Os avisos foram cancelados mais cedo. Já não haverá raios para ninguém
---
Os boletins climatológicos para os Açores aparentemente são emitidos num regime trimestral. Como tal, os meses de Abril, Maio e Junho deverão ser publicados lá para Setembro ou Outubro.
Não obstante a chuva que tem caído, e olhando para os boletins já publicados, persistem as deficiências de longo prazo...
Tendo em conta a estação de PDL, Janeiro foi acima da média, Fevereiro foi extremamente seco (o mais seco do século XXI) e Março foi ligeiramente abaixo da média usada pelo IPMA. Ainda assim, e no que diz respeito aos 3 principais reservatórios de água em S. Miguel, só as Furnas deixa muito a desejar (infelizmente os registos históricos são recentes):
Em teoria não deverá faltar água este verão.
Já vamos a meio do ano e a rede hidrometeorológica ainda não está completa. Desconfio que vai sofrer mais um atraso. De qualquer das formas, as estações estarão - eventualmente - distribuídas desta forma:
As nove ilhas dos Açores vão ficar cobertas, até ao final deste ano, por 99 estações hidrometeorológicas, um investimento de cerca de um milhão de euros que permite um conhecimento detalhado e atempado do ciclo hidrológico, fundamental para a defesa das pessoas e bens face a eventuais fenómenos extremos de ocorrência de cheias.
Concebido e desenvolvido por técnicos e empresas regionais, envolvendo a Universidade dos Açores, o projeto de alargamento desta rede de estações a todas as ilhas inclui a estação meteorológica da Fonte do Trevo, que o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, visitou hoje, no segundo dia da visita estatutária à ilha do Corvo.
No total, a Região ficará dotada com uma rede de 99 estações hidrométricas, udométricas e meteorológicas automáticas, com teletransmissão de dados em tempo real.
08-04-2016
http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-drotrh/conteudos/noticias/2016/Abril/not20160408.htm