Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2015

Não houve precipitação muito intensa na Madeira. Máxima horária de 14,5mm na Ponta do Sol entre as 12:00 e as 13:00.
Os acumulados de 45 horas (desde as 19:00 de dia 14 até às 16:00 de hoje) são estes. Atingidos os 106,8 mm no Areeiro e 78,2 mm em Santo da Serra. Valores inferiores a 50 mm nas restantes estações.

cGOdQ2j.gif

Nas estações WU, acumulados de hoje (em cm):
suyEUc5.jpg

Acumulados do mês e diários:
TAh025V.gif

A variabilidade espacial da precipitação na Madeira é grande. O factor da orografia é muito importante.

Última edição:
Que monstruosidade de célula que afetou a Madeira!!

Em tamanho sim já em termos de chuva não despejou muito. Deve ter sido muito localizada (a chuva). Os ventos fracos em altitude (sobre a Madeira) permiram a célula desenvolver-se de uma forma mais 'homogénea' e visualmente mais impressionante. Sob outras circunstâncias a severidade teria sido superior.

9D1zXWl.gif

Não está disponível a imagem das 15h. Visualmente, os topos mais altos, que eu presumo que indicam a localização das correntes ascendentes mais fortes, ficaram no mar a sudeste/este:

tou1MiV.jpg

Fico com a sensação, na minha humilde e amadora opinião, que a chuva mais forte da célula não atingiu diretamente a ilha. Isso ou esteve presente outro fator que desconheço que teve uma grande influência na distribuição da chuva. Tinha expectativas mais gravosas relativamente a essa mancha nebulosa.

Última edição:
Visualmente, os topos mais altos, que eu presumo que indicam a localização das correntes ascendentes mais fortes, ficaram no mar a sudeste/este
a chuva mais forte da célula não atingiu diretamente a ilha

Partilho dessa opinião também. A própria variação sobre a ilha, com aumento de oeste para leste nos acumulados e intensidade sustentam essa descentragem do evento em relação à ilha. Foi por pouco e ainda bem.

Com o radar a funcionar teria sido muito mais interessante de seguir aquelas células a sueste.

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Não é bem uma célula... mas sim um núcleo com convecção profunda, ao estilo de uma tempestade tropical... Considera-se uma commacloud... este sistema tem muitas características tropicais... não no todo do sistema, mas sim na área nuclear... convecção muito profunda!!!
Ah ok! É que pela imagem de satélite parecia mesmo uma célula... :hehe:

Ah ok! É que pela imagem de satélite parecia mesmo uma célula... :hehe:
Na prática, é bem pior lol, é um ''comboio de células avassaladoras neste caso... Apesar de a analise de satélite demonstrar uma frente fria neste momento... não concordo muito na análise... mas...
SAFN-EU-ASII_-MAG1-LAST.GIF

Já agora, a respectiva legenda
ASIINWP_Legend.gif

WOW!!! Não sei em que é que o IPMA se baseou, mas acaba de colocar o grupo Ocidental em aviso AMARELO. Precipitação pontualmente forte!!! É uma frente fria, a qual para já não tem nenhum RDT e a altura dos Topos nem é muito significativa... com isto até vou consultar o Apocalítico arome a ver se ele está em sincronia com o IPMA. :P

WOW!!! Não sei em que é que o IPMA se baseou, mas acaba de colocar o grupo Ocidental em aviso AMARELO. Precipitação pontualmente forte!!! É uma frente fria, a qual para já não tem nenhum RDT e a altura dos Topos nem é muito significativa... com isto até vou consultar o Apocalítico arome a ver se ele está em sincronia com o IPMA. :P

Já começou a chuva no Grupo Ocidental. Nas últimas três horas:

4,9 mm Corvo
6,5 mm Flores

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa