Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2014

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa tarde !
Pela madeira dia de sol mas agora um pouco nublado no fim da tarde, com vento moderado nas zonas montanhosas !
Está em vigor um aviso Amarelo para todo o arquipelago da Madeira !

-Madeira-Costa Norte - Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada
Válido entre 2014-10-19 00:00:00 e 2014-10-20 05:59:59 (hora UTC)
-Madeira-Costa Sul - Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada
-Madeira-Porto Santo - Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada
-Madeira-R. Montanhosa - Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada

stxAA0w.jpg

FiBlAUN.jpg

Continuação de uma boa sexta-feira !

Boa Tarde

Hoje dia muito mais calmo que a noite de ontem em que tivemos aguaceiros pontualmente moderados a fortes puxados a rajadas de vento muito fortes ... Ontem por volta das 22 horas locais sai e fui até a Santa Luzia e houve uma altura entre as 22 e as 23 que parecia que estávamos a ser afectados por uma tempestade tropical tal era a intensidade do vento e da chuva ... Curiosamente após esse período o tempo acalmou bastante e nem parecia que o fenómeno tinha ocorrido ...

Confirmo de igual modo Wessel.
Pelos meus lados foi idêntico. Muita chuva, torrencial mesmo e bastante persistente soprada por ventos fortíssimos. A força da chuva era tanta que mal conseguia ver a minha rua. Não via absolutamente nada ao meu redor. Só espuma branca tal era a força.
Depois de ter passado o evento, continuámos a noite e manhã com aguaceiros e algumas rajadas fortes. O mar também está agitado.
Hoje da tarde tivemos aguaceiros e vento por vezes forte.
Mas parece que amanhã pode vir mais do mesmo.
Aguardemos.
Cumprimentos!

Boa noite!

Sigo com céu parcialmente/muito nublado e vento bonançoso. A temperatura ronda os 17ºC.

Hoje, o dia foi marcado por céu parcialmente/muito nublado, por vezes encoberto e aguaceiros por vezes fortes. Durante a madrugada, o vento soprou forte com rajadas fortes e caíram aguaceiros pontualmente fortes.

Está em vigor um Aviso Amarelo para o Grupo Central, especialmente para as Ilhas do Faial, Pico e Graciosa devido a precipitação pontualmente forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

AVISO METEOROLÓGICO 100/2014
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:

Uma linha de instabilidade associada a um centro depressionário centrado a norte do arquipélago provocará a ocorrência de aguaceiros pontualmente FORTES e que poderão ser acompanhados de trovoadas especialmente nas ilhas Faial, Pico e Graciosa. Nestas condições emite-se:

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 21UTC de 2014-10-17 e as 12UTC de 18-10-2014 Aguaceiros pontualmente FORTES, podendo ser acompanhados de trovoada.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom fim de semana. :)

• Gosto
Reactions: StormRic
Boas ... Dizer que nestes últimos minutos caiu uma tromba de água que já não via há bastante tempo ... A coisa durou relativamente pouco tempo mas deu para criar ribeiros na estrada ... :rain:

E no momento que vos escrevo acabo de ouvir um ronco enorme no céu ... :trovao:

Já me parecia há uma meia hora ter visto um flash mas pensava ser impressão minha mas confirma-se que temos trovoada aqui pela Terceira ainda longe mas muito forte já que este trovão que refiro durou quase dez segundos ...

Animação ... Muita animação ... :w00t:

EDIT1 (02:38) - Acabo de ouvir mais um trovão distante e a chuva continua a cair mas de uma forma mais moderada ... Não me dou conta dos relâmpagos mas ouço os trovões ao longe ...

EDIT2 (02:53) - Começa novamente a chover de uma forma intensa mas não torrencial como há 20 minutos atrás ... A trovoada parece ter-se afastado já que não tive mais nenhum sinal por aqui de actividade eléctrica ...

EDIT3 (03:07) - Acabei de ouvir mais um trovão mas é trovoada distante já que pelo menos daqui desta zona os relâmpagos não são pronunciados ... O que posso dizer é que são bem fortes já que nota-se que estão longe mas ouvem-se com vigor ... A chuva de momento acalmou ...

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Afgdr e StormRic
Mais um trovão ruidoso e longo mas bastante distante do sítio onde me encontro ... Imagino em locais mais próximos da trovoada a orquestra que não estará a acontecer ...

EDIT1 (03:40) - Mais um trovão que durou algum tempo ... Parece que a trovoada está a ser mais constante ... Continua longe aqui de Angra ...

EDIT2 (03:48) - Trovão mais forte desde o início desta instabilidade ... Estava já a preparar-me para dormir e até me assustei com o estrondo ... Trovoada a aproximar-se do ponto onde me encontro ... Já vejo os relâmpagos ... Intervalos de 12 segundos entre raio e trovão ... :trovao:

EDIT3 (03:54) - Mais um relâmpago super forte que provocou até uma ligeira baixa de luz aqui em casa ... O trovão mal se ouviu pois este estava longínquo ... Trovoada dispersa e em vários pontos ...

EDIT4 (04:01) - Agora recomeça a chover embora de uma forma não muito intensa ... A trovoada parece ter dado uma trégua por agora embora não me arrisque ainda a ligar coisas à electricidade (ex: CPU) pois pode voltar a qualquer momento ...

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Afgdr
A situação é bastante instável ... Acabou agora novamente de chover com intensidade com trovoada intensa ... Relâmpagos seguidos embora sem trovão e quando se ouviu um trovão foi algo assustador embora se perceba que estava longe ... Noite de grande animação por aqui ... :rain::trovao:

EDIT1 (05:45) - Parece que a coisa acalmou um pouco por aqui no que à actividade eléctrica diz respeito o que é bom pois dá para colocar um bocado o pc ligado à corrente pois até agora não me sentia seguro para o fazer ... Trovoada como há algum tempo não se via por aqui ... Evento um pouco estranho pois a sensação é que o centro da festa era um pouco longe de onde estou mas deu para assustar com alguns trovões ameaçadores e com relâmpagos seguidos ... De onde estou não consigo perceber onde isto terá passado mais forte ...

EDIT2 (05:53) - Volta a chuva aqui a Angra com intensidade moderada a forte ... Até agora sempre que começou a chover as células vieram acompanhadas de raios mas esta por agora está a fugir à regra ...

EDIT3 (06:12) - Tudo calmo neste momento no que à trovoada e chuva diz respeito ... Tentar voltar a dormir que estes trovões tiraram-me o sono ... Uma boa noite ou bom dia a todos e a todas ...

Última edição:
Bom dia ! Manha quase sem nublosidade e muito sol !
8jJPLSw.jpg

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os avisos tambem ja foram alterados agora esta em vigor o aviso laranja para todo o arquipelago da Madeira !!
IihgiWs.jpg

LQtrjTe.jpg

Continuação de um bom fim de semana !

Última edição:
Boa tarde ! Fim do dia com alguma nublosidade mas sem chuva até agora !!
Os avisos foram atualizados para o arquipelago da Madeira principalmente para as Regiões Montanhosas !
Agora em vigor Aviso Vermelho !
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6TOmdv5.jpg

l6ItHPB.jpg

• Gosto
Reactions: StormRic
Boa tarde ! Fim do dia com alguma nublosidade mas sem chuva até agora !!
Os avisos foram atualizados para o arquipelago da Madeira principalmente para as Regiões Montanhosas !
Agora em vigor Aviso Vermelho !
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6TOmdv5.jpg

l6ItHPB.jpg

Vamos seguir isto com toda a atenção. Tudo a postos por aí?
Espero, sinceramente, que não se concretize. Não queremos prejuízos nem quaisquer acidentes.

A propósito, bonita foto :thumbsup: (é o teu posto de observação?)

• Gosto
Reactions: a410ree
É um bocado estranho mas se clicares na imagem a preto o video começa.

Edit: Se não der visitem o facebook da rtp madeira, foi onde vi a noticia.

Última edição: