Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2017

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Querem ver que com isto a neve vai fazer uma aparição simbólica na montanha do Pico no domingo! Lol não fosse a água estar tão quente ainda acreditava.
7f22332acb9c8fc136223da946afd59f.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Por aqui já se começa a notar a proximidade de frente com alguma instabilidade pré-frontal a surgir.
Alguns cúmulos congestus já pairam por cima da minha zona.

6284583d000074f7ab1a9c23ec7793ea.jpg

037d55cf7666535f2fa845acc0553fbd.png



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
klwvrBH.png


pxgUupA.gif


(estimativa do acumulado horário)

Vai ser um festival de avisos laranja e vermelho. É possível que haja vermelho para chuva no GC.

Infelizmente as estações da rede regional em Sta. Maria não disponibilizam as rajadas.

O rápido deslocamento da tempestade e a interação com a frente não só farão com que o campo de ventos fique ainda mais desequilibrado como é bastante provável que o olho chegue às ilhas desprovido de alguma nebulosidade.

Também não seria chocante se na próxima atualização a Ophelia fosse promovida para cat. 2 fraco. Está à distância de um arredondamento (já que oficialmente só faltam 3 nós ou 5.5 kph).
 
O GFS e o ECM mostram basicamente a mesma coisa: uma depressão em altitude nas redondezas da Madeira.

ECM1-120_zqs9.GIF


O GFS sugere que o pior da chuva deverá ser orográfica. Daqui a 4/5 dias poderão haver condições mais favoráveis à ocorrência de trovoadas, potencialmente moderadas a fortes. Mas são tudo especulações por agora.

Relativamente a hoje, o GFS prevê um CAPE moderado e uma elevada saturação da atmosfera alta (que está a gerar nebulosidade). Contudo, há demasiado ar seco na baixa atmosfera para que ocorra precipitação significativa.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Neste momento na Madeira estamos com um ligeira brisa de leste que nos trás ar quente, seco e poeirento de África, que domina nas cotas baixas. Nas imagens de satélite é visível a movimentação contrária do ar húmido do Atlântico. A tendência é que haja aumento nos próximos dias deste choque de massas de ar, ou seja, muita instabilidade.
 
Aqui pela Horta temos um vento de 20 a 30km/h, o céu de momento apresenta boas abertas, mas a algumas dezenas de Km a SW já se apresentam algumas células e que estão em aproximação e poderão deixar a primeira cota de água, ou não...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
A imagens da Ophelia deixaram de ser cobertas pelos satélites GOES. E como a NOAA só disponibiliza publicamente as imagens do MSG com um intervalo de 3 horas, o floater é, basicamente, inútil.

A intrusão de ar seco em altitude já está afetando o desenvolvimento vertical do furacão. Isto deverá continuar.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
(como faltam menos de 24 horas para a passagem do furacão pelos Açores, sendo este o único território diretamente afetado, vou seguir a tradição de outros anos do fórum e apenas publicar aqui as análises relevantes).

Pela nebulosidade o ciclone está a perder simetria:

ufILJww.png


E isto leva-me a este ponto -> Nesta imagem das 17:48h UTC a convecção intensa está, como tem sido previsto, no flanco este. O flanco noroeste do olho tem uma convecção muito fraca.

MIYi3Yt.jpg


17:46h UTC. Mesmo nos níveis baixos a parede do olho não é inteiramente consistente.

qeWVfn9.jpg


Como se trabalha com o que se tem e não há radar, ao menos há, periodicamente, as análises microondas do furacão. De vez em quando, porque depende do satélite, também serão relevantes para se analisar a instabilidade frontal nas ilhas.
 
Última edição: