Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
No Faial (Madeira), também se vê a ribeira com muita água.
(Lado direito - Na serra.)

Faial-3.jpg

Assim como na Ribeira Brava:

RibeiraBrava-1.jpg

Corrigam-me se estiver errada, mas a situação a partir de agora com tendencia a melhorar.

Mantêm-se os horários, a linha ainda trás instabilidade estando o centro de baixa pressão aproximando-se.

jtxku.jpg

Desculpa a pergunta, mas quando dizes o centro de baixa pressao..."isso quer dizer que ainda pode haver picos fortes de precipitacao?

mais una vez bom dia,

Hoje ninguem pode reclamar é chuva para todos....

na última hora foi na terceira que se registou a maior quantidade de chuva...

Por AGH continua a chuva, felizmente que não tem ocorrido pontualmente chuva forte, mas sim contínua com uma intensidade moderada, ou seja, os esgotos estão a dar conta do recado....

Ondulação forte no Lido:

lidoy.jpg

E já muita precipitação acumulada das estações amadoras:
semttulo4hj.jpg

(Unidade da precipitação com centímetros)

Eu fui ver as estações no wunderground e quando vi ade são vicente a minha mulher ate disse: credo isso é possivél? eu disse pode ser possivél mas acho meio estranho, é muita percipitação.

Também acho que se trata de um erro. Já no dia 23 essa estação tinha acumulado 250mm, e hoje já ultrapassou os 300mm, quando a precipitação está a incidir mais nas vertentes sul.

Boas, por aqui no Funchal, zona de Santo António (perto do Pico dos Barcelos) pelo que me apercebi esteve (quase) a noite toda a chover e senti umas chuvas fortes, embora não tão fortes como no 20 de Fev. E nesta zona desde manhã está imenso nevoeiro. Mas neste preciso momento não chove.

:rain:

O resto do dia na RAM será soalheiro, devido á entrada de ar seco descendente associado a uma porção do jet subtropical onde teem predominado movimentos de subsidencia ( descida do ar).

http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/natl/flash-wv.html

De resto devo dizer que a quantidade final de precipitação acabou por ser um pouco superior ao que eu intrepertei a partir dos modelos ( que apontava para picos maximos de 80mm/3h, com maximos possiveis até 100mm/3h mas terras altas), o que talvez seja devido á maior presença de nucleos convectivos do que inicialmente assumido.