Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2011

Tal como foi referido pelo AJC, mais uma vez a zona norte da ilha terceira foi afectada pelo mau tempo

fica aqui a noticia:

Os moradores da freguesia da Agualva, concelho da da Praia da Vitória, ilha Terceira, voltaram a viver o medo do dia 15 de dezembro de 2009. Fortes enxurradas alagaram o centro da localidade, esta madrugada.




Segundo o ditado, "Depois da tempestade vem a bonança". Para os agualvenses, quase dois anos depois da tempestade vem... outra tempestade.

A chuva forte começou a cair por volta das duas da madrugada, mas foi às 8h20 desta manhã que se intensificaram, de forma a desenterrar um episódio que, a pouco e pouco, começava a fazer parte do baú das recordações.

A ribeira não transbordou na zona crítica da freguesia, a Rua do Saco mas, das canadas agrícolas a ela perpendiculares, muitas pedras foram trazidas pela rua, consequência de derrocadas.

Noé Cota, presidente da junta de Freguesia da Agualva, garante que não há vidas nem habitações em risco, mas admite que a situação, agora controlada, chegou a ser muito preocupante.

Os moradores, à medida que limpavam alguma água que lhe entraou em casa, iam culpando as Secretarias da Agricultura e do Ambientes, responsáveis pelas obra de intervenção.



Maria Odete Pereira regressou do trabalho depois de perceber que a situação era preocupante, mas rapidamente concluiu que, comparativamente a 2009, alguma água no rés-do-chão era um problema de fácil resolução.

Os habitantes da Agualva viveram dois anos em sobressalto. Temiam a possibilidade de repetição daquele dia 15 de dezembro, em 2009. Hoje foi o dia!



Tatiana Ourique para o Multimédia RTP/A



Reportagem de vídeo de Victor Alves no Jornal da Tarde.
 
fica aqui o vídeo das noticias da rtp-açores

[ame="http://videos.sapo.pt/74Aq3fWOgM7n4idroskD"]http://videos.sapo.pt/74Aq3fWOgM7n4idroskD[/ame]

[ame="http://videos.sapo.pt/9zqgaD0ZNrdQp4iJO3NO"]Agualva:derrocadas assustam - SAPO Vídeos[/ame]
 
Mais uma notícia sobre o mau tempo nos Açores

Açores


Chuva intensa provoca inundações na Terceira e derrocadas em S.Jorge


14-10-2011 15:32

As condições normais de circulação deverão estar repostas até ao final do dia.

A chuva intensa que atingiu hoje os Açores provocou inundações na ilha Terceira e o isolamento de algumas fajãs na ilha de São Jorge.

"Houve pequenas inundações nas freguesias dos Biscoitos, Agualva e Altares devido à subida dos caudais das ribeiras e dificuldade de trânsito em algumas artérias, mas já se encontram normalizadas", especifica um comunicado da Protecção Civil.

As chuvas provocaram também derrocadas na ilha de São Jorge que cortaram as estradas de acesso às fajãs dos Cubres e Santo Cristo, enquanto a queda de uma ponte cortou o acesso à Fajã dos Vimes e a ponte para a Fajã de São João ameaça ruir.

As condições normais de circulação deverão estar repostas até ao final do dia.

Na Agualva, no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, gerou-se, segundo o presidente da junta de freguesia, Noé Cota, "algum pânico pela memória das cheias e derrocadas de 15 de Dezembro de 2009" que afectaram gravemente meia centena de habitações e provocaram um morto.

"Desta vez, felizmente, foram apenas algumas pedras que vieram para a rua principal devido a alguns muros que ruíram e foram arrastados pela água", disse o autarca. Noé Cota acrescentou que "não há qualquer perigo de vida nem para os bens materiais".
 
Comunicado da Protecção Cívil

Ponta Delgada , 14 de Outubro de 2011

Protecção Civil nos locais afectados pelo mau tempo

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que durante a noite de hoje as zonas dos Biscoitos, Agualva e Altares, na ilha Terceira foram afectadas por aguaceiros fortes que causaram algumas inundações em habitações e os caudais das ribeiras subiram, havendo ainda algumas estradas que devido à quantidade da queda de água ficaram com dificuldades de circulação.

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória está no terreno, bem como, equipas de Bombeiros da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, desempenhando acções de intervenção, nas três freguesias afectadas.

O Secretario Regional do Ambiente e o Secretario Regional Agricultura e Florestas estão no terreno, bem como, equipas destas Secretarias, Secretaria Regional da Ciência e Tecnologia e Equipamentos e PSP.

O Serviço Municipal Protecção Civil de Angra do Heroísmo também está activado.
O SRPCBA tem montado no terreno um posto de comando que vai acompanhando a situação e a possível evolução.
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa também do corte das estradas de acesso a Fajã dos Vimes, Fajã dos Cubres e Serra do Topo, ilha de São Jorge estando no local equipas SRCTE e Câmara Municipal Calheta, prevê-se reposição das condições normais de circulação durante a tarde.
Novas informações serão divulgadas caso seja necessário.
 
neste momento o vento sopra moderado de nordeste. na zona oeste da ilha a chuva já parou e o caudal da ribeira já diminui bastante.
devido ainda à grande instabilidade atmosférica verificada é possivel em algumas zonas ainda ocorrerem aguaceiros que poderão ser fortes.
 
Boa tarde,
Sem querer parecer que é uma critica ao IM, essa situação ocorrida nos Açores não merecia um alerta laranja?

Como todos sabem, eu que não sou propriamente de embarcar em criticas fáceis, normalmente até as combato, mas também me parece que ultimamente andam a falhar demais, alguma coisa não está a funcionar bem nos Açores.
 
Boa noite

Agora está a chover em PDL...

Realmente o IM dos Açores anda a falhar muito. Mas não creio que seja por falta de competência nem desleixo de certeza. Aposto que isto já serão efeitos dos "cortes" que há uns tempos ouvi falar que estavam a acontecer aqui no IM... Não sei bem, mas da próxima que encontrar alguém do IM pergunto mesmo. Mas o mais provável é mesmo ser consequência de alguma poupança...graças a Deus que a Protecção Civil é da competência regional e que, pelo menos até hoje e tanto quanto sei, nunca se poupou na segurança da população apesar dos apertos, porque se começam a cortar aí também, este país perdeu todo e qualquer valor em nome da dívida! Valha-me Deus...:facepalm:
 
boa noite,

neste momento na zona oeste da ilha terceira o vento sopra com muita intensidade.

em são miguel também já se registam algumas ocorrências

Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que cerca das 19H07 ocorreu um pequeno deslizamento de terras na zona do Pilar da Bretanha, concelho de Ponta Delgada, ficando a situação resolvida pelas 20H30.

Pelas 19H30 a zona de Capelas, Além Capelas e Santa Bárbara foram atingidas por aguaceiros fortes e localizados que provocaram inundações e deslizamentos de taludes para as vias.

Estão no terreno equipas dos Bombeiros de Ponta Delgada, da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, da Direcção Regional da Habitação, do Serviço Municipal de Protecção Civil de Ponta Delgada, do Instituto de Desenvolvimento Social dos Açores e da Polícia de Segurança Pública.

Houve a necessidade de evacuar duas pessoas de uma habitação, que foram acolhidas pela Direcção Regional da Habitação, prosseguindo os trabalhos de limpeza.

Também, cerca das 21H40, uma viatura caiu numa linha de água, na Rua de Nª Srª da Ajuda, na Covoada, na ilha de S. Miguel, não havendo danos humanos.

Pelas 22H04 os Bombeiros de Ponta Delgada já tinham solucionado o problema, desimpedindo a linha de água e retirado a viatura.

Relembra-se que o SRPCBA, em presença da previsão do Instituto de Meteorologia, emitiu um aviso meteorológico, pelas 13H40 de hoje, para as ilhas dos grupos Central e Oriental dos Açores, que apontava para aguaceiros localizados e pontualmente fortes.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, nomeadamente aos automobilistas para que redobrem os cuidados na circulação.

Mais informação em, www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srcte-srpcba

O SRPCBA continua a acompanhar a situação, sendo emitidos novos avisos sempre que necessário.

em relação à questão dos alertas esta noticia fala por si, está a negrito o alerta foi lançado às 13h40, as ocorrencias na ilha terceira e são jorge ocorrem de manhã :facepalm:
 
Será o famoso radar meteorológico que servirá toda a Região Autonoma da Ilha da Madeira, no pico do Facho a uns 515 mts de alt. na Ilha do Porto Santo???

Alguém sabe responder o que é essa estrutura???



semttuloiif.png