Bom...
Quando chegar à altura, podem troçar de mim à vontade. É 2024 e por isso meteoloucuras podem ocorrer. Mas cá deixo um bitaite profético...
O comunicado em si é muito bem-vindo mas acho que estão a dar um passo demasiado grande com a pré-previsão de avisos. O IPMA vai acabar por ficar mal.
Olhar para a previsão a 10 dias no GOc e haver vários com máxima de 28 graus não é de todo inédito (ficando os resumos diários tipica e alternadamente nos 27/28 graus). Patavina, foi sempre o aviso emitido.
Tecnicamente, noites tropicais/humidade/temperaturas mínimas altas não contam para a emissão de avisos. A população fica com ideia errada. O GOc no verão tem em demasiados dias mínimas insuportáveis. Patavina de comunicados.
Não se está a dar demasiado peso à temperatura do oceano? No IFS/ECMWF 12z para os próximos dias, a nebulosidade deverá ser mais persistentemente reduzida no GOc e GC mas a temível ISO 20 a 925hPa nunca se aproxima de forma ameaçadora das ilhas. Mesmo que as temperaturas cheguem - e excedam - os 28 graus, de certeza que isso é o cenário mais agreste? Digno de aviso tendo em conta outras situações?
Para meio/fim de Julho, isto até é uma previsão maravilhosa. Corrente de nordeste no GC e GOr >96h
Já que não se pode fazer muito contra o aquecimento global, que aproveitem a água quente. E preocupem-se mais com as alforrecas do que com os eventuais avisos do IPMA.