Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Acabei de ter a informação porque tinha um amigo lá dentro que o avião de Lisboa veio só cá ver as vistas e voltou para Lisboa tal a ventania que por aqui ainda anda ...

A chuva nas últimas horas amainou mas o vento esse continua constante ...

E como alguns colegas já referiram até já houve furacões menos intensos que isto por aqui a passar ...

Boa noite pessoal, por aqui uma autêntica tempestade tropical!
Sigo com vento sustentado de 70km/h desde a 1 da manhã. Fui acordado pelo alarme da estação com a informação que as rajadas acabaram de ultrapassar os 100! Nomeadamente os 101.2km/h.

Vendaval épico!

710373b8e05cb0cd23b5d8225013b04e.png

'Sting Jet' muito próximo do Grupo Central:

7j52K3N.png

dFMEiyB.png

Concordo!
Explica muito bem a ausência de nuvens quando fui à rua às 2 da manhã tirar a mesa da varanda! Estava tudo completamente limpo e uma ventania de NW brutal.

Agora quando saí de casa, notam-se muitos caixotes do lixo ausentes ou virados e pequenos estragos, como cumes de telhados virados e, parecem-me, alguns fios de telecomunicações rebentados.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Concordo!
Explica muito bem a ausência de nuvens quando fui à rua às 2 da manhã tirar a mesa da varanda! Estava tudo completamente limpo e uma ventania de NW brutal.

Agora quando saí de casa, notam-se muitos caixotes do lixo ausentes ou virados e pequenos estragos, como cumes de telhados virados e, parecem-me, alguns fios de telecomunicações rebentados.

Olha, as minhas cadeiras e mesa do quintal não tiveram a mesma sorte pois voaram.

Boa tarde!

Depois de uma noite e manhã marcadas por vento forte com rajadas fortes, eis que o vento amainou.

Acumulados horários significativos nas últimas 24 horas:
31,6 mm
na Estação do Cabeço do Teicho (Pico) às 16h AZOST
23,3 mm na Estação do Pico do Areeiro (São Jorge) às 16h AZOST
22,5 mm na Estação do Cabeço do Teicho (Pico) às 17h AZOST
12,0 mm na Estação da Ribeira das Nove (Terceira) às 17h AZOST
11,5 mm na Estação do Pico do Areeiro (São Jorge) às 17h AZOST
10,6 mm na Estação do Aeródromo da Graciosa às 16h AZOST

Acumulados em 6h significativos nas últimas 24 horas:
75,9 mm
na Estação do Cabeço do Teicho (Pico) das 14h às 19h AZOST
53,8 mm na Estação do Pico do Areeiro (São Jorge) das 14h às 19h AZOST

Em relação ao dia de ontem (15/10), os acumulados registados foram os seguintes:

f5ePfvO.png

Em termos de rajada máxima de vento:

ZARVDJ5.png

'Sting Jet' muito próximo do Grupo Central:

7j52K3N.png

dFMEiyB.png

De qualquer das formas, vou mandar este registo para o “observar” do IPMA a ver se analisam por radar, apesar de ser evidente pelo satélite!

Boa noite pessoal, por aqui uma autêntica tempestade tropical!
Sigo com vento sustentado de 70km/h desde a 1 da manhã. Fui acordado pelo alarme da estação com a informação que as rajadas acabaram de ultrapassar os 100! Nomeadamente os 101.2km/h.

Vendaval épico!

710373b8e05cb0cd23b5d8225013b04e.png
Pela zona oeste da ilha Terceira (Sta Bárbara), a estação registou entre a meia noite e uma da manhã ventos sustentados, de 61kmh. de WSW, na minha opinião este valor não foi superior devido a uma escola que, apesar de distar uns 10m da estação bloqueia ligiramente o vento deste quadrante.

Tarde pode ser crítica no cobate aos incêndios na Madeira. Várias estações a Oeste e Norte acima dos 32 graus, humidades baixissimas, depressão para já só traz aumento da intensidade do vento.

Estive na zona do Santo da Serra na parte da manhã e lá estava vento forte. Por outro lado no Funchal não parece estar vento.

Registo de temperaturas máximas nos últimos dias na Madeira:

6 Outubro33.2 ºC Santana e Ponta do Sol
7 Outubro33.2 º C Santana
8 Outubro34.4 ºC Ponta do Sol
9 Outubro36.4 º C São Vicente
10 Outubro34.2 ºC Ponta do Sol
11 Outubro32.5 ºC Santana
12 Outubro34.3 ºC São Vicente
13 Outubro31.7 ºC Porto Moniz
14 Outubro33.1 ºC São Jorge
15 Outubro29.5 ºC Quinta Grande