Seguimento Açores e Madeira - Maio 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Já chove por S. Miguel.

Pingos bem fortes nesta altura. Adiantou-se ou é impressão minha?

Talvez um pouco adiantada sim. Só neste momento as estações da RHA deram sinal. Candelária não está a registar bem mas deu sinal há meia hora. No Pico já choveu, 0,3mm; vento de sul fraco mas a aumentar; temperatura a descer, vem aí a frente quente.

• Gosto
Reactions: Wessel1985
É a imagem mais recente. É a frente quente um pouco mais adiantada. O núcleo depressionário está sobre o G. ocidental:

J5NFPDX.jpg

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr
O GFS modela esta depressão mais a sul. Os seus dados da precipitação dificilmente serão os mesmos:

C1TawnN.png

A depressão veio mais depressa e está no local errado na perspetiva americana.

• Gosto
Já chove por S. Miguel.

Pingos bem fortes nesta altura. Adiantou-se ou é impressão minha?

Confirmo o mesmo por aqui. De momento, uns pingos só...

Segundo a run do GFS das 12h, a cota de neve no Pico, quando começar a chover a partir das 0h, andará á volta dos 2100m. Será que isso significa que a montanha pode receber novo nevão no seu topo?

A neve que cair não deve acumular por causa da chuva.

tBHVtYFl.jpg

Última edição:
Estou com dúvidas sobre a localização das frentes. O que é então toda aquela faixa a sudoeste?

Penso que é a frente quente. O núcleo depressionário, pelas cartas, irá dirigir-se para o G. Oriental. Sendo assim, e supostamente a frente quente deverá dirigir-se para nordeste:

Edluj2f.jpg

iY8ktC3.gif

gkKYH1S.gif

Estou a especular. A frente fria será empurrada para sul devido ao movimento do núcleo. A frente quente atingirá mais Sta. Maria. Ver-se-á.

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr
Já chove na Lagoa do Carvão em S.Miguel.
Infelizmente parece que as estações da parte oeste de S.Miguel estão a ficar escassas: Candelária e Sete Cidades têm registos erróneos, inaproveitáveis; Capelas não regista.
Só temos portanto Mosteiros e Lagoa do Carvão. Além das IPMA de Ponta Delgada.

• Gosto
Tendo em conta que a frente está adiantada será já a frente oclusa? Há convecção para relâmpagos. E não são descerníveis duas frentes.

• Gosto
Estou a especular. A frente fria será empurrada para sul devido ao movimento do núcleo. A frente quente atingirá mais Sta. Maria. Ver-se-á.

O que me parece é que já está ocluída. A faixa nada tem a ver com as frentes desta pequena depressão que não chegam a ter expressão em altitude, é a minha ideia.
A faixa está relacionada com o jet stream a 200/300 hPa.
As frentes vão ser mal visíveis porque entretanto estão a entrar em oclusão. As massas nebulosas que vão gerar a precipitação ainda vão formar-se.

Há algo que me escapa...

• Gosto
2,5mm em S.Caetano no Pico até há quinze minutos atrás.

0,2mm nas IPMA de P.Delgada, até uma hora atrás.

Estes valores e horas estão de acordo com o previsto na run das 18h do GFS para as 0h. Coloca o grosso da precipitação a passar sobre o Central e o Oriental apenas com precipitação marginal até às 6h.

Última edição:
  • Gosto