Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2024

Chegou ao Grupo Central a frente associada ao vale depressionário do qual vai nascer a ciclogénese da 'Hipolito', iniciada agora com 1005hPa.

Análise das últimas 48 horas e previsão para a meia-noite (00h de dia 11). Descida de 23hPa em 24 horas não é, no entanto, considerada 'ciclogénese explosiva'.
Pressão no centro prevista para essa hora é 982hPa, situado a SSW do Grupo Central.

Última edição:
Ora boas ...

Por aqui temos uma manhã que acordou chuvosa apesar de agora curiosamente a chuva ter cessado.

Muito vento também na noite de ontem principalmente e que agora com o avançar do dia também acalmou ...

No entanto o tempo continua ameaçador e dá todo o ar de ser apenas uma ligeira pausa nas hostilidades ...

Por aqui, chuva a variar de intensidade, mas esparsa devido à influência da montanha do Pico.
Quanto ao vento, estamos no interior da circulação da depressão, logo, está calmo.
De qualquer das formas, o registo do vento aqui pelo Faial, também não será democrático. Uma vez que a montanha do Pico cortará em muito a sua força.
Ha relatos de ontem à noite de fortes rajadas no chão frio, no entanto, zona da cidade e Feteira 0!

Adoro quando as “minhas teorias” funcionam na prática

Linha de CBs (frente) a subir em direção Faial/Pico
d76a7e1e2aa29cf2a03c457523f619ab.png

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Voo Ter/Hor partiu da Terceira há 01:45 atrás e não conseguiu “furar os CBs e aterrar no aeroporto da Horta.

Continua a chover e está para continuar.
Parece 6 da tarde de tão escuro que está.

d838d6e40eb828273989b2ed734d7a7f.png

248a1e9db5f365fc178fa76472918069.png

A previsão de 980hPa da pressão no centro da Hipolito, avançada pelo IPMA nos comunicados arrisca-se a pecar por excesso: 976hPa é a previsão do UKMO/MetOffice, e não só:

MJlLaSg.gif

Y78qSfo.png

Segundo o ECMWF 00z, a isóbara dos 980hPa durará desde as 21h de hoje até às 21h de amanhã, englobando a ilha do Faial cerca das 6h e passando o centro a poucos quilómetros a sudoeste.

Última edição:
Estou com 997hpa
f8f61d78e59186eeca310e4a26625fa3.jpg

O metar da Horta está com 996hpa

O valor já foi de 995 na minha estação, provavelmente o vale da frente, ou algum mesociclone.

Rajadas máximas do vento a 10m, nas 6 horas precedentes. Previsão do ECMWF 00z.
GKid3Ys.png

> 90Km/h (25m/s) aparece sobre as ilhas na primeira carta das 00h de amanhã (meia-noite de hoje, portanto expectáveis desde as 18h de hoje).
GgOJItI.png
IYgpxRw.png

Pico e São Jorge, nos 108Km/h (30m/s) de rajada máxima na carta das 6h e seguintes.
0rvqvTx.png
cidaF7f.png

Praticamente todo o Grupo Central com rajadas superiores a 100Km/h.
gFqJxR2.png
t39sBeS.png

Diminuição a partir das 12h.
Btn4zSY.png
kgiddZi.png

Última edição:
Boas ... Por Angra é muito curioso porque parece que o céu vai desabar sobre nós a qualquer momento mas por agora muita da chuva não tem chegado pelo menos aqui à cidade ...

Apesar de estar a cair uns chuviscos ...

O vento também permanece calmo por agora ...

Mas ao que tudo indica e já estamos há algum tempo assim não deverá demorar muito até o cenário se alterar radicalmente ...

Sente-se a diminuição da pressão do ar ...