Não haverá aí uma confusão entre critérios dos Avisos do IPMA, que são meteorológicos, e critérios dos Alertas da protecção civil, que, esses sim, têm em conta os impactos que podem ter nas populações as condições meteorológicas avisadas?
Se não estou em erro, já li aqui opiniões contraditórias sobre se os critérios dos Avisos emitidos pelo IPMA têm, ou não têm, em conta apenas os valores dos parâmetros meteorológicos previstos. Alguém que trabalhe no IPMA, ou tenha trabalhado, podia esclarecer isto de uma vez por todas. Porque eu nunca trabalhei no IPMA, e não sei como se regem as emissões dos Avisos. Acho que precisamos de saber como realmente se processa a emissão de um Aviso e não apenas de opiniões.
Eu coloco-me no lugar do cidadão comum e para mim, após a situação efectivamente observada, este evento não teve o Aviso que seria necessário para os valores observados. Se havia ou não meios de o prever, isso terá de ser dito oficialmente, e não é uma questão de opiniões. A questão é: se a previsão dos valores esperados tivesse sido mais próxima do que ocorreu, então o Aviso teria ou não sido vermelho? Se os meteorologistas soubessem que ia chover bem acima do critério mínimo, em toda aquela área, seria ou não emitido Aviso Vermelho? É desta explicação que o público precisa.