Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2014

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Poeiras ainda continuam...
_MG_1118_19_20.jpg

Sim, um bafo terrível...
Só não acho normal as temperaturas registadas pela Madeira nesta altura do ano...
Só espero que elas não cheguem

Mas é normal essas temperaturas escaldantes por aí em pleno mês de Outubro?
Por aqui seria uma coisa surreal, do outro mundo até...
O que eu noto é que as médias anuais e mensais terão de ser todas actualizadas e adaptadas às novas realidades...

As temperaturas que se registaram no Funchal foram um recorde para o mês de Outubro (35.3 em Ponta do Sol não sei se é recorde para essa estação). O antigo recorde era de 34.1 e passou a 34.3, portanto este extremo não é nada regular. A normal diz que as temperaturas máximas para o Funchal em Outubro são de 25 graus, portanto uma temperatura de 30 graus não seria nada de impensável para o Funchal, já 34.3 é outra história.

Os Açores estão a ficar bastante mais quentinhos, prova disto o verão passado, mas estes extremos não devem acontecer lá tendo em conta que se encontram já bem distantes do Sahara.

• Gosto
Reactions: StormRic
Sim, um bafo terrível...
Só não acho normal as temperaturas registadas pela Madeira nesta altura do ano...
Só espero que elas não cheguem

Mas é normal essas temperaturas escaldantes por aí em pleno mês de Outubro?
Por aqui seria uma coisa surreal, do outro mundo até...
O que eu noto é que as médias anuais e mensais terão de ser todas actualizadas e adaptadas às novas realidades...

As temperaturas máximas na Madeira têm como que um limite invisível de 29-31ºC mesmo no verão, devido à influência moderadora do oceano, logo, temperaturas acima disso são sempre consideradas anormais e associadas com o tempo leste. Principalmente porque podem resultar em >30 ºC durante a noite.

Agora.. apanhar um dia de sol em 25ºC em Dezembro é perfeitamente normal. Não é todos os dias mas ainda se encaixa bem dentro da normalidade.
No inverno passado penso que pelo menos duas vezes por mês entre Dezembro e Fevereiro houveram localidades da costa norte a atingir os 27 ºC.

• Gosto
Reactions: Cluster e StormRic
Isso não foi em Outubro foi num mês mais bem frio. Ponta do Sol teve 31,6 por volta das 6 da manhã no outro dia mas este valor de Abril é bem mais impressionante.

A insolação em Abril é superior à de Outubro (número de horas de sol): Abril está a dois meses do solstício; Outubro a quatro meses. Se as temperaturas tiverem uma estreita correlação com a insolação então Abril teria vantagem. Mas é claro, o factor mais importante é a estação precedente. Resta saber se a posição da estação de Ponta do Sol não a torna especialmente vulnerável à insolação.

• Gosto
Reactions: Cluster
Boa noite!

Sigo com céu parcialmente/muito nublado e vento fraco. Agora há pouco, caiu algum chuvisco.

A temperatura ronda os 18°C e a humidade está alta, rondando os 80%.

Hoje, foi um dia marcado por céu em geral pouco/parcialmente nublado, apresentando algumas zonas maior nebulosidade. Agora à noite, o céu apresentou-se muito nublado e caíram alguns aguaceiros/chuva fraca.

Continuação de uma boa sexta-feira. Um bom fim-de-semana a todos.

Última edição:
A insolação em Abril é superior à de Outubro (número de horas de sol): Abril está a dois meses do solstício; Outubro a quatro meses. Se as temperaturas tiverem uma estreita correlação com a insolação então Abril teria vantagem. Mas é claro, o factor mais importante é a estação precedente. Resta saber se a posição da estação de Ponta do Sol não a torna especialmente vulnerável à insolação.

Eu acho que me expliquei mal ou não estou a perceber bem:P
Duas situações distintas, o que aconteceu há uns dias e o que aconteceu em Abril de 2013. Há uns dias atrás Ponta do Sol atingiu 31,6 na madrugada (sem sol portanto) e depois lá chegou aos 35.3 durante o dia sendo que o Funchal também deve ter andado acima dos 30 de madrugada. A situação em Abril (que mostrei aqui na imagem)foi à uma da manhã na estação do Funchal, bateu se os 32 graus nessa noite e acho que o recorde desse mês foi exactamente nessa noite:)

Ps: Ponta do Sol como muitos já devem ter conhecimento é a estação oficial mais quente do País, no entanto duvido que seja a que atinge extremos de temperatura máxima mais altos na Madeira, por ser relativamente perto do mar e mais afastada do Sahara que a costa este.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic
Eu acho que me expliquei mal ou não estou a perceber bem:P
Duas situações distintas, o que aconteceu há uns dias e o que aconteceu em Abril de 2013. Há uns dias atrás Ponta do Sol atingiu 31,6 na madrugada (sem sol portanto) e depois lá chegou aos 35.3 durante o dia sendo que o Funchal também deve ter andado acima dos 30 de madrugada. A situação em Abril (que mostrei aqui na imagem)foi à uma da manhã na estação do Funchal, bateu se os 32 graus nessa noite e acho que o recorde desse mês foi exactamente nessa noite:)

Ps: Ponta do Sol como muitos já devem ter conhecimento é a estação oficial mais quente do País, no entanto duvido que seja a que atinge extremos de temperatura máxima mais altos na Madeira, por ser relativamente perto do mar e mais afastada do Sahara que a costa este.

:hehe: Peço desculpa, eu é que percebi mal! Madrugada em Abril! Sem dúvida ainda mais extraordinário do que a situação recente. :thumbsup:

• Gosto
Reactions: Cluster
Pequeno grupo de células a OSO da Madeira com actividade eléctrica, chegará à ponta oeste em menos de uma hora.
pHqgs9c.jpg
7C3A3BR.gif

Quanto às grandes células, não ameaçam nenhum dos arquipélagos por enquanto. Poderão vir a acercar-se mais da Madeira para amanhã.

Boa noite!

Sigo com céu parcialmente/muito nublado e vento fraco.

A temperatura ronda os 17ºC.

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente pouco/parcialmente nublado, tornando-se quase limpo para a tarde, tendo-se apresentado muito nublado nas zonas altas, com boas abertas. A madrugada foi marcada por algum chuvisco e algumas rajadas.

Continuação de um bom sábado.

Última edição:
A frente de células em aproximação lenta à Madeira mantém o aspecto potente e tem bastante actividade eléctrica. Deve chegar dentro de seis ou sete horas, mantendo-se a previsão dos modelos da sua dissipação durante um período de 24 horas, não estando previstas quantidades muito significativas de precipitação (10mm em 24 horas).
NqBghMk.jpg
KLLBeDk.gif

A previsão oficial do IPMA está de acordo com este cenário; não há avisos.

Baseados apenas na observação das imagens de satélite poder-se-ia pensar que uma situação que justificasse avisos se aproximava. Tal parece não ser o caso.
rM1BCAo.jpg

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Sunderlandz
A dissipação tem atrasado a chegada das células à Madeira, ainda não há registo de precipitação em qualquer estação:
rgjJ5hr.jpg
IL8Vlg6.jpg

curiosamente a nublosidade organiza-se melhor agora e tem mais aspecto de frente, como aliás aparece identificada na carta sinóptica de superfície das 06horas, associada a um vale depressionário muito pouco cavado:
Vj5W0Pu.jpg

A actividade eléctrica tem diminuído:
HLDqoms.gif

Última edição: