, quer no domingo e quer na segunda.

Última edição:
Por cá a chuva volta a cair. LPHR 201700Z 26008KT 8000 FEW006 BKN009 17/16 Q1009, apesar de o ultimo metar ainda não o demonstrar.
Mas pode-se constatar que a visibilidade é reduzida, ficando apenas pelos 8 km horizontais.
a visibilidade vertical (Vv) está entre os 600 pés e os 900 pés.
O Taf também prevê um agravamento da visibilidade com uma probabilidade de 30%: PROB30 TEMPO 2019/2024 0400 DZ FG VV001, ou seja, visibilidade vertical de 30 metros apenas.

Fotos fantásticas do final desta tarde, tiradas em São Jorge pelo @Azorean Storm Buster
Partilhou-as comigo via telefónica.
Impossibilitado temporariamente de as publicar aqui... Púbico-as em seu nome.
1a152b350861347710ce5ead29206661.jpg

A última foto é na vila das Velas e demonstra umas formações formidáveis!
bb887b011e6ae9ed6d8dc66c2b29529a.jpg

Fotos fantásticas do final desta tarde, tiradas em São Jorge pelo @Azorean Storm Buster
Partilhou-as comigo via telefónica.
Impossibilitado temporariamente de as publicar aqui... Púbico-as em seu nome.
1a152b350861347710ce5ead29206661.jpg

A última foto é na vila das Velas e demonstra umas formações formidáveis!
bb887b011e6ae9ed6d8dc66c2b29529a.jpg
Realmente, fotos fantásticas.:thumbsup:
Obrigado a ambos, um pelos registos e outro pela publicação.. :thumbsup:

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa
Realmente a trovoada registou-se no Pico e São Jorge, mas não no Faial. Terceira também registou trovoada. Filmei vários relâmpagos, mas não tive sorte, porque não eram nítidos os raios. A Sul, novamente mais uma célula de atividade intensa e passagem rápida aproxima-se, com trajetória semelhante à que acabou de passar. Mas ainda faltam algumas horas para passar o grupo central, se mantiver a sua atividade, claro.
Boa noite

E, agora, coloco os olhos em São Miguel, onde a probabilidade de ocorrência de trovoada é grande. Próximas horas serão de alguma atividade.

A passagem de uma frente fria sobre o Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores trairá tempo instável, com períodos de céu muito nublado e ocorrência de períodos de chuva passando a aguaceiros, com possibilidade de ocorrência de trovoadas, ao longo desta tarde.

Bom dia

desde 2013 que sigo este forum com muita atenção e tem sido um forum muito interessante com pessoas especializadas nisto. Finalmente percebi como fazer o registo para escrever no forum.. :)

como vivo no Nordeste posso de vez em quando dar alguns inputs sobre o tempo cá por cima, infelizmente não tenho nenhuma estação, mas posso ajudar com as informações necessárias

De referir que na Tronqueira/bem perto da ribeira do Guilherme foram registados desde dezembro de 2015 até ontem cerca de 1500mm de chuva valores muito diferentes do Nordeste

um abraço nordestense