Resgatadas 50 pessoas que ficaram presas pela neve na Madeira
01h02m
Todas as 50 pessoas que ficaram retidas, domingo, nas serras entre o Poiso e o Pico do Areeiro, na Madeira, ao serem surpreendidas pela queda intensa de neve, foram resgatadas sãs e salvas. As viaturas ficaram no local, uma vez que, as condições atmosféricas durante a noite impediram que fosse removidas.
As estradas de acesso às serras na zona Poiso-Pico do Areeiro estão encerradas e várias dezenas de pessoas foram surpreendidas. As viaturas ficaram imobilizadas devido à intensa queda de neve durante a tarde deste domingo.
A neve atingiu cerca de 15 centímetros de altura e foi necessário desencadear uma operação de resgate, que envolveu meios das duas corporações de bombeiros do Funchal, Protecção Civil, Guarda Florestal, PSP e muitos voluntários que responderam ao apelo lançado via SMS, disponibilizando jeeps para transportar as pessoas retidas.
Durante várias horas as equipas percorreram a estrada entre o Pico do Areeiro e o Poiso, no sentido descendente, resgatando primeiro as crianças e mulheres.
Neste momento todas as pessoas retidas já foram retiradas e estão a ser transportadas em camiões do exército.
O responsável pela Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR), Eugénio Mendonça, disse à Agência Lusa que foi prestada assistência a cerca de 50 pessoas.
Quanto às viaturas, tiveram de ser abandonadas na montanha, sendo impossível de momento movê-las devido às condições atmosféricas adversas.
Muitas pessoas deslocaram-se domingo às serras da Madeira para observar e brincar na neve, um espectáculo que é raro na ilha.