Sim, um bafo terrível...
Só não acho normal as temperaturas registadas pela Madeira nesta altura do ano...
Só espero que elas não cheguem
Mas é normal essas temperaturas escaldantes por aí em pleno mês de Outubro?
Por aqui seria uma coisa surreal, do outro mundo até...
O que eu noto é que as médias anuais e mensais terão de ser todas actualizadas e adaptadas às novas realidades...
Ontem no meu carro as 13, marcava 34 perto do aeroporto do Porto santoMáximas ontem no Arquipélago da Madeira:
Sim, um bafo terrível...
Só não acho normal as temperaturas registadas pela Madeira nesta altura do ano...
Só espero que elas não cheguem
Mas é normal essas temperaturas escaldantes por aí em pleno mês de Outubro?
Por aqui seria uma coisa surreal, do outro mundo até...
O que eu noto é que as médias anuais e mensais terão de ser todas actualizadas e adaptadas às novas realidades...
Isso não foi em Outubro foi num mês mais bem frio. Ponta do Sol teve 31,6 por volta das 6 da manhã no outro dia mas este valor de Abril é bem mais impressionante.
A insolação em Abril é superior à de Outubro (número de horas de sol): Abril está a dois meses do solstício; Outubro a quatro meses. Se as temperaturas tiverem uma estreita correlação com a insolação então Abril teria vantagem. Mas é claro, o factor mais importante é a estação precedente. Resta saber se a posição da estação de Ponta do Sol não a torna especialmente vulnerável à insolação.
Eu acho que me expliquei mal ou não estou a perceber bem:P
Duas situações distintas, o que aconteceu há uns dias e o que aconteceu em Abril de 2013. Há uns dias atrás Ponta do Sol atingiu 31,6 na madrugada (sem sol portanto) e depois lá chegou aos 35.3 durante o dia sendo que o Funchal também deve ter andado acima dos 30 de madrugada. A situação em Abril (que mostrei aqui na imagem)foi à uma da manhã na estação do Funchal, bateu se os 32 graus nessa noite e acho que o recorde desse mês foi exactamente nessa noite
Ps: Ponta do Sol como muitos já devem ter conhecimento é a estação oficial mais quente do País, no entanto duvido que seja a que atinge extremos de temperatura máxima mais altos na Madeira, por ser relativamente perto do mar e mais afastada do Sahara que a costa este.