Enquanto que grande parte de Portugal (incluindo a Madeira e os Grupos Central e Oriental dos Açores) estão com tempo seco e uma crista anticiclónica forte, no Grupo Ocidental dos Açores a história tem sido outra. Devido à posição do anticiclone, as Flores e o Corvo têm recebido bastante chuva devido a rios atmosféricos. Só nos últimos 3 dias os acumulados nestas duas ilhas foram os seguintes:
(rede Wunderground)
- Mosteiro: 66,0 mm
- Ponta Delgada: 60,4 mm
(rede IPMA)
- Lajes das Flores: 63,2 mm
- Vila do Corvo: 50,7 mm
Vale a pena salientar que a estação da Fajãzinha do IPMA está quase de certeza com o pluviómetro entupido, já que não regista precipitação há bastante tempo...
Hoje o anticiclone moveu-se um pouco para leste, permitindo alguma precipitação nas ilhas do Faial, do Pico, de São Jorge e da Graciosa, mas estamos a falar de muito pouca chuva, no máximo 5 mm em zonas altas do Faial e 2 mm na Graciosa. Nas outras ilhas a precipitação nem chegou a 1 mm. Amanhã de madrugada deverá voltar a chover nalgumas ilhas do Grupo Central, mas com muito menor probabilidade e que dependerá da posição do anticiclone (pode nem chover sequer).