Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015

Fogo.. aqui nos meus lados muito abaixo desse valor e vivo na mesma ilha.
É a forte componente orográfica daquela zona da ilha que sempre deixa muito a desejar.
É incrível mesmo!! Aqui no continente é a mesma coisa! Tanto pode chover calhaus em Lisboa que aqui, nas redondezas, não cai nem uma gota.
 
Última actualização dos acumulados em S.Miguel:

AFQAz0V.gif


0k9H6FG.gif
 
Freguesias de água retorta e Faial da terra estão completamente isoladas.
Pedreira na zona do Cinzeiro houve o transborde de ribeira, inundaçao de habitações e arrastamento de carros. A estrada regional na zona esta com bastantes troncos.
Vila zona da Rua de Baixo Ribeira dos Palmares prestes a transbordar. Courelas de cima casa inundadas.
Amanhã já deverá haver fotos e videos disponiveis.
Continuo com chuva mas de momento mais fraca.
Boa noite a todos!
 
Os caudais das ribeiras estão agora todos em descida.

Não há acumulados de mais estações na ilha de S.Miguel que se aproximem da metade sequer dos valores registados nas últimas duas horas em Nordeste. E são outras estações até melhor posicionadas.

140,4 mm em duas horas parece-me algo excessivo.
 
Última edição:
Começo a ter sérias dúvidas sobre estes valores de Nordeste ou então é uma catástrofe:

eGvFZYk.jpg


76,8 mm em apenas uma hora!? Que valor exorbitante!

Será que o pluviómetro está a funcionar bem? É que estes valores são demasiado elevados... 140,4 mm em apenas duas horas (da 00h00 às 02h00). Até custa a crer. Se estes valores forem reais, fico impressionado com a quantidade de água que está a ser debitada no Nordeste num intervalo de tempo tão curto...
 
O acumulado na última hora em Nordeste é um valor já normal, 6,9mm, de acordo com as outras estações. O que me faz ficar mais apreensivo sobre o que se poderá ter passado com 140 mm em duas horas. Preferia que a estação continuasse a debitar valores excessivos pois aí saberia que estava a funcionar mal, como é evidente pelo comportamento de todas as observações próximas, das ribeiras e até pela observação das imagens de satélite. Mas assim... :hmm:
 
Força aí pessoal. Este tipo de eventos para as ilhas, no oceano onde há menos imput de informação dos modelos, são tiros no escuro. Tanto pode haver uma catástrofe como passar ao lado, sobre o mar.