alex vieria
Nimbostratus
Imagem actual pelas 14:05 onde moro, é a vista de WNW, existem nuvens pouco densas de momento, alternando com sol...
Boa tarde,
Uns modelos colocam mais precipitação de que outros...o Hirlam não coloca apenas até final do dia de sabado enquanto que outros modelos colocam tb no domingo...
No entanto penso que como os solos estão secos não haverá grandes probelams com as ribeiras ( até que occora muita precipitação).
É a mesma ribeira a trasbordar 10 minutos antes da foto anterior, foi tirada mesmo na minha varanda, volto ao seu leito mesmo em frente do prédio...
Nesta nova run, foi retirado pelo GFS grande parte da precipitação....um dado curioso é que nos proximos dias entre dia 2/10-6-10) os valores Cape e Li esão elevadissimos.
Eu prefiro aguardar pelo run das 18h, que ainda não saiu, penso que é mais fiável... e das 00h vai dissipar dúvidas em quando precipitação, existem discrepâncias em termos de precipitação, não te esqueças se estas bandas de nuvens entrar pelo SW, cria precipitações orográficas e potencializa ainda mais o efeito, a nuvem bate na cordilheira do maciço central, provoca vibrações que estimulam as nuvens libertar a sua carga de água... por isso é muito difícil prever a quantidade de precipitações devido as especificidades da nossa ilha enquanto orografia... Por isso IM toma em conta o efeito orográfico para as previsões da região. A Madeira é uma caixinha de surpresas em termos metereológicos...
Já agora podes informar-me a que horas saem as runs?