Seguimento Açores e Madeira - Julho 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Rede regional de monitorização da qualidade do ar. Estação da Terceira -> https://www.google.pt/maps/place/38°39'48.6"N+27°12'15.4"W/@38.6637859,-27.2069122,693m/data=!3m1!1e3!4m4!3m3!8m2!3d38.6635028!4d-27.2042778?entry=ttu

hyfnzDy.png

Z0k5aRn.png

Última edição:
Hoje numa saída do Funchal até São Vicente para lá almoçar: no Funchal estava completamente nublado. Ao chegar à zona do Campanário céu completamente azul sem uma nuvem. Ao subir para a Serra de Água via-se chuva ao longe e foi caindo uns chuviscos. Ao sair do túnel da Encumeada no lado de São Vicente chuva torrencial até ao centro da vila. Junto à costa não se via mais de 100 metros para o lado do mar devido ao nevoeiro. Dia completamente de Inverno. Toda a zona Norte estava certamente mergulhada pela chuva. Fim da tarde, regresso ao Funchal, o tempo foi novamente alterando-se na ordem inversa.

22:00 24,4 e 93% de humidade

Máxima de hoje cá por casa 29,2.
Pena a estação do observatório ter dado o pifo… já está assim há já longas semanas e ninguém resolve.
0bce68d472f22b14f7575c06f1b02078.png

Um artigo interessante sobre a medição da temperatura da água na Madeira:

Os números sobre as temperaturas do mar registadas resultam de um só equipamento, que está situado ao largo do molhe da Pontinha, no Porto do Funchal.

O equipamento mede a temperatura da água a uma profundidade que pode variar entre os 50 e os 60 centímetros.

Um artigo interessante sobre a medição da temperatura da água na Madeira:
Com o devido respeito pelo meteorologista, a informação que presta tem algumas lacunas. No artigo é referido que a bóia do Funchal "é considerada representativa da Madeira e assegura que outras medições ao longo da costa da Madeira em idênticas circunstâncias teriam resultados semelhantes ou com variações estatisticamente irrelevantes, na ordem de poucas décimas de um grau".

Olhando para info facultada pelo próprio site do IPMA em termos de previsões (https://www.ipma.pt/pt/maritima/costeira/index.jsp?selLocal=180&idLocal=180) temos que para amanhã as máximas temperaturas de água do mar previstas são:

Lugar de Baixo: 26.4ºC
Funchal: 25.1ºC
Machico: 24.3ºC
São Vicente: 25.9ºC

Variações de 2.1ºC no mesmo dia não me parecem estatisticamente irrelevantes nem me parece que a bóia do Funchal seja suficientemente representativa de a temperatura costeira ao longo de toda a região. Só faz sentido fazer essa afirmação se estivermos a falar de temperaturas oceânicas.

O valor de 27.9ºC é perfeitamente plausivel por efeito espelho de água em algumas zonas da costa. Eu próprio já medi temperaturas de 28ºC em alguns anos na Praia do Porto Santo em condições muito específicas de vento.

Estou desde sábado na Terceira. Calor, forte, e humidade habitual. Noites muito quentes. Choveu copiosamente em Angra, desde as 22H, com trovoada à mistura. Agora parou.
Água do mar espetacular. Tanta humidade e calor que só se está mesmo bem dentro de agua...
Alguém consegue confirmar a temperatura da água, por aqui, no últimos dias? Obrigado