Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2024

AOOBPXM.png
nm8Rmi9.png
iaH2qFc.png
aKy7Gpv.png

Tu, técnico do IPMA, vais emitir um aviso vermelho quando a frente já perdeu expressão em altitude?

yOYHivC.png

Qual o estado do radar?

Olhando para o seguinte, extrapolarias que choveria bastante nas horas subsequentes? Parte dessa nebulosidade alta não se converterá em precipitação no solo.

2S2bUYM.png

Novamente, nada sei porque não sou IPMA :D

Última edição:
Tu, técnico do IPMA, vais emitir um aviso vermelho quando a frente já perdeu expressão em altitude?
Faltam os dados do radar para poder dizer. Sabemos se internamente havia imagens de radar?
Mas atenção que o aproximar e ultrapassagem do limite do critério vermelho ocorreram bastante antes das 17h. Só com essas imagens não é possível dizer. Não esquecer que a Madeira não precisa de expressão em altitude para, com a sua orografia, espremer bastante as massas de ar nos níveis baixos. Penso que um meteorologista da Madeira tem imensamente mais conhecimentos nesse aspecto.
Continuo a sustentar que é precisa uma explicação oficial. Já viste os acumulados na vertente sueste? Será que todas as estações estão a funcionar mal? :unsure:

Continuo a sustentar que é precisa uma explicação oficial. Já viste os acumulados na vertente sueste? Será que todas as estações estão a funcionar mal? :unsure:

Convecção:

mmEKlaw.png

Pasmaceira:

JubyF3O.png

Convecção:

BzH6ZZa.png

Ideia do IPMA?

Água precipitável é significativa e a instabilidade atmosférica pode interagir com a orografia, produzindo precipitação (convectiva + orográfica) local temporariamente intensa.

Pouca humidade a 500 hPa e menor intensidade dos ventos nos níveis mais baixos desaconselham a emissão de aviso vermelho. AROME 00z dá suporte a aviso laranja.

Quando se decide aumentar o aviso a meio do evento há sempre várias coisas a considerar -> tempo restante; probabilidade de recorrência/persistência, etc.

Novamente, estou apenas a especular sobre as ações do IPMA.

Última edição:
Não há radar nem para o público nem para visualização interna. Afirmado pelo próprio delegado do IPMA na Madeira esta semana. Estão à espera de peças da Alemanha...

Concordo que os avisos têm de ter "dedo" do meteorologista e não simplesmente olhar para dados e ver se os critérios foram cumpridos. Este foi praticamente o primeiro evento de chuva a sério este Inverno. Se houvesse maior peso de saturação dos solos, certamente o meteorologista de serviço elevaria o nível de aviso. O critério de avisos do IPMA é demasiado básico porque apenas relaciona o nível de precipitação com o impacto que essa terá na população e esse impacto pode ter muitas variáveis que não estão nos critérios como por exemplo nível de saturação do solo, efeito da intensidade do vento conjugado com precipitição nas vertentes montanhosas mais expostas, etc, etc.

Não há radar nem para o público nem para visualização interna. Afirmado pelo próprio delegado do IPMA na Madeira esta semana. Estão à espera de peças da Alemanha...

Concordo que os avisos têm de ter "dedo" do meteorologista e não simplesmente olhar para dados e ver se os critérios foram cumpridos. Este foi praticamente o primeiro evento de chuva a sério este Inverno. Se houvesse maior peso de saturação dos solos, certamente o meteorologista de serviço elevaria o nível de aviso. O critério de avisos do IPMA é demasiado básico porque apenas relaciona o nível de precipitação com o impacto que essa terá na população e esse impacto pode ter muitas variáveis que não estão nos critérios como por exemplo nível de saturação do solo, efeito da intensidade do vento conjugado com precipitição nas vertentes montanhosas mais expostas, etc, etc.

Nas zonas do Funchal não sei mas no passado domingo andei a fazer um passeio de todo-o-terreno pelas zonas altas da Calheta e os solos estavam completamente saturados com lama a rodos e água a escorrer e muito pelos caminhos. É certo que durante a semana o solo deve ter secado um pouco mas mesmo assim...

Boa noite!

Sigo com céu muito nublado e vento fraco.

Hoje, estive por Ponta Delgada, na zona do hospital, e caíram aguaceiros por vezes fortes. Ouvi apenas um trovão.

Ao longo do dia de hoje, registaram-se acumulados horários superiores a 10 mm apenas no Grupo Oriental, justificando o aviso amarelo que estava vigente.

L07u5kx.png

Se houvesse maior peso de saturação dos solos, certamente o meteorologista de serviço elevaria o nível de aviso. O critério de avisos do IPMA é demasiado básico porque apenas relaciona o nível de precipitação com o impacto que essa terá na população e esse impacto pode ter muitas variáveis que não estão nos critérios como por exemplo nível de saturação do solo, efeito da intensidade do vento conjugado com precipitição nas vertentes montanhosas mais expostas, etc, etc.
Não haverá aí uma confusão entre critérios dos Avisos do IPMA, que são meteorológicos, e critérios dos Alertas da protecção civil, que, esses sim, têm em conta os impactos que podem ter nas populações as condições meteorológicas avisadas?

Se não estou em erro, já li aqui opiniões contraditórias sobre se os critérios dos Avisos emitidos pelo IPMA têm, ou não têm, em conta apenas os valores dos parâmetros meteorológicos previstos. Alguém que trabalhe no IPMA, ou tenha trabalhado, podia esclarecer isto de uma vez por todas. Porque eu nunca trabalhei no IPMA, e não sei como se regem as emissões dos Avisos. Acho que precisamos de saber como realmente se processa a emissão de um Aviso e não apenas de opiniões.

Eu coloco-me no lugar do cidadão comum e para mim, após a situação efectivamente observada, este evento não teve o Aviso que seria necessário para os valores observados. Se havia ou não meios de o prever, isso terá de ser dito oficialmente, e não é uma questão de opiniões. A questão é: se a previsão dos valores esperados tivesse sido mais próxima do que ocorreu, então o Aviso teria ou não sido vermelho? Se os meteorologistas soubessem que ia chover bem acima do critério mínimo, em toda aquela área, seria ou não emitido Aviso Vermelho? É desta explicação que o público precisa.

Última edição:
Consultaste os gráficos das estações mencionadas?
Bastava comparar os gráficos que estavam a sair ao mesmo tempo que essas imagens e perceber que a chuva continuava com a mesma intensidade, houvesse ou não essas nuvens altas. É o efeito da orografia que é um dos factores mais importantes na precipitação na Madeira.

Última edição:
Houve, novamente, inundações nos Arrifes ontem, sendo a 4ª vez que ocorrem nas últimas semanas. A situação tem sido cada vez mais recorrente.

Autor: Sara Dias César Viveiros (via Facebook)

Autor: Maria Anjos Cordeiro (via Facebook)

dLg7i1A.jpg

junRWZh.jpg

5SsY56g.jpg

vII31Ii.jpg

Autor: Desconhecido (via Messenger)

Autor: Lívia Ponte (via Messenger)

Autor: Pe. Marco Luciano (via Facebook)

tu7azS7.jpg

rQXEGgp.jpg

VedWiAH.jpg

8JcpRah.jpg

owjFhiE.jpg

Autor: Nuno Pimentel (via Facebook)

X2jSbyK.jpg

No dia anterior (12/01), a CM PDL tinha procedido a trabalhos de limpeza, desobstrução e manutenção de vias municipais na freguesia, devido aos estragos provocados pelas inundações dos dias 10 e 11/01.

Autor: Câmara Municipal de Ponta Delgada (via Facebook)

jrtE6VW.jpg

NOPJi2N.jpg

7LjHUxM.jpg

Encontrei nas redes sociais este vídeo (intitulado pelo autor "O Ciclo da água nos Arrifes (Rua do Outeiro)"), gravado ontem, que mostra o percurso que a água da chuva faz até chegar à Rua do Outeiro e à Rua dos Afonsos, umas das zonas mais afetadas pelas inundações sempre que chove. Retrata alguns dos motivos para o problema de escoamento de águas pluviais naquela freguesia.

Autor: José Ponte (via Facebook)

Última edição:
Não haverá aí uma confusão entre critérios dos Avisos do IPMA, que são meteorológicos, e critérios dos Alertas da protecção civil, que, esses sim, têm em conta os impactos que podem ter nas populações as condições meteorológicas avisadas?

Se não estou em erro, já li aqui opiniões contraditórias sobre se os critérios dos Avisos emitidos pelo IPMA têm, ou não têm, em conta apenas os valores dos parâmetros meteorológicos previstos. Alguém que trabalhe no IPMA, ou tenha trabalhado, podia esclarecer isto de uma vez por todas. Porque eu nunca trabalhei no IPMA, e não sei como se regem as emissões dos Avisos. Acho que precisamos de saber como realmente se processa a emissão de um Aviso e não apenas de opiniões.

Eu coloco-me no lugar do cidadão comum e para mim, após a situação efectivamente observada, este evento não teve o Aviso que seria necessário para os valores observados. Se havia ou não meios de o prever, isso terá de ser dito oficialmente, e não é uma questão de opiniões. A questão é: se a previsão dos valores esperados tivesse sido mais próxima do que ocorreu, então o Aviso teria ou não sido vermelho? Se os meteorologistas soubessem que ia chover bem acima do critério mínimo, em toda aquela área, seria ou não emitido Aviso Vermelho? É desta explicação que o público precisa.

Retirado do site do IPMA:

Screenshot-20240114-060239-Chrome.jpg

Se olhar para o critério de aviso amarelo "situação de risco para determinadas actividades", isto sugere que o IPMA tem em conta factores que vão além de simplesmente do registo de dados. Eu acho bem que haja o dedo do meteorologista na emissão de avisos. O Areeiro, por exemplo, é daquelas estações que facilmente ultrapassa o critério de aviso vermelho várias vezes ao ano. É provável que o meteorologista de serviço já saiba distinguir situações efectivamente preocupantes de situações mais banais onde é visto que o risco é baixo.

Acho piada (ou não) a estes jornalistas da SIC-N.

Há minutos, a notícia: está previsto mau tempo na zona centro e Norte do país, existe risco de cheias, etc. Enquanto isso na Madeira ocorreu um deslizamento de terras no Curral das Freiras. A região está a ser fustigada pelo mau tempo.

Mas o mau tempo terminou ontem ao fim da tarde... Falta de rigor...

Não é a primeiro vez que vejo isto a acontecer. Neste e noutros canais. Houve uma situação de mau tempo no dia ou no dia anterior aqui na Madeira que até provocou alguns estragos, houve um alerta laranja ou até vermelho. E a notícia é: está previsto a ocorrência de mau tempo no país, alerta amarelo para a zona norte e centro mas para o Algarve o tempo previsto é sol. Passa uma entrevista de um jornalista a alguém do IPMA:
"Preparem-se porque está prevista chuva forte no Norte amanhã e no dia a seguir. A população tem de ter atenção. Vais estar alerta amarelo. Na Madeira até esteve ontem com alerta laranja devido à depre..."
"E o mau tempo no Norte vai se manter até quando?
"Vai se manter até 4ª feira"

Corta a entrevista, continua a reportagem: a depressão Maria vai trazer chuva ao pais, principalmente no Norte. Ter atenção às linhas de água, etc.