Seguimento Açores e Madeira - Março 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Ora boas ...

Por aqui temos a chuva até agora como a principal situação deste evento ...

Pelas 14 horas caiu aqui uma carga de água impressionante a fazer lembrar as chuvadas tropicais ...

O tempo continua muito fechado e nublado e o mau tempo é generalizado ...

Em termos de vento ainda não começamos a sentir grandes efeitos por agora pelo menos aqui por Angra do Heroísmo ...

Impressionante este inverno ... Bastante rigoroso a fazer lembrar outras latitudes mais britânicas ...

15:26 - O mau tempo permanece severo por aqui ...

Acabou de cair por aqui mais uma carga de água tremenda ...

Muita chuva neste Sábado aqui pela cidade património mundial ...

O vento ainda permanece relativamente calmo por agora ...

Última edição:
640c4eb0975f67eb2f6cc6073cabd6f1.jpg

Let the game begin

Entrada a pés juntos já com uma rajada de 105km/h

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Bom dia.
Hoje obtive uma rajada de 108km/h na minha estação às 00:15.
A rajada mais elevada do Observatório príncipe Alberto do Mónaco de hoje foi de 115km/h.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Duas depressões quase seguidas a causar ocorrências ...

Apesar de tudo considero que o Konrad aqui pelo menos na Terceira foi ainda mais extremo ...

Mas esta depressão tem sido mais constante nos ventos ...

E continua com rajadas por vezes moderadas ...

Fica aqui o ponto de situação noticiado pela RTP Açores um pouco por todo o arquipélago no que diz respeito ás ocorrências ...

https://acores.rtp.pt/local/depress...5jVkh9gDyIuqWwIg3Q_aem_viyovsUkUA_cVLZBkerXkA

Duas depressões quase seguidas a causar ocorrências ...

Apesar de tudo considero que o Konrad aqui pelo menos na Terceira foi ainda mais extremo ...

Mas esta depressão tem sido mais constante nos ventos ...

E continua com rajadas por vezes moderadas ...

Fica aqui o ponto de situação noticiado pela RTP Açores um pouco por todo o arquipélago no que diz respeito ás ocorrências ...

https://acores.rtp.pt/local/depress...5jVkh9gDyIuqWwIg3Q_aem_viyovsUkUA_cVLZBkerXkA

O Konrad foi um sting jet, um evento de vento repentino, com um vento sustentado muito elevado e acompanhado de rajadas. Tinha quase força de furacão e a passar no grupo central.
A Laurence, embora a frente tenha trazido vento de forma repentina, e com rajadas acima de 100, o vento sustentado foi substancialmente menos intenso, interrompido por rajadas mais fortes.
O cenário poderia ter sido bem diferente se a depressão tivesse se desenvolvido mais próxima da região.
Neste momento, andaríamos a correr atrás do prejuízo certamente.

Gráfico referente ao vento desde o início do evento, minha estação.

Podemos ver o início súbito, com rajadas acima de 100km/h, uma delas atingindo os 119km/h, depois, o vento diminuiu para 50/60 e a rajada para 80/100 e por aí se tem mantido.

Relembro que o Faial é uma das ilhas mais afastadas desta depressão.

Os valores nas outras ilhas que estão mais próximas, com certeza deverão ser mais agressivos.

84af94b5e64653c16fdbe9c8f67c5f5d.jpg