Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2015

veremos se o Arome acerta...
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Aparentemente, visto pela imagem de satélite do IPMA, a circulação mais rápida ainda está ao largo do Faial... Veremos quando ela chegar se o vento volta a animar...
 
Tudo relativamente tranquilo, mas também houve alguma sorte, uma trajectória ligeiramente mais a sul e pelo menos no grupo ocidental já teria sentido outro tipo de vento.
Se a convecção/precipitação está noquadrante nordeste, o vento mais forte tem estado a sul do centro.
Nesta imagem do sensor ASCAT, numa passagem às 23:57z (não houve nenhuma mais recente) dá para ver que os ventos mais fortes devem ter passado a razar o grupo ocidental (na 2º imagem vê-se o grupo) dado que entretanto subiu um pouco de latitude, para os 42.5º quando passava a norte de Corvo/Flores.

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wtah!? Não há condições para o desenvolvimento de fenómenos de vento extremos! Pode ser é um vórtice formado pela orografia conjugada por algum cisalhamento local... Só pode... Mas não consigo perceber bem esse vídeo.
 

Nada bom...
Há cinco minutos atrás, o carro abanava bem. Parecia uma tromba d'água.


Isso é um 'tornado' na água (mar, lagos...). Chuva e vento forte não correspondem a isso.

Só agora consegui ver o vídeo (daí a resposta riscada). Só é tromba de água se tocar no solo. Nuvens em rotação (o vídeo não tem duração nem a qualidade suficiente para se determinar isso) podem acontecer sem que haja a formação de um funil (tromba ou tornado). Quando aquela célula de granizo passou por PDL tive o privilégio de ver algo semelhante. As nuvens estavam a surgir num movimento, aparentemente, giratório (após a passagem da célula). Mas nada aconteceu.
 
Parecia uma tromba d'água.

Não tem aspecto de uma tromba d'água. As formações nas bases de nuvens pesadas com movimentos ascensionais rápidos podem apresentar-se assim. Isto é filmado de dentro do carro em que direcção? Em que momento foi sentido o carro abanar, era frequente com o vento dominante ou só ocorreu à passagem desta nuvem por cima?
 
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